Mais que saber o trabalho a ser executado é imprescindível
entender também os processos e os valores da organização. Empresas da
construção civil, que costumam recrutar mão de obra de outros estados e até do
exterior, estão de olho nessa questão importante e propõem treinamentos
específicos para esses trabalhadores
Contudo, esse tipo de recrutamento exige alguns cuidados, visto que,
trabalhadores vindos de outras localidades têm costumes diferentes e podem não
se adaptar à cultura organizacional, ou seja, se encaixarem aos valores,
relações e aos processos. Um funcionário que não consegue se adequar não estará
à vontade no novo ambiente de trabalho e pode, inclusive, render menos.
Atento a esta questão tão importante, Peterson Querino, diretor da Construtora Casa Mais, conta que os
trabalhadores originários de outras cidades recebem treinamento específico com
foco nessas questões: "Todos os nossos funcionários, quando contratados, passam
por vários treinamentos muito importantes, quanto à sua função e, principalmente,
quanto às normas de qualidade que seguimos dentro do Programa Brasileiro de
Qualidade e Produtividade e das normas ISO 9001, certificações que a Casa Mais
possui".
Hoje, cerca de 20% do quadro de funcionários da Casa Mais é composto por
trabalhadores do interior de Minas Gerais e da Bahia. Segundo Peterson, eles já
estão ambientados. "Todos sempre fazem a mudança buscando oportunidades
melhores de trabalho e renda, e isto eles conseguem encontrar em nossa empresa.
Estes fatores ajudam muito na adaptação", salienta. Outro ponto importante é que o profissional esteja alinhado à cultura da
organização para que, assim, também consiga compreender aonde quer chegar, qual
seu plano de carreira e o que é preciso para consegui-lo dentro da empresa.
Também é uma maneira de a pessoa evoluir profissionalmente, sair da zona de
conforto, e adquirir novos valores.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla
Comunicação)
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