Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Telefones: (71) 3634-6194/ 6197/ 6060 - (71) 99965-4537 * E-mails: cpl@construtorapereiralima.com.br - construtoraplima@terra.com.br * Site: https://construtorapereiralima.com.br/

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Solenidade na FTC Feira de entreaga de jaleco reafirma compromisso com a profissão




“A Enfermagem é uma profissão de prática social; o resultado não vem da individualidade”. A afirmação é da enfermeira Rita Amorim, representante da subseção de Feira de Santana da Associação Brasileira de Enfermagem, que na noite de sexta-feira, 16, fez palestra durante a solenidade de entrega do jaleco aos novos estudantes do curso, no Campus da FTC Feira. O evento reuniu alunos e seus familiares, egressos, professores e a direção da faculdade.
Definindo a Enfermagem como “a ciência do cuidado”, que envolve o paciente, a família e a sociedade como um todo, a palestrante lembrou a importância da pesquisa permear a prática do enfermeiro. Segundo Rita Amorim, a profissão “que cuida do ser humano do nascer ao morrer, sadio ou doente”, acabou conquistando o prestígio que historicamente lhe foi negado. Ela falou ainda sobre a expansão dos postos de trabalho para o enfermeiro nos últimos tempos.
Já o professor Heraldo Morais, diretor geral da unidade, destacou a simbologia da entrega do jaleco e o compromisso de cada aluno com a base da formação profissional. “Empreender não significa somente criar uma empresa”, disse o diretor, enfatizando que a turma deve se orgulhar pela escolha da profissão cujo compromisso é cuidar do bem estar das pessoas. Esse aspecto foi destacado também pela professora Charline Portugal. “Aqui começa a ser construído o perfil profissional”, disse.
Para a coordenadora do curso, professora Hayana Leal Barbosa, que apresentou os símbolos da Enfermagem (a luz, a ciência e a cura), o jaleco não é apenas uma peça do vestuário, ou vestimenta de proteção e de identificação do profissional de saúde, “mas o símbolo do compromisso com a profissão”. Ela lembrou a história de Florence Nightingale, a fundadora da Enfermagem moderna, que segundo ela é um exemplo a ser seguido pelos enfermeiros.
Para a estudante Rayane Gracieli Silva, 20 anos, é importante aproveitar o que a faculdade disponibiliza. “Só temos a ganhar”, resumiu. Já a contabilista Graça Abreu, que acompanhou a filha Raquel Abreu, de 21 anos, para receber o jaleco, considerou interessante a integração da instituição com os familiares. Ainda durante o evento, a egressa Daniela de Medeiros Lopes falou de sua experiência como aluna da FTC e integrante do Grupo de Estudos sobre a Saúde da Mulher e da Criança (Gemuc).
(Com informações de Madalena de Jesus e Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação da FTC/FSA)

Nenhum comentário: