Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Hospital Mater Dei treina colaboradores em moderno Centro de Simulação Realística

Ambiente conta com estrutura de alta complexidade para recriar a rotina de fluxos de atendimentos do novo hospital, que abre as portas no dia 2 de maio




O treinamento prático de habilidades técnicas é essencial para garantir o aperfeiçoamento, segurança e qualidade das práticas profissionais na área de assistência à saúde. Para aprimorar os protocolos em atendimento dos seus colaboradores, o Hospital Mater Dei Salvador conta com um moderno Centro de Simulação Realística (CSR), ambiente que recria a rotina de fluxos de atendimentos de um hospital em uma estrutura de alta complexidade. O CSR integra o Centro de Treinamento do Hospital Mater Dei Salvador e tem o objetivo de treinar os colaboradores de diversas áreas do hospital em situações que reproduzem práticas reais da rotina hospitalar.

O CSR possui uma sala de simulação equipada e fechada com saída de som e paredes espelhadas, onde os profissionais realizam o treinamento em manequins robôs que reproduzem um corpo humano. O local conta com dois manequins adultos, um pediátrico e um neonatal, que possuem monitores acoplados, a fim de simular os sinais vitais de um paciente real, como temperatura, batimentos cardíacos e saturação.

Os manequins são configurados para simular diversas situações de assistência, para que os profissionais que estão sendo treinados executem as manobras corretas, proporcionando, assim, uma experiência próxima de um atendimento real, permitindo a prática e a resolução de dúvidas de forma eficiente e segura.

O CSR também possui uma cabine de comando, onde um instrutor conduz a simulação do profissional que está sendo treinado, e uma sala de ensino. A parede espelhada possibilita a observação de quem está do lado de fora, sem que a equipe em treinamento consiga observar ou ouvir o ambiente externo, permitindo maior concentração, sem interferências.

"O Centro de Simulação Realística é um ambiente onde o colaborador tem a oportunidade de desenvolver a técnica, a habilidade e a comunicação com os outros colegas. O objetivo não é ver quem é o melhor funcionário ou se ele sabe tudo. É um ambiente para construirmos o conhecimento juntos. O colaborador pode trazer um pensamento crítico de todo o processo, tendo a possibilidade de melhoria contínua. No final, a equipe consegue ter uma discussão bem rica de todos os processos, observando o que foi positivo e o que pode melhorar", afirma o presidente da Rede Mater Dei, Henrique Salvador.

Ele destaca que durante todo o processo de treinamento, o colaborador aprende os protocolos específicos de atendimento da Rede Mater Dei de Saúde, que tem como referência o atendimento humanizado e diferenciado. "A assistência em saúde é padrão, mas, no nosso treinamento, os colaboradores entendem o jeito Mater Dei de ser e de atender. Somos uma empresa formadora de profissionais, tanto que criamos em 2012 o Centro de Formação Institucional (CFI). Nele, os técnicos de enfermagem são treinados nas rotinas diárias da assistência. E, periodicamente, todos os colaboradores passam por capacitação técnica e em atendimento humanizado e diferenciado que a Rede Mater Dei preza e que estamos levando para Salvador", ressalta.

Além do treinamento da assistência em saúde, o Centro de Simulação Realística também é utilizado com o objetivo de testar os fluxos de atendimento do paciente dentro da nova unidade hospitalar, desde a sua entrada no pronto-socorro até o atendimento. O objetivo é observar se a recepção está sendo feita no tempo adequado e com protocolo de triagem correta, de acordo com o padrão de atendimento da Rede Mater Dei, garantindo, dessa forma, agilidade no atendimento e melhor experiência para pacientes e familiares.

Centro de Treinamento

O Centro de Simulação Realística integra o Centro de Treinamento do Hospital Mater Dei Salvador, inaugurado em setembro de 2021. O local possui dois auditórios com capacidade de 50 pessoas cada, onde são ministradas as aulas teóricas e de onde é possível também assistir o treinamento do CSR.

O Centro de Treinamento conta ainda com  um simulador de cabeça - para a prática de intubação, de pelve - para treinamento de sonda vesical, e seis simuladores de braço - para treinamento de punção venosa. O local contém também equipamentos que fazem parte da rotina do hospital, como bomba de infusão, eletrocardiograma e desfibrilador, além de salas com cerca de 30 computadores para que os colaboradores aprendam  como utilizar os sistemas do hospital.

Os primeiros usuários do Centro de Treinamento foram os estagiários e enfermeiros que participam do programa de parceria do Hospital Mater Dei Salvador com o  Hospital Santo Antônio das Obras Sociais Irmã Dulce e no Hospital Municipal. Até o mês de fevereiro, cerca de 250 colaboradores já passaram por treinamentos teóricos e práticos no Centro de Treinamento, que funciona provisoriamente no 3º andar do hospital, mas futuramente será uma estrutura permanente para treinamentos de novos colaboradores e estagiários.

(Com informações de Tatiane Freitas, da Viva Comunicação Interativa)

Nenhum comentário: