As aulas foram ministradas pelo professor doutor Jairo Jaramillo Cardenas, médico veterinário reconhecido nacionalmente nas áreas de Medicina Interna, Clínica, Cirurgia e Anestesiologia Equina, abordando os procedimentos nos diferentes sistemas, como digestivo, respiratório, músculo esquelético e regiões da cabeça. De forma simples e objetiva, ele explicou os fundamentos teóricos e práticos, a exemplo de indicações, materiais a serem utilizados e eventuais complicações.
"São procedimentos muito frequentes, porem mais complexos e que geralmente não são utilizados no dia a dia por desconhecimento técnico, anatômico ou a complexidade dos mesmos", observou o professor, que retornou ao Brasil após um período nos Estados Unidos e na Europa. Curso "Como Fazer" já foi realizado no Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraíba e ainda este ano será levado ao Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Alagoas.
Capacitação profissional
O estudante de Medicina Veterinária Silvio Fernando disse que ficou surpreso com o curso, pela experiência profissional do palestrante, a organização e o conteúdo. "Iniciativas como essa nos fazem crescer como alunos e futuros profissionais", afirmou. Para a médica veterinária Claudia Torres, de Alagoinhas, "o mais interessante foi a demonstração de técnicas simples, úteis e práticas, que otimizam nosso trabalho a campo, favorecendo resultados mais satisfatórios".
De acordo com a organizadora do curso, médica veterinária Gabrielle Borges Brandão, há uma grande demanda no mercado equino e isso exige que animais de valor zootécnico e esportivo sejam atendidos com o máximo de conhecimento. "À medida que passa o tempo, as técnicas e procedimentos pertinentes ao atendimento clínico e cirúrgico equino tem se renovado e é importante a divulgação e o acompanhamento dos profissionais de campo e os estudantes", disse.
Feira de Santana possui o terceiro maior rebanho de equinos entre os municípios brasileiros, segundo dados do IBGE (2009). "Logo, existe a necessidade de capacitação de profissionais e uma sólida formação dos futuros médicos veterinários", observou Gustavo Brandão, professor do curso de Medicina Veterinária da FTC Feira. "Com certeza a FTC auxiliou na educação continuada ativa ante os alunos e profissionais da região e outros estados do Nordeste", frisou.
(Com informações de Madalena de Jesus e Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação da FTC/FSA)

Nenhum comentário:
Postar um comentário