Por Dimas Oliveira
Quais
os temas que vão ser destacados pelos candidatos a prefeito na campanha
eleitoral que se avizinha? Eis a questão.
A
conjuntura nacional é de imensurável desgaste político. O país está em crise.
Contudo, acredita-se que aqui não vai predominar a nacionalização da campanha,
ficando mais focada na cidade. A nacionalização das eleições não ajuda a nenhum
candidato. Assim, a discussão municipalizada deve predominar.
Em
Feira de Santana, está em jogo a reeleição - ou re-reeleição - de José Ronaldo.
Os adversários devem tratar sobre o que se chama de "desgaste de
material". Falam também na necessidade de "alternância do poder
".
A
oposição vem dando o mote antes da campanha e deve bater na tecla da mobilidade
urbana, considerando a implantação do BRT como equivocada.
O
grande investimento realizado e a prioridade dada ao BRT, sistema que reestrutura
o transporte de massa, vai resultar em significativa capitalização eleitoral?
A
capacidade administrativa, inclusive em momento de crise, é outro tema
fundamental para ser colocada na campanha do rádio e televisão. Os candidatos
apresentam condições de gerência do erário?
A educação deve ser destacada na campanha. A saúde pública é problema
que estará em pauta, com a crise sendo mais federal e estadual que municipal.
Segurança pública, com o aumento da criminalidade, é um outro problema do
Estado. E ainda têm as questões sociais, os valores familiares e a corrupção.
A
campanha, com a permissão da propaganda eleitoral, inicia no
dia 16 - 47 dias antes das eleições.
E são apenas 35 dias de campanha.
Coluna publicada no jornal "NoiteDia", edição desta sexta-feira, 5
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