Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Lembrando o escritor feirense Ciro de Carvalho Leite

1. Ciro de Carvalho Leite com a atriz Lucy Carvalho no lançamento de "Grito da Terra", em noite de gala, no Cine Santanópolis, em 1964
2, 3 e 4. Capas de "Cacimba", "Grito da Terra" e "Mulheres de Vida Fácil"
Fotos: Reproduções

O escritor feirense Ciro de Carvalho Leite, falecido há nove anos, em janeiro de 2011, aos 96 anos, nasceu no distrito de Bonfim de Feira. Ele morava em Brasília.
Foi autor de livros como a trilogia "Caatinga", iniciada em 1963, que inclui "Mulheres de Vida Fácil" - "onde mostra o que seja a vida de certas mulheres, tão injustamente chamadas de Vida fácil" -, "Grito da Terra" e "Flagelados do Nordeste" - "em cujas páginas, o autor vive as lutas dos nordestinos no ambiente agreste das caatingas".   
"Grito da Terra" virou filme, produzido por ele e com direção de Olney São Paulo, em 1964. Também lançou os livros "Cacimba", pela Editora Tempo Brasileiro, em 1967; e "Virgens de Barro", pela Editora Arte Nova, em 1977.
Seus livros são difíceis de encontrar, mas pesquisando em sebos do Rio de Janeiro e São Paulo - como Estante Virtual - é possível adquirir.
"Mulheres de Vida Fácil" foi editado em 1963 pela Imprensa Oficial da Bahia.
"Grito da Terra" foi editado pela Editora Lux Ltda., do Rio de Janeiro, em 1964. Volumes desse livro foram destinados  para bibliotecas filiadas ao Instituto Nacional do Livro.     
Ciro de Carvalho Leite também produziu outro filme de Olney, "Manhã Cinzenta", em 1969.                                                                                             

Nenhum comentário: