Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Agradecimento de Álvaro Almeida


Prezado Dimas Oliveira! 

Primeiramente, muito obrigado por suas gentis palavras antecedendo minha alocução no encontro do Rotary Clube de Feira de Santana. Foi uma apresentação que muito me lisonjeou e fez recordar fatos e datas nunca esquecidos, ainda que adormecidos no baú da memória.

Que bom reviver lembranças dos tempos de muita criatividade, mas de tristeza pelos fatos que a conjuntura política da época obrigou-nos a vivenciar. Como se não bastasse ter de suportar o pesado ônus da indiferença do meio social, os agentes da cultura frequentemente são submetidos à violência das mentes obscurantistas, que governam visando manter o status quo. O desenvolvimento de Feira bem demonstra como a cidade perdeu insignes talentos e muito se atrasou culturalmente ao longo de décadas. Lembremo-nos de Fernando Ramos, Olney São Paulo, Eurico Boaventura, Raimundo de Oliveira e tantos outros que partiram em busca de realização profissional, pois em sua própria terra nunca tiveram seu talento reconhecido.

Sua menção à longa duração da montagem da peça "Os Justos" provocou-me risos. De fato, 11 meses foi um tempo demasiado longo para levar ao palco uma peça teatral que um elenco profissional faria em três meses. Mas houve razão para tal, pois a montagem começou com um racha no grupo Scafs, daí resultando, o Meta-Scafs; seguiram-se desistência de atores, compromissos meus em Salvador, indisponibilidade de um local para apresentação etc. O projeto em si era um grande desafio, ninguém até então havia montado este texto na Bahia, a temática abordava a delicada questão da justiça na Rússia revolucionária. Acresce ainda que Camus escreveu um texto muito literário e especialmente difícil para atores amadores. Mas valeu como aprendizado teórico para o elenco, ainda que não tenha alcançado a plateia desejada.

Bem, resta-me agradecer pelos livros que me presenteou e enviarei por Antonier Rios uma obra de Goethe, que espero seja do seu agrado. Continue o meritório trabalho de comunicador e memorialista, pois você já pertence à história cultural de Feira! Saudações goetheanas e um forte abraço! 

Álvaro Almeida 

Presidente da Associação Goethe da Bahia

Nenhum comentário: