Cerca de 180 estudantes de escolas particulares e públicas da Bahia participam neste domingo, 15, da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). No total, 50 equipes participam do evento, que é realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) desde 2015. A competição acontece em ambiente virtual, pela plataforma cBotics.
O evento vai reunir competidores com idades entre oito e 19 anos que terão como desafio programar robôs para realizar, de forma autônoma, o resgate de vítimas de um desastre. As equipes são divididas em duas categorias: na N1 competem alunos do ensino fundamental, do 6º ao 8º ano. Já na N2, a disputa acontece entre alunos do 9º ano do ensino médio ao ensino técnico.
Participam da etapa baiana da OBR 2021 equipes de oito cidades de diversas regiões do Estado. Durante a competição, os estudantes terão desafios práticos e teóricos.
As equipes classificadas vão representar a Bahia na etapa nacional da Olimpíada, que também será realizada em ambiente virtual, no período de 11 a 15 de outubro.
Além de incentivar e divulgar a robótica no Brasil, a OBR tem como objetivos estimular os jovens a ingressarem em carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
LIVE
A abertura da etapa baiana da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) será transmitida ao vivo em uma live no YouTube da Escola Sesi Bahia (youtube.com/escolasesiba), com a participação da gerente executiva de Educação e Cultura do Sesi Bahia, Clessia Lobo, e da coordenadora Nacional da Modalidade Prática da OBR, Daniela Ortiz.
A live será mediada pelo coordenador da etapa baiana da OBR, Fernando Didier, e vai contar com a participação técnicos e competidores de equipes de Salvador e do interior.
Também participam da abertura do evento os integrantes da equipe Darkmode, campeã baiana em 2020 na categoria N2. A equipe é formada por estudantes da Escola Sesi Anísio Teixeira, de Vitória da Conquista.
ROBÓTICA EDUCACIONAL
Neste ano, o Sesi Bahia completa 15 anos desenvolvendo a robótica como metodologia educacional. Um dos grandes diferenciais na aprendizagem atual, a robótica permite que os estudantes desenvolvam tanto habilidades relacionadas ao currículo, quanto habilidades socioemocionais.
"A robótica educacional pode transitar em diferentes áreas de conhecimento. É uma metodologia que motiva o estudante a aprender de forma significativa, aliando teoria e prática", ressalta a gerente de Educação e Cultura do Sesi, Cléssia Lobo.
(Com informações da Gerência de Comunicação Institucional do Sistema Fieb)
Nenhum comentário:
Postar um comentário