Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Olney São Paulo sempre lembrado


O cineasta baiano Henrique Dantas aborda a trajetória de Olney São Paulo (Foto: Reprodução) em outro filme - primeiro foi "Ser Tão Cinzento" -, agora com "Sinais de Cinza", que tem sua primeira exibição pública na 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, na terça-feira, 22.
O filme é um documentário que mistura depoimentos - de figuras como Emamuel Cavalcanti, Helena Ignês, Orlando Senna, Silvio Tendler e Vladimir Carvalho, além de parceiros e familiares - e impressões que Henrique Dantas lança sobre o cineasta Olney São Paulo, falecido em 1978.
Em "Sinais de Cinza" - o título lembra dois filmes de Olney "Sinais de Chuva" e "Manhã Cinzenta" -, imagens de obras como "Grito da Terra" (1964), "Manhã Cinzenta" (1969) e "O Forte" (1974).
Sobre o filme, João Carlos Sampaio escreveu no jornal "A Tarde" que Henrique Dantas "escolheu o caminho da opacidade, ao invés da clareza dos documentários convencionais. É um mergulho arriscado, no qual o autor coloca em atrito sua próprias imagens, desenhadas à luz de projeções dos filmes de Olney. O resultado é uma ambigüidade inspiradora, rica por se desvencilhar das armadilhas que poderiam engessar tão emblemática personagem".

Nenhum comentário: