Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Economia e simplicidade em um só lugar

A alvenaria autoportante é um processo construtivo seguro, simples e econômico. Esta é a aposta das construtoras para driblar a falta de mão de obra e a concorrência
A alvenaria autoportante é uma opção considerada sustentável, já que substitui o uso de vigas e pilares e, por consequência, reduz o uso de concreto, aço, madeira e outros materiais usados na construção. Esse tipo de alvenaria pode ser aplicada em edificações de até doze pavimentos. Sua grande vantagem está na sequência construtiva, pois a laje é sustentada pela alvenaria autoportante. Sendo assim, o número de etapas da obra é reduzido. Além de o prédio ficar pronto mais rápido, tem-se também significativa redução no custo da obra.
Segundo Peterson Querino, diretor da ConstrutoraCasa Mais, a alvenaria autoportante é uma ótima opção para a construção civil, diante da grande competitividade de mercado: "A utilização de novos métodos construtivos que propiciem redução nos custos dos empreendimentos é necessária. Essa alvenaria tem a concepção de linha de produção, que começa desde o planejamento até a efetivação do projeto. Assim, a execução da obra é feita de forma mais simples, o que gera economia de tempo e de mão de obra, grande problema do setor, além de redução no custo de produção".
Mesmo com todas essas vantagens, muita gente acredita que esse tipo de construção não é segura, pelo fato de não ter vigas e pilares. Mas Peterson alerta que isso tudo não passa de uma lenda. "Para uma construção autoportante ter o início autorizado são feitos diversos estudos de distribuição das cargas e sobrecargas, é verificada a resistência que os blocos estarão submetidos e os materiais são testados em laboratório. Tudo deve estar dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ou seja, é muito seguro", explica o diretor.
Peterson recomenda que as pessoas, ao adquirirem apartamentos em alvenaria autoportante, leiam o manual do proprietário atentamente: "Lá serão encontradas todas as melhores formas de se trabalhar com as alvenarias autoportantes".
Por falar em manual do proprietário, um item é de extrema importância – a demolição das paredes é proibida se a construção for feita por meio dessa técnica.
O diretor da Casa Mais explica o porquê. "Toda estrutura do edifício é apoiada nas paredes, desta forma qualquer demolição comprometeria a estrutura do edifício. Isso não quer dizer que o prédio irá cair, porém pode gerar uma série de reações em cadeia, como fissuras/trincas nas paredes superiores à parede demolida", esclarece.
Portanto, antes de realizar qualquer mudança no apartamento é indicado procurar a construtora. Assim, o cliente terá todas as explicações sobre a melhor forma para executar as modificações desejadas.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: