Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Terceira semana no Orient CinePlace Boulevard

Terceira semana no Orient CinePlace Boulevard
21

Na Aprisco Church - Quarta-feira, 18 de junho- 18 horas

Na Aprisco Church - Quarta-feira, 18 de junho- 18 horas
CLIQUE MA IMAGEM PARA COMPRAR INGRESSOS

sexta-feira, 11 de março de 2011

Produto inovador promete transformar mercado da construção civil

Embalada pelo desafio de buscar novas soluções para os setores em que atua, a FCC lança um novo produto que promete transformar o mercado da construção civil: a Massa Dundun. Esta solução, que substitui a argamassa convencional na construção de paredes, oferece uma economia de até 50% no custo do assentamento de tijolos ou blocos. O produto aumenta em até quatro vezes a velocidade da mão-de-obra e garante ainda a qualidade e uniformidade na massa para o assentamento. Além disto, a Massa DunDun contribui com outros aspectos, como a limpeza e a logística de materiais dentro da obra e resulta em uma parede de melhor resistência estrutural.
A Massa DunDun, que está sendo lançada em todo o país em embalagens de 5 quilos e 15 quilos, tem como principal característica a facilidade de aplicação - vem pronta para o uso, sem necessidade de adição de água ou qualquer outro aditivo.
A novidade será apresentada no estande da FCC na Feicon Batimat 2011 - 19º Salão Internacional da Construção, maior feira da construção civil no país, que será realizada no Parque Anhembi, em São Paulo-SP, de 15 a 19 de março. A FCC estará no corredor F-G na feira
O produto tem ainda como característica o altíssimo rendimento - necessita menos de 10% da quantidade normalmente usada de argamassa convencional. A redução no volume de matéria-prima é impressionante - para cada metro quadrado de parede levantada são necessários entre 17 quilos e 25 quilos de argamassa industrializada ou uma quantidade ainda maior de mistura cimento-cal-areia, enquanto serão consumidos apenas 1,5 quilo de Massa DunDun. Este dado se reflete ainda sobre o cálculo estrutural da obra - a Massa DunDun resulta em uma alvenaria muito mais leve. Com o uso do produto, as perdas são totalmente zeradas, pois o processo de aplicação é mais eficiente e o material dura até 90 dias após aberta a embalagem.
MASSA ZERA EMISSÃO DE GASES NA ATMOSFERA E REDUZ USO DE AREIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A Massa DunDun tem ainda um forte apelo ecológico. A produção da massa não emite nenhum gás na atmosfera, enquanto a fabricação de cada tonelada de cimento é responsável por 5% de toda a emissão de CO2 pelo homem na natureza. A fabricação do cimento libera ainda monóxido de carbono (CO), óxido nítrico (NO), dióxido de nitrogênio (NO2), dióxido de enxofre (SO2) e compostos orgânicos voláteis, todos prejudiciais ao meio ambiente. O passivo ambiental da Massa DunDun se limita ao baixo consumo de energia elétrica dos equipamentos utilizados na sua produção.
Por eliminar a necessidade do uso de areia na mistura da argamassa convencional, a Massa DunDun contribui ainda para diminuir a retirada deste material dos leitos de rios, uma das preocupações de autoridades ambientais em todo o planeta.
Em 2010 foram consumidas quase 3 bilhões de toneladas de cimento no mundo - o Brasil consumiu mais de 50 milhões de toneladas.
MÃO-DE-OBRA MAIS PRODUTIVA
A novidade contribui também para diminuir a necessidade de mão-de-obra, um dos gargalos da construção civil hoje. De acordo com o gerente de novos negócios da FCC, Marcelo Reichert, com a argamassa convencional, um pedreiro e dois auxiliares assentam 800 tijolos por dia, enquanto com a Massa Dundun, um pedreiro com apenas um auxiliar podem assentar até 2.500 tijolos por dia. O ganho de tempo é garantido pelo fato de que a massa já vem pronta em sua embalagem e pelo eficiente sistema de aplicação. O executivo chama a atenção ainda para a questão da logística na obra - enquanto para distribuir a massa de cimento convencional é preciso tempo de mistura e de deslocamento do produto pela obra, a Massa Dundun, que vem em embalagens plásticas e não necessita nem mesmo de água, pode ser armazenada diretamente em cada andar, quando se trata de grandes obras, por exemplo, eliminando a necessidade de deslocamento de operários exclusivamente para a produção e distribuição de argamassa.
A FCC aposta também nas pequenas obras. Pessoas que precisam fazer pequenos reparos ou reformas em suas residências estão livres de ter que comprar areia, cimento e cal e lidar com a sujeira e pó resultantes do processo de mistura. A Massa DunDun acaba ainda com a necessidade de espaço para armazenamento, porque sua alta eficiência e produtividade também resultam em uma menor espaço de estocagem.
Um aspecto importante é que, bem fechada, a embalagem pode ser aproveitada por três meses depois de aberta.
MAIS RESISTÊNCIA PARA A PAREDE
Testes de resistência à compressão elaborados por laboratórios especializados mostraram que a Massa DunDun é 72% mais resistente que a argamassa convencional feita com mistura de cimento, cal e areia. Na resistência à tração na flexão, a massa da FCC mostrou desempenho seis vezes superior ao da argamassa convencional na aplicação em tijolos maciços, oito vezes superior em blocos de cimento, e duas vezes superior quando usada em tijolos de seis furos.
O tempo de secagem total da Massa DunDun é de 72 horas para a aplicação do reboco, mas o produto já apresenta ótima resistência após 24 horas de aplicação.
FCC TEM 30 ANOS DE PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A FCC, indústria fabricante de sistemas de colagens e vedantes, compostos termoplásticos e resinas poliuretânicas, com matriz no RS e unidades em SP, BA CE e Uruguai, completará em março 42 anos de atividades. A empresa atua a 30 anos no mercado de construção civil e oferece em torno de 75 itens diferentes, entre adesivos, vedantes e auxiliares para este mercado com sua marca DunDun.
A Massa Dundun para assentamento de tijolos ou blocos é mais uma aposta da empresa
A Massa DunDun será comercializada em todo o país com suprimento através das quatro unidades da empresa. As grandes construtoras e redes de comércio de materiais de construção estão no foco inicial para este novo produto.
(Com informações de Raquel Guimãrães)

Nenhum comentário: