Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pergolado: O charme da arquitetura

O uso do pergolado está em alta na decoração. Mas antes de adotar essa solução, que deixa qualquer ambiente mais charmoso e agradável, é necessário ficar atento a algumas dicas

1. Para fazer essa charmosa passarela,as profissionais da Faleiro Guerra Arquitetura utilizaram o pergolado; 2. Feito de aço corten e policarbonato, esse pergolado especificado por Patrícia Guerra e Roziane Faleiro está em total sintonia com a arquitetura existente da casa (Fotos: Divulgação)
O pergolado imprime sofisticação ao ambiente, pode agregar plantas ornamentais e flores, formando um lindo jardim, controla a incidência de luz, e ainda confere um ar contemporâneo a qualquer espaço. Formada por pilares junto a vigas vazadas de madeira, a peça pode ser aplicados tanto em áreas externas quanto internas.
"Essa solução é muito utilizada na arquitetura, pois cria áreas de transição. Por ser composto por vigas espaçadas, podendo ou não ser coberto em vidro ou policarbonato translúcido, os efeitos de sombra gerados pelo pergolado são muito interessantes e quando bem explorados geram ambientes ricos e confortáveis", explica a arquiteta Marina Dubal.
Quem também defende o uso do pergolado são as profissionais da Faleiro Guerra Arquitetura, Roziane Faleiro e Patrícia Guerra. "O pergolado sempre agrega charme e aconchego aos ambientes, além de proporcionar um espaço acolhedor, com sombreamento, para os momentos de lazer e relaxamento", asseguram.
Segundo Marina, o pergolado agrega inúmeras possibilidades à decoração: "O principal benefício é a combinação da redução da incidência solar com a exploração da sombra como parte da arquitetura. Como o pergolado é uma estrutura vazada, a decoração fica livre até onde a criatividade acompanhar".
A Faleiro Guerra dá dicas de como usar esse recurso para compor a decoração de forma harmônica. "É indicado inserir uma cobertura de fechamento superior no pergolado para os dias mais chuvosos. Outra ideia é usar um ripamento em madeira ou bambu, assim pode-se usar este item abaixo da cobertura, proporcionando um sombreamento para um ambiente mais confortável", ensinam Roziane e Patrícia.
Marina lembra outras opções para deixar o pergolado mais interessante e charmoso: "Os tecidos fixados nas vigas criam uma espécie de forro em movimento, efeito fantástico. Também são usados forros em bambu criando uma malha mais fechada, ótima pedida para aqueles que querem mais sombra".
Mas antes de inserir o pergolado na área externa ou interna do lar é preciso tomar alguns cuidados. "Para a execução em ambientes externos, deve-se ter o cuidado de não deixar os pilares tocando o chão. Recomenda-se executar uma sapata em concreto ou fixá-lo com conexões metálicas. Dessa forma, a madeira fica protegida. Por falar em madeira, esta deve receber um selador, ou verniz, para proteção e maior durabilidade", recomendam as profissionais da Faleiro Guerra.
Marina finaliza: "Quando o pergolado é coberto deve-se atentar à inclinação necessária do vidro ou policarbonato, bem como a sustentação dessa cobertura. O ideal é a contratação de um profissional, uma vez que o dimensionamento e locação do pergolado devem ser pensados com cautela e estarem integrados à arquitetura para que não fique com caráter de puxadinho".
(Com informações Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: