Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Itália não é tetra nem Brasil é pentacampeão

A Itália conquistou seu quarto título mundial de futebol em 2006. Em nenhum momento os italianos falaram que a Azurra ganhou o tetra.
O Brasil foi campeão em 1958 e bicampeão em 1962, porque foram duas conquistas seguidas. Para ele ser considerado pentacampeão, seria necessária uma série de cinco conquistas ininterruptas, sem pular uma vez, consecutivas, continuadas, seguidas.
A verdade é que o Brasil ostenta um imaginário título de “pentacampeão”, depois que foi “tetracampeão” e “tricampeão” mundial. Milhões de brasileiros assim se proclamam, muito embora, a Seleção Brasileira jamais foi “tricampeã” do mundo, muito menos “tetra” e menos ainda “pentacampeã”. Vale lembrar que o locutor Valdir Amaral, na década de 70, iniciava suas transmissões no rádio saudando a torcida brasileira três vezes campeã do mundo. Jamais disse “tricampeã”.
A explicação tem fundamento, mas a mídia e a publicidade brasileira conseguiu inculcar uma mentira, uma imprecisão lingüística, um erro de semântica, a de que a série de conquistas pode ser pulada, alternada: 1958, 1962 (bicampeão), 1970 (tricampeão), 1994 (tetracampeão), 2002 (pentacampeão). Assim, uma desinformação que foi passada ao longo dos tempos à opinião pública.
Com a proximidade da Copa do Mundo na África do Sul, a mídia e a publicidade começa a mesma manipulação. O Brasil já levantou a Copa do Mundo cinco vezes e vamos ver agora se a conta passa para seis.
O Blog Demais se recusa a falar em penta ou hexa. Tem que ser seguido, como sempre foi. Bicampeões do mundo, 58 e 62, tudo bem. Levar de vez a Jules Rimet em 1970, melhor ainda. Mas não era um tri (...)
Pentacampeão mesmo foi o Bahia, que conquistou títulos seguidos de 1958 a 1962. O tricolor baiano foi mais além, sendo heptacampeão (sete títulos seguidos), de 1973 a 1979. Ele ainda foi tetra duas vezes, de 1947 a 1950, e de 1981 a 1984.
Bi, tri, tetra, penta, hexa são prefixos, ou elementos de composição, melhor dizendo, de repetição, assim como quando falamos do bisavô, do trisavô, do tetravô.
Pentateuco, por exemplo, que usa o mesmo radical grego, são os cinco primeiros livros da Bíblia, no Velho Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

3 comentários:

Charles Cesar disse...

Isso é coisa de publicitário. Vide a cerveja (a bebida) que desce redobnddo e não redonda, como querem os "geniais".

Unknown disse...

Charles, já perguntei sôbre êsse "redondo" a uma inteligente e ela me disse que o redondo da propaganda não se refere ao formato, que seria sim, redonda, mas ao sentimento, ao prazer, que se tornaria então masculino, por aí. Quanto ao penta do Brasil, também concordo que só o seria se fôsse campeão cinco vezes seguidas. Às vezes fico sem entender uma discussãozinha de meu cunhado flamenguista com meu marido vascaíno, por essa mesma razão...êles somam simplesmente os campeonatos e se dizem bi, tri, etc...Vê se pode, o time é campeão em um ano, perde em vários anos a seguir e lá adiante, com outro time, quando volta a ganhar, é bicampeão. Estranho!

Nelson disse...

No Brasil existem dois time DECA campeões, ou seja, dez vezes seguidas: ABC FC de Natal e o América de Minas Gerais.