Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Telefones: (71) 3634-6194/ 6197/ 6060 - (71) 99965-4537 * E-mails: cpl@construtorapereiralima.com.br - construtoraplima@terra.com.br * Site: https://construtorapereiralima.com.br/

sexta-feira, 11 de março de 2011

O fim dos atrasos

Quem nunca ouviu alguém reclamar que comprou um apartamento e ele não foi entregue na data certa? Entenda porque isso acontece e conheça o sistema que veio para solucionar o recorrente problema das construtoras.
Na próxima terça-feira, 15 de março, comemora-se o Dia do Consumidor. Aproveitando a ocasião, o Procon de Belo Horizonte vai pedir ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais que firme junto ao segmento imobiliário um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para acabar com o "overbooking da construção civil" - quando a empresa vende imóveis na planta sem ter concluído a construção das unidades, podendo gerar atrasos e estresse para o consumidor.
Apenas no ano de 2010, o Procon Municipal de Belo Horizonte recebeu cerca de 1.200 reclamações referentes a atrasos na entrega de imóveis. Segundo o Instituto Brasileiro de Estudos e Defesa das Relações de Consumo (Ibidec), o número de queixas por descumprimento de contrato cresceu 74% em 2010, se comparado a 2009. Por causa do reaquecimento da economia pós-crise, os lançamentos imobiliários não param de aumentar. O problema é que com tanta demanda há também muitos atrasos na entrega dos imóveis.
Antes mesmo da homologação do novo TAC, a Construtora Carrara já está implementando um sistema que visa solucionar o problema. O Balanced Scorecard (BSC) é sistema de gestão estratégica desenvolvida na universidade de Harvard, nos EUA. Ele define a estratégia, gerência do negócio e serviços, gestão da qualidade empresarial, projetos de change management, certificação e qualidade, business intelligence, remuneração variável, entre outros. O BSC é utilizado por organizações como a Alcoa, Citibank, HSBC, TIM e Banco do Brasil.
Por meio dessa estrutura de medição e gerenciamento são criados indicadores que proporcionam a integração de cada funcionário com o objetivo da empresa. Por exemplo, para a companhia atingir a meta de ser a melhor no seu segmento, todos os processos passarão por uma avaliação. Assim, desde a recepcionista até o presidente da empresa: todos serão peças fundamentais. Logo depois, um relatório final irá diagnosticar o problema e oferecer soluções.
Nessa forma de gestão tudo é medido. A construtora poderá prever possíveis deficiências que impeçam a entrega do imóvel na data pré-estabelecida. Se for identificado que o atraso vai acontecer por causa de problemas na compra das janelas, a aquisição das mesmas se dará com antecedência. Na construção civil, o BSC indicará onde está e qual é o problema da obra. Esse método promove eficácia na gestão empresarial. Isso gera redução de custos e de prazo na entrega do apartamento.
"Quando uma obra atrasa, o cliente sai perdendo: muitas vezes tem que pagar aluguel por um período maior. Porém, para a construtora isso também causa transtornos. Um mês a mais, fora do planejamento, significa aumento na folha de pagamento, mais impostos e risco de processos judiciais", explica a diretora administrativa/comercial da Construtora Carrara, Luciana de Castro Morais.
O BSC é útil para a empresa porque tem a missão de consertar falhas que ocorrem nos procedimentos e de maximizar os resultados. Logo, também zela pela imagem e visão das organizações. "O sistema está sendo implantado em todos os setores da Construtora Carrara, inclusive no relacionamento com o cliente, através dele será possível fazer um levantamento sobre as demandas futuras de cada um. O tratamento será individualizado: o que cada cliente gosta, o seu perfil, suas metas e o tempo em que almeja alcançá-las. Assim, poderemos trabalhar para que essa demanda seja cumprida", conta Luciana.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: