Com mais de 360 estabelecimentos em oito estados brasileiros, grupo
também consolidou atuação na Colômbia com a compra das operações do Carrefour
no país.
Para o grupo varejista chileno Cencosud, o ano de
2012 teve como foco o crescimento orgânico das operações no Brasil. Esse foi o
momento de expandir suas bandeiras no país, que contou com a abertura de 22
lojas. Complementar a isso, a companhia também reforçou sua atuação na América
Latina ao assinar o acordo de compra das operações do Carrefour na Colômbia,
finalizado no dia 30 de novembro. A aquisição, de aproximadamente 2.5
bilhões de dólares, torna a Cencosud a segunda maior operadora de supermercados da Colômbia.
No
Brasil, a região Nordeste continuou fazendo parte dos investimentos da
companhia. Em apenas um mês, a rede supermercadista GBarbosa abriu três novas
lojas na Bahia: em Guarajuba (região metropolitana) e nos bairros do Cabula e
Pirajá (Salvador), estas duas últimas inauguradas no mesmo dia, 19 de dezembro.
Contando com o início das operações do Centro de Distribuição de Camaçari, a
rede contribuiu para gerar mais de 500 empregos diretos na capital e região
metropolitana. Em 2012, a rede Mercantil Rodrigues também abriu duas unidades
em Juazeiro, interior da Bahia, e em Aracaju, oferecendo as ofertas do atacado
com as comodidades do varejo, modelo conhecido como atacarejo. Já a rede baiana de delicatessens e docerias Perini, por
sua vez, abriu sua primeira loja no Recife, em formato supermercado gourmet.
De
acordo com o diretor presidente da Cencosud Brasil, Silvio Pedra, o ano de 2012
foi marcado por muitos desafios e que muito tem sido feito e investido para
aprimorar a atuação no país através de todas as bandeiras: Bretas, GBarbosa,
Mercantil Rodrigues, Perini e Prezunic. "Certamente foi um ano de muito
trabalho, e muito foi feito no sentido de consolidar as bases para um robusto
crescimento em 2013. Entre os destaques podemos citar a implantação de um
sistema único para toda a companhia, o crescimento orgânico recorde, que se deu
em todos os estados e em todas as bandeiras, e a abertura de mais um centro de
distribuição na Bahia", afirma.
A
companhia chilena que iniciou sua atuação no Brasil há cinco anos, vem
fortalecendo sua presença no mercado brasileiro, onde possui mais de 360
estabelecimentos e emprega diretamente mais de 35.000 colaboradores. Em uma de
suas visitas ao país, o presidente e fundador da Cencosud, Horst Paulmann
ressaltou as oportunidades que o Brasil oferece. "O país é imenso, há muito
espaço para crescer. Estamos muito felizes de estar aqui e, especialmente, de
estar no Nordeste, uma das regiões de maior crescimento do país, com bons
indicadores e com mercado forte", explicou.
SOBRE AS BANDEIRAS
GBarbosa
Em 2007, a companhia ingressou no país com a
aquisição da rede GBarbosa, a segunda maior rede varejista do Nordeste e quarta
maior do Brasil. Com isso, iniciou sua atuação no Brasil, investindo no
crescimento da empresa fundada em Sergipe há 57 anos. O GBarbosa conseguiu uma
forte sinergia com o grupo Cencosud e uma rápida integração entre as operações,
ampliando ainda mais a sua atuação e vendas no Nordeste. Presente também nos
estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Ceará, a rede opera 78 lojas, entre
supermercados e hipermercados, 64 farmácias e 73 eletro shows. Além disso, o
GBarbosa administra, em parceria com o Bradesco, o cartão GBarbosa, com mais de
1,5 milhão de clientes.
Mercantil Rodrigues
Ainda em 2007, o Cencosud adquiriu o atacado
Mercantil Rodrigues, com 37 anos de atuação na Bahia. Após a aquisição, o
Mercantil Rodrigues já expandiu suas unidades e conta hoje com seis lojas, em Minas Gerais na cidade de Janaúba, uma
unidade em Aracaju, e na Bahia, uma loja em Juazeiro, duas lojas em Salvador e
uma em Feira de Santana, além disso conta com duas lojas da rede eletro
show com foco em vendas de eletroeletrônicos e uma farmácia. A rede conta ainda
com um portfólio de mais de 50 mil itens.
Perini
Em continuidade ao processo de investimento e
consolidação de sua presença no Brasil, o Cencosud investiu 27,7 milhões de dólares no
segmento premium do varejo com a aquisição da Perini, uma rede composta por
quatro delicatessens e quatro docerias localizada em Salvador. Em outubro de
2012, a Perini inaugurou sua nona loja na capital pernambucana em formato
inédito, o de supermercado gourmet, no RioMar Shopping.
Bretas
Os supermercados Bretas, localizados nas
principais cidades de Minas Gerais, Bahia e Goiás, passaram a fazer parte da
Cencosud em 2010. Com mais de 50 anos de mercado, o Bretas se consolidou como
uma das principais redes supermercadistas do Brasil e uma das mais competitivas
da América Latina. Seus mais de 11.000 colaboradores trabalham para oferecer
aos clientes alto padrão de qualidade, variedade e preços baixos. A rede conta
atualmente com 83 lojas e 12 postos de combustíveis.
Prezunic
A
rede Prezunic foi a sétima aquisição da Cencosud no país, em 2011, com 31 lojas
no Rio de Janeiro, um dos centros de negócios mais importante do Brasil. Em
2012, o Prezunic conquistou o título de uma das 100 Melhores
Empresas para se Trabalhar no Brasil, segundo a eleição realizada pela
consultoria Great Place to Work (GPTW).
A Cencosud
S.A. é uma das principais empresas do mercado varejista latinoamericano com
presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru e um escritório comercial
na China. Atualmente possui 757 hipermercados e supermercados, 83 lojas no
formato home center, 29 shopping centers e 77 lojas de departamento, dando
emprego direto a mais de 140.000 pessoas.
(Com informações de Marla Farias, da AC Comunicação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário