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sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Música clássica na Caixa Cultural Salvador


A Caixa Econômica Federal apresenta ao público baiano o concerto “Cores e Timbres em Trios Para Flauta, Violoncelo e Piano”, que acontece no período desta sexta-feira, 10, a sábado, 11, no salão nobre da Caixa Cultural Salvador, sempre às 20 horas - no sábado, sessão extra, às 18 horas.
O projeto que foi aprovado pelo edital de ocupação de pauta da Caixa Cultural para 2010 traz os músicos Norton Morozowicz, flauta, Maria Alice Brandão, violoncelo e Glacy Antunes de Oliveira, piano (Fotos: Divulgação). O acesso ao evento é feito mediante a troca de um quilo de alimento não perecível, no período das 14 às 19 horas dos dias de espetáculo. A faixa etária indicativa é a partir de 10 anos.
O concerto apresenta obras significativas de compositores de períodos distintos da História da Música, dentre eles Haydn, Weber e Martinu, escritas para uma formação camerística pouco explorada, rica em timbres, cores e nuances. O concerto é uma rara oportunidade para os aficionados por música de câmara, em razão da execução de obras de importância, as quais, por sua formação e dificuldade, são raramente tocadas.
Menos ouvidos do que as formações tradicionais de trios de cordas com piano ou aqueles da família das madeiras - flauta, clarineta e fagote, os trios para flauta, violoncelo e piano significam um desafio composicional resultante em obras interessantíssimas, de rara beleza e sonoridade ímpar. Para este concerto na Caixa Cultural em Salvador foram escolhidos trios caracterizados por vibrante riqueza de texturas, escritos por três compositores de períodos distintos da História da Música, a saber:
HAYDN, o grande responsável pela criação e consolidação da música de câmara clássica, que gira em torno do quarteto de cordas e da forma-sonata, no Trio nº. 30 em Ré maior - Hob. XV - nº 16, demonstra sua maestria quanto ao desenvolvimento temático com raro efeito brilhante e timbrístico.
WEBER, que escreveu pouco para música de câmara, neste Trio em sol menor Op.63, estruturado em forma clássica estendida, mostra toda sua genialidade para produzir cor, atmosfera e timbre em estilo um tanto operístico, característico do romantismo.
MARTINU, cujo estilo tipicamente camerístico vivo e colorido compôs em seus escritos datados de 1944, para para flauta, violoncelo e piano, demonstra toda a complexidade e sofisticação musical do compositor tcheco, uma exploração maravilhosa de cores, plena de contemporaneidade.
OS MÚSICOS:
Norton Morozowicz
Curitibano de nascimento, o flautista e regente Norton Morozowicz membro da Academia Brasileira de Música, dono de sólida carreira como instrumentista, solista e camerista, apresenta-se constantemente ao lado de renomados artistas nacionais e internacionais como Jean Pierre Rampal, com quem fez parceria em memoráveis recitais e concertos. Realizou inúmeras excursões pelo Brasil, Europa, Estados Unidos e Canadá como flautista-solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Como regente, tem dirigido as principais orquestras do país, como a Sinfônica Brasileira, sinfônicas de São Paulo, da USP, de Campinas, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Salvador, Jazz Sinfônica e Banda Sinfônica de São Paulo, entre outras. Fundou a Orquestra de Câmara de Blumenau, que, sob sua direção, tornou-se referência brasileira de música de qualidade, com abrangência nacional e internacional. Criou e dirigiu, por várias gestões, o Festival de Música de Londrina. Idealizou e dirigiu os Festivais de Música de Câmara de Blumenau e foi diretor artístico do Encontro Nacional Pequenos & Grandes Artistas em Goiânia. Também foi professor titular e notório saber da Escola de Música da UFG e artista visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Com mais de trinta e cinco discos gravados, vem prestando significativa contribuição para a música do País, por estrear, apresentar e gravar quer como regente, solista ou camerista, obras significativas de compositores brasileiros de todas as épocas.
Maria Alice Brandão
Maria Alice Brandão é professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e pertence a uma das mais tradicionais famílias de musicistas da cidade, sendo requisitada constantemente para se apresentar com orquestras. Foi aluna e assistente de Zygmunt Kubala e formou-se na Alemanha, na Escola Superior de Música de Frankfurt, especializando-se em Violoncelo Barroco na Schola Cantorum Basiliensis, Suíça, sob orientação de Christophe Coin. Naquele país, concluiu o Curso Superior de Educação Musical da Musik-Akademie Basel e integrou a Sinfonieta, grupo especializado em música do Século XX e o conjunto Terra, voltado à divulgação da música latino-americana na Europa. Atualmente exerce intensa atividade solista e camerista, colaborando também em várias orquestras brasileiras, entre as quais a Sinfônica do Paraná e a Solistas de Londrina. Atua como pedagoga na Embap e em várias escolas superiores de música de todo o Brasil, pelas quais tem sido regularmente convidada para ministrar cursos e/ou master classes de violoncelo e de música de câmara.
Glacy Antunes de Oliveira
Pianista e educadora, diretora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG - 1999 a 2007. Doutora em Música, professora titular na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Como pianista, é detentora de inúmeros prêmios, entre os quais o 1º lugar para Solista da Orquestra Filarmônica do Estado de São Paulo e 1º lugar no Concurso Nacional de Piano de Minas Gerais. Com pleno reconhecimento da crítica especializada, tem se apresentado como solista e como Camerista no Brasil e no Exterior, principalmente em Duo com o flautista Norton Morozowicz. Líder de Grupo de Pesquisa do Cnpq, desenvolve estudos sobre Arte, Cultura, Universidade e Sociedade e Pedagogia da Performance Instrumental.
Responsável pela implantação do Mestrado em Música da UFG, é consultora ad-hoc da Capes/MEC; elabora e implementa programas de graduação e de pós-graduação em Artes; tem coordenado eventos, nacionais e internacionais, acadêmicos/artísticos/científicos, como o Festival Nacional de Música do Estado de Goiás, o Programa Musicistas, intercâmbio internacional de artistas professores, por meio de convênio Capes/UFG e o Goiânia em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas.
PROGRAMA
1ª. parte
J. Haydn (1732 – 1809)
Trio nº. 30 em Ré Maior - Hob. XV - nº 16
× Allegro
× Andantino
× Vivace Assai
C. M. Von Weber (1786-1826)
Trio em Sol Menor Op.63 (1819).
× Allegro Moderato
× Scherzo
× Andante Espressivo
× Allegro
2ª. Parte
B. Martinu(1890-1959)
Trio - (1944)
× Poco Allegretto
× Adagio
× Andante - Allegretto Scherzando
SERVIÇO:
Datas: nesta sexta-feira, 10, e no sábado, 11
Horário de início: sexta às 20 horas, sábado às 18 e 20 horas
Local: Salão Nobre da Caixa Cultural Salvador
Endereço: Rua Carlos Gomes, 57, Centro - Salvador-Bahia
Entrada: os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível, na bilheteria, a partir das 14 horas até meia hora antes do início dos concertos
Capacidade: 80 lugares
Classificação etária: maiores de 10 anos
Conveniência: estacionamento gratuito ao lado da Caixa Cultural Salvador
Patrocínio:
Caixa Econômica Federal
www.caixa.gov.br/caixacultural
(Postado por Thaís Oliveira, com informações de Davi Nogueira, do Marketing de Selma Santos Produções e Eventos)

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