domingo, 31 de março de 2019
Feito do Bahia de Feira
"Brasil se alia à única democracia do Oriente Médio"
Anão
diplomático
Fachada do Cine Theatro Íris em 1946 ano de sua inauguração
Nome de rua com data na história
O Dia na História; Há 196 anos
sábado, 30 de março de 2019
"Terceiro turno"
O Dia na História: Há 114 anos
sexta-feira, 29 de março de 2019
Vitória da Conquista ganha novo aeroporto e voos diários para São Paulo
A inauguração do novo aeroporto de
Vitória da Conquista e a implantação de voos diretos para São Paulo são algumas
das metas traçadas para 2019 pela gestão do prefeito Herzem Gusmão (MDB).
Ele não revelou a data de inauguração
do Aeroporto Glauber Rocha, mas o prefeito garante que toda a obra já foi
concluída, faltando apenas retoques finais em uma rotatória.
A partir do dia 8 de
agosto, a Gol Linhas Aéreas passará a operar no novo Aeroporto Glauber Rocha,
com voos diários para São Paulo (Guarulhos), utilizando aeronaves Boeing
773-700, cuja capacidade é de 138 passageiros.
Atualmente, a rota Vitória da Conquista/São Paulo é feita pela Gol, em parceria com a Passaredo, em aeronaves com capacidade para até 70 passageiros.
A construção do novo aeroporto deve
ampliar para 500 mil a movimentação de passageiros ao ano. A obra é de
responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). No total, estão sendo investidos R$ 124
milhões na construção do Aeroporto Glauber Rocha.
Morre cineasta Agnès Varda
O Dia na História: Há 114 anos
Fonte: Crônica Feirense, de Arnold Silva, no livro "Memórias: Arnold Ferreira da Silva", de Carlos Mello e Carlos Brito, editado pelo Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino
Balaio Político
Favorito
Marcha Mundial de Conscientização da Endometriose
"Relator da reforma é um seguro contra traições"
quinta-feira, 28 de março de 2019
Exposição "Universo Feminino - Singular e Plural" encerra visitações neste domingo
A exposição está também na web, tanto no site do evento, quanto na página do Facebook.
Link: https://singulareplural.wixsite.com/2019
Peixeiras contra sabres de luz
No fim de semana de estreia, entre 21 e 24, nos cinemas do Ceará, o filme suplantou o blockbuster "Capitã Marvel", sendo visto por mais de 31 mil cearenses.
O filme não deixa de ser um resgate histórico sobre o fim dos cinemas de interior. Como se sabe, o cinema foi grande influenciador na cultura popular do Nordeste.
Na trama, bem exagerada e que faz rir, Francisgleydisson (Edmilson Filho, Foto) é um homem apaixonado pela sétima arte, que com a chegada do videocassete, nos anos 80, se vê na iminência de fechar o seu Cine Holliúdy. Para salvar a situação, ele decide produzir um filme de ficção científica, com alienígenas - usando, como atores, os habitantes populares mais feios da cidade, personagens caricatos, exagerados -, onde Lampião e seus cangaceiros enfrentam os seres extra-terrestres. Peixeiras contra sabres de luz.
O universo do autor é expandido na trama com a corrupção da política e da religião, com piadas e trocadilhos bem chulos.
No elenco, o cantor Falcão continua como o cego Isaías. Conta ainda com Miriam Freeland como a esposa Maria das Graças, Samantha Schmütz como uma cafetina (Justina Ambrósio) casada com o corrupto prefeito Olegário (Roberto Bomtempo), que é candidata à sucessão dele, Milhem Cortaz como Zé Coveiro, o Lampião no filme rodado, Chico Diaz como Véi Góis, Ariclenes Barroso, o filho Francin, Gorete Milagres como a sogra, mais participações especiais de Sérgio Malheiros e Sophia Abraão.
No triste cenário do cinema brasileiro atual, recheado de comédias idiotas, os filmes de Halder Gomes são um alento.
Filmes em Exibição no Orient Cineplace Boulevard
Semana até quarta-feira, 28 de março a 3 de abril de
2019
CONTINUAÇÕES
CAPITÃ MARVEL (Captain Marvel), de Ann Boden e Ryan Fleck, 2019. Com Brie Larson, Samuel L. Jackson, Ben Mendelsohn, Jude Law, Annette Bening e Djimou Hounsou. Ação, aventura e ficção científica. Carol Danvers se torna uma das heroínas mais poderosas do universo, a Capitã Marvel, quando a Terra é capturada no meio de uma guerra galáctica entre duas raças alienígenas. Quarta semana. Cópia dublada. Não recomendado para menores de 12 anos. Duração: 128 minutos. Horários: 14h50, 17h30 e 20h10, na Sala 1 (240 lugares); e 17h30 e 20h10, somente na quinta-feira, 28, na Sala 2.
O PARQUE DOS SONHOS (Wonder Park), de David Feiss, 2019. Animação. A jovem sonhadora June encontra escondido na floresta um parque de diversões chamado Wonderland, que é cheio de animais que falam, mas ela logo descobre que o parque veio de sua imaginação. Terceira semana. Cópia dublada. Classificação: Livre. Duração: 85 minutos. Horário: 13 horas. Sala 1.
CINE HOLLIÚDY 2: A CHIBATA SIDERAL, de Halder Gomes, 2019. Com Edmilson Filho, Samantha Schmutz, Falcão, Milhem Cortaz. Comédia. Com a chegada do videocassete, Francisgleydisson se vê obrigado a fechar o seu querido Cine Holliúdy, o que compromete o pagamento da faculdade de seu filho, agora com 18 anos. Para salvar a situação, ele decide produzir um filme de alienígenas usando, como atores, os habitantes da cidade. Segunda semana. Não recomendado para menores de 12 anos. Duração: 101 minutos. Horários: 15h10, 17h20 e 19h30. Sala 2.
CHORAR DE RIR, de Toniko Melo, 2019. Com Leandro Hassum, Monique Alfradique e Otávio Muller. Comédia. Nilo Perequê, estrela do programa "Chorar de Rir", após ganhar o prêmio de melhor comediante, decide mudar radicalmente sua carreira para dedicar-se ao drama. Mas o que parecia ser fácil, transforma-se em uma grande aventura. Segunda semana. Não recomendado para menores de 12 anos. Duração: 103 minutos. Horários: 13 horas e 21h40. Sala 2.
A CINCO PASSOS DE VOCÊ (Five Feet Apart), Justin Baldoni, 2019. Com Cole Sprouse, Haley Lu Richardson e Claire Forlan. Drama. Stella tem quase dezessete anos e, depois de viver a maior parte de sua vida no hospital, encontra Will, também um paciente com fibrose cística. Embora surja uma paixão instantânea entre os dois, suas condições de saúde impedem que eles cheguem muito perto um do outro, e Stella tenta ajudar Will, que se rebela contra seus tratamentos médicos. Segunda semana. Cópia dublada. Não recomendado para menores de 12 anos. Duração: 117 minutos. Horários: 13h40 e 18h30. Sala 3 (165 lugares).
NÓS (Us), de Jordan Peele, 2019. Com Lupita Nyong'o, Winston Duke e Elisabeth Moss. Terror. Adelaide retorna à casa de verão de sua infância com seu marido Gabe e seus dois filhos para descansar. Assombrada por um trauma inexplicável e não resolvido e agravada por uma série de coincidências estranhas, ela vê sua paranoia se elevar quando sente que algo ruim vai acontecer com sua família. Quando a escuridão cai, os Wilsons descobrem a silhueta de quatro figuras iguais a eles de mãos dadas. Segunda semana. Não recomendado para menores de 16 anos. Duração: 118 minutos. Horários: 16 e 21 horas. Sala 3.
ENDEREÇO E TELEFONE
Orient Cineplace Boulevard - Multiplex do Boulevard Shopping, telefax 3225-3185 e telefone 3610-1515, para informações sobre programas e horários.(Com informações do Departamento de Marketing de Orient Cinemas)
O Dia na História: Há 118 anos
"O papel revolucionário da baixaria"
Por
Percival Puggina
Agora, já em sua terceira geração, as deformações "genéticas" dessa teoria se expressam com maior evidência. Em crescente proporção, o pensar e o agir revolucionário estão sendo tomados por uma espécie de proletariado do intelecto. Sua indigência intelectual opera muito aquém das necessidades mínimas inerentes a essa ação humana.
Frequentemente, por exemplo, a corroborar tais afirmações, me chegam imagens colhidas em universidades públicas. Por vezes, mostram paredes de sala de aula e ambientes acadêmicos ostentando pichações, pinturas e mensagens que lembrariam porta de banheiro de estação rodoviária não fosse aquele odor substituído por uma catinga revolucionária. Outra vezes, são performances, título sob o qual são reivindicados inviolabilidade e reconhecimento devidos a quem estivesse promovendo uma flamejante alvorada renascentista.
O que relato sem exibir, por resistência estética, é clara comprovação de uma descoberta destes tempos culturalmente bicudos: em parcela do ambiente universitário brasileiro desenvolveu-se a teoria do papel revolucionário da baixaria. Revolução é palavra quase sempre presente nessas manifestações e na respectiva - digamos assim - produção cultural. Fica inequívoco nas mensagens e no grafismo que as acompanha, o intuito de virar o mundo de cabeça para baixo. Um mundo onde o homem, especialmente o infeliz agraciado com o rótulo "homem burguês", será o grande derrotado. Daí a sexualidade "instrumental" e a sexualidade por outros meios, que cativa, por exemplo, o numeroso público nacional da peça 'Macaquinhos', cujos atores aguardam, de quatro, a revolução começar.
Havia por aqui uma filósofa e política que avançou bastante nesse suposto progressismo. Quando seu conceito mais famoso viralizou na Internet, seu partido arrepiou (ela era candidata ao governo do Rio de Janeiro). Ou negava ou bancava. O partido preferiu afirmar que as frases destacadas haviam sido tomadas "fora de contexto".
Se eu fosse revolucionário, preferiria Trotsky. Preferiria Fidel. Preferiria até Lênin, desde que lhe servissem uma boa dose de Red Bull. Acho desrespeitoso que ideias sejam combatidas em linguagem de drogados, com argumentos de quem faz política porque não resolveu sua sexualidade. E o que é pior, como se seus problemas fossem um kantiano imperativo categórico universal.
Percival Puggina, membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de "Crônicas Contra o Totalitarismo"; "Cuba, a Tragédia da Utopia"; "Pombas e Gaviões"; "A Tomada do Brasil". Integrante do grupo Pensar+.
Fonte: https://diariodopoder.com.br
quarta-feira, 27 de março de 2019
Lembrando "O Diabo e os Dez Mandamentos"
Atenção na programação
O Dia na História: Há 135 anos
Centro de Educação Complementar no Feira Tênis Clube
Através de Decreto, publicado na edição de quarta-feira, 27, do "Diário Oficial Eletrônico", o prefeito Colbert Martins declara de utilidade pública de imóvel para fins de desapropriação em regime de urgência.
Santa Casa mais que sesquicentenária
"Anistia beneficiou até o 'Coronel Nunes' da CBF"
Entre os casos
suspeitos de "indenização de perseguido político" na auditoria da Controladoria
Geral da União (CGU) está o de Antonio Carlos Nunes de Lima, o "Coronel Nunes",
presidente da CBF. Ele era cabo da FAB por engajamento, com prazo para sair, mas
alegou que sua "baixa" foi "perseguição política" e ganhou da Comissão de
Anistia a bolada de R$ 243 mil em 2003, e pensão vitalícia de quase R$ 15 mil
mensais. Curiosamente, após a FAB, Nunes entraria depois na Polícia Militar do
Pará, onde se destacou no combate à guerrilha do Araguaia.
terça-feira, 26 de março de 2019
Bolsonaro e Michelle assistem pré-estreia de "Superação, o Milagre da Fé"
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, acompanhou o presidente e pode falar com o público após o filme, dizendo que a história de Joyce Smith tem muita ligação com o que o presidente passou.
"Nós temos muito em comum com este filme, pelo momento difícil que o Jair passou, eu creio que todos aqui oraram pela recuperação dele. Eu fico muito emocionada de ver que o Deus que fez milagre no passado, continua fazendo hoje, o Deus que fez milagre em 2015, fez milagre em 2018", disse ela se referindo à facada que seu esposo levou.
Michelle também agradeceu a 360 WayUp, e a Fox por disponibilizar o filme com legenda para a comunidade surda, dando a eles a possibilidade de acompanhar a história.
Os surdos presentes se emocionaram e também agradeceram por essa inclusão.
Fonte: Gospel Prime
Trailer de "Dumbo"
Assista
Lançamento mundial de "Dumbo" e pré-estreia de "Shazam!"
Na última semana de março com a primeira de abril, a partir desta quinta-feira, 28, uma das novidades no Orient Cineplace Boulevard, em lançamento mundial, é a novíssima aventura "Dumbo" em sua versão live-action, que aborda a clássica história em que as diferenças são celebradas, a família valorizada e os sonhos ganham asas. Trata-se de uma produção Disney com direção do visionário diretor Tim Burton. O elenco junta Colin Farrell, Eva Green, Michael Keaton e Danny DeVito.
No mais, são seis continuações: o blockbuster "Capitã Marvel", entrando em quarta semana de sucesso, com ação, aventura e ficção científica, sobre a heroína Carol Danvers; a animação "O Parque dos Sonhos", em terceira semana; mais a imperdível comédia cearense "Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral"; o thriller de terror "Nós", a comediota brasileira "Chorar de Rir", e o drama "A Cinco Passos de Você", os quatro em segunda semana.