"Duelo dos Homens
Sem Lei" (Duello nel Texas), produção ítalo-espanhola, de Ricardo Blasco, 1963,
com Richard Harrison, Giacomo Rossi Stuart e Mikaela, foi o primeiro western
spaghetti exibido em Feira de Santana, no Cine Madrid, em dezembro de 1965.
Destaque no filme é a trilha sonora assinada por Dan Savio, pseudônimo usado
por Ennio Morricone.
Depois, apareceu a
produção alemã-austríaca "A Última Cavalgada" (Der Letzte Ritt Nach Santa Cruz),
de Rolf Olsen, 1964, com Edmundo Purdom, Mario Adorf, Marianne Koch e Klaus
Kinski. Também exibido no Cine Madrid, em 1966.
O terceiro filme
do gênero, ainda no Madrid, ano de 1966, foi o de maior sucesso de público, "O
Dólar Furado" (Um Dollaro Bucato), produção ítalo-francesa, de Giorgio Ferroni (com o nome americanizado de Kelvin Jackson Padget),
com Giuliano Gemma (com o nome de Montgomery Woos), Ida Galli (com o nome de Evelyn Stewart) e Pierre
Cressoy (com o nome de Peter Cross).
Na sequência, a produção italiana "O Pistoleiro de Sacramento" (Uno Straniero a Sacramento), de Sergio Bergonzelli, 1965, com Mickey Hargitay.
O Mão de Ferro" (Old Surehand), produção alemã-iugolslava, de Alfred Vohrer, 1965, baseado nas histórias de Karl May, com Stewart Granger, Pierre Brice, Leticia Roman e Mario Girotti, que depois usou o pseudônimo americanizado de Terence Hill.
"Minha Lei É o Gatilho" (El Sabor de la Venganza), filme ítalo-espanhol de Joaquin L. Romero Marchent, 1964, com Richard Harrison, Gloria Milland, Robert Hundar e Fernando Sancho.
Giuliano Gemma aparece em "Adeus, Gringo" (Adiós, Gringo), produção franco-italiana-alemã de Giorgio Stegani, 1965, com Evelyn Stewart.
"Meu Lugar É no Inferno" (Ballata per un Pistolero), produção ítalo-alemã-iugoslava de Alfio Caltabiano, 1967, com Anthony Ghidra e Angelo Infante.
"Um Dólar Entre os Dentes" (Un Dollaro Tra i Denti), filme italiano de Luigi Vanzi, 1967, com Tony Anthony, Frank Wolff, Jolanda Modio e Gia Sandri.
"Gringo" (Quien Sabe?), produção ítalo-espanhola de Damiano Damiani, 1967, foi um dos melhores filmes do gênero. Com Gian Maria Volonté, Klaus Kinski, Martine Beswick e Lou Castel.
Na sequência, a produção italiana "O Pistoleiro de Sacramento" (Uno Straniero a Sacramento), de Sergio Bergonzelli, 1965, com Mickey Hargitay.
Outros filmes:
O Mão de Ferro" (Old Surehand), produção alemã-iugolslava, de Alfred Vohrer, 1965, baseado nas histórias de Karl May, com Stewart Granger, Pierre Brice, Leticia Roman e Mario Girotti, que depois usou o pseudônimo americanizado de Terence Hill.
"Minha Lei É o Gatilho" (El Sabor de la Venganza), filme ítalo-espanhol de Joaquin L. Romero Marchent, 1964, com Richard Harrison, Gloria Milland, Robert Hundar e Fernando Sancho.
Giuliano Gemma aparece em "Adeus, Gringo" (Adiós, Gringo), produção franco-italiana-alemã de Giorgio Stegani, 1965, com Evelyn Stewart.
"Meu Lugar É no Inferno" (Ballata per un Pistolero), produção ítalo-alemã-iugoslava de Alfio Caltabiano, 1967, com Anthony Ghidra e Angelo Infante.
"Um Dólar Entre os Dentes" (Un Dollaro Tra i Denti), filme italiano de Luigi Vanzi, 1967, com Tony Anthony, Frank Wolff, Jolanda Modio e Gia Sandri.
"Gringo" (Quien Sabe?), produção ítalo-espanhola de Damiano Damiani, 1967, foi um dos melhores filmes do gênero. Com Gian Maria Volonté, Klaus Kinski, Martine Beswick e Lou Castel.
Imagens; IMDb
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