Com o objetivo de promover soluções com a criação e aplicação de programas que aproveitem o potencial que o município já tem para incentivar o desenvolvimento com gestão transparente e eficiente da aplicação dos recursos financeiros da administração pública municipal, o Fórum Permanente de Secretários de Finanças dos Municípios do Estado da Bahia (SefinM - Bahia), realizará o Congresso Baiano de Finanças Municipais, nos dias 24 e 25 deste mês de novembro, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.
O Congresso Baiano de Finanças Municipais possui também como metas: Estimular a busca para vencer o desafio da desburocratização do sistema, incentivando a democracia para uma gestão participativa estabelecendo uma comunicação eficaz entre a população e os órgãos públicos; Cooperar com a o desenvolvimento de ferramenta de grande valor para a construção de uma sociedade mais democrática; e, possibilitar que estes conhecimentos adquiridos possam ser aplicados efetivamente nas prefeituras participantes do evento.
Direcionado especialmente a secretários de finanças, diretores, auditores, coordenadores, tesoureiros, contadores, assessores e outros servidores municipais que atuam na área financeira das prefeituras e câmaras de vereadores no Estado da Bahia, o Congresso contará com palestras de renomados especialistas que abordarão diversos temas que permeiam o desenvolvimento econômico social, a gestão das finanças municipais e a participação democrática da população na administração pública.
Além das palestras, durante o evento, ocorrerá o lançamento da primeira revista estadual de finanças dos municípios da Bahia, a revista "Gestão em Finanças Municipais", que apresenta uma abordagem de temas técnicos e estratégicos, com o objetivo de permitir aos gestores obter conhecimentos relevantes para o fortalecimento dos municípios e a divulgação de melhores práticas realizadas pelas gestões.
O Fórum de Secretários de Finanças do Estado da Bahia, em cumprimento aos seus objetivos estatutários, esta buscando através de diversas ações do seu planejamento operacional e estratégico, o fortalecimento das finanças públicas municipais e a qualificação dos secretários e servidores da área financeira das prefeituras, câmaras e demais entidades da administração publica municipal.
O evento é gratuito e para participar o interessado deve preencher o formulário de inscrição individual no site www.sefinmba.org.br. Após se inscrever, o participante receberá, por e-mail,uma mensagem de confirmação de inscrição. Ao final do congresso, serão disponibilizados certificados.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 24:
8h30 - Credenciamento
9 horas Mesa de Abertura
10 horas - Palestra Magna "O PRÉ-SAL E A DISTRIBUIÇÃO DOS ROYALTIES PARA OS MUNICIPIOS"
11h15 - "AS PERSPECTIVAS DAS FINANÇAS PÚBLICAS NO ESTADO DA BAHIA"
12 horas - Intervalo para almoço.
14 horas - "O PERFIL DAS FINANÇAS DOS MUNICIPIOS BAIANOS"
15 horas - "O IMPACTO DA LEI GERAL DE ACESSO AS INFORMAÇÕES NAS FINANÇAS DOS MUNICIPIOS BAIANOS"
16 horas - "DESENVOLVIMENTO ECONOMICO INTEGRADO AOS TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
16h45 - LANÇAMENTO DA REVISTA "GESTÃO EM FINANÇAS MUNICIPAIS"
17 horas - "EMPREEDEDORISMO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL/ AS MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO NOS MUNICÍPIOS"
18 horas - Coquetel
Sexta-feira, 25:
9 horas - "O PMAT – PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TRIBUTÁRIA, como fonte de captação de recursos para modernização da gestão financeira e tributária"
9h45 - "LINHAS DE CREDITO PARA FINANCIAMENTO DAS AÇÕES DOS MUNICÍPIOS"
10h15 - Plenária do Fórum Permanente dos Secretários de Finanças do Estado da Bahia
- Prestação de Contas 2010 - 2011
- Plano de Ações 2012 - 2013
11h15 - ELEIÇÕES DA DIRETORIA PARA O BIÊNIO 2012 - 2013
12 horas - Almoço de Confraternização (por adesão)
(Com informações de Daiane Oliveira)
O Congresso Baiano de Finanças Municipais possui também como metas: Estimular a busca para vencer o desafio da desburocratização do sistema, incentivando a democracia para uma gestão participativa estabelecendo uma comunicação eficaz entre a população e os órgãos públicos; Cooperar com a o desenvolvimento de ferramenta de grande valor para a construção de uma sociedade mais democrática; e, possibilitar que estes conhecimentos adquiridos possam ser aplicados efetivamente nas prefeituras participantes do evento.
Direcionado especialmente a secretários de finanças, diretores, auditores, coordenadores, tesoureiros, contadores, assessores e outros servidores municipais que atuam na área financeira das prefeituras e câmaras de vereadores no Estado da Bahia, o Congresso contará com palestras de renomados especialistas que abordarão diversos temas que permeiam o desenvolvimento econômico social, a gestão das finanças municipais e a participação democrática da população na administração pública.
Além das palestras, durante o evento, ocorrerá o lançamento da primeira revista estadual de finanças dos municípios da Bahia, a revista "Gestão em Finanças Municipais", que apresenta uma abordagem de temas técnicos e estratégicos, com o objetivo de permitir aos gestores obter conhecimentos relevantes para o fortalecimento dos municípios e a divulgação de melhores práticas realizadas pelas gestões.
O Fórum de Secretários de Finanças do Estado da Bahia, em cumprimento aos seus objetivos estatutários, esta buscando através de diversas ações do seu planejamento operacional e estratégico, o fortalecimento das finanças públicas municipais e a qualificação dos secretários e servidores da área financeira das prefeituras, câmaras e demais entidades da administração publica municipal.
O evento é gratuito e para participar o interessado deve preencher o formulário de inscrição individual no site www.sefinmba.org.br. Após se inscrever, o participante receberá, por e-mail,uma mensagem de confirmação de inscrição. Ao final do congresso, serão disponibilizados certificados.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 24:
8h30 - Credenciamento
9 horas Mesa de Abertura
10 horas - Palestra Magna "O PRÉ-SAL E A DISTRIBUIÇÃO DOS ROYALTIES PARA OS MUNICIPIOS"
11h15 - "AS PERSPECTIVAS DAS FINANÇAS PÚBLICAS NO ESTADO DA BAHIA"
12 horas - Intervalo para almoço.
14 horas - "O PERFIL DAS FINANÇAS DOS MUNICIPIOS BAIANOS"
15 horas - "O IMPACTO DA LEI GERAL DE ACESSO AS INFORMAÇÕES NAS FINANÇAS DOS MUNICIPIOS BAIANOS"
16 horas - "DESENVOLVIMENTO ECONOMICO INTEGRADO AOS TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
16h45 - LANÇAMENTO DA REVISTA "GESTÃO EM FINANÇAS MUNICIPAIS"
17 horas - "EMPREEDEDORISMO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL/ AS MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO NOS MUNICÍPIOS"
18 horas - Coquetel
Sexta-feira, 25:
9 horas - "O PMAT – PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TRIBUTÁRIA, como fonte de captação de recursos para modernização da gestão financeira e tributária"
9h45 - "LINHAS DE CREDITO PARA FINANCIAMENTO DAS AÇÕES DOS MUNICÍPIOS"
10h15 - Plenária do Fórum Permanente dos Secretários de Finanças do Estado da Bahia
- Prestação de Contas 2010 - 2011
- Plano de Ações 2012 - 2013
11h15 - ELEIÇÕES DA DIRETORIA PARA O BIÊNIO 2012 - 2013
12 horas - Almoço de Confraternização (por adesão)
(Com informações de Daiane Oliveira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário