Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Orquestra Ouro Preto pela primeira vez em Feira de Santana




Pela primeira vez em Feira de Santana, a Orquestra Ouro Preto (foto 2), de Minas Gerais, se apresenta no Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, em 12 de outubro, às 20 horas, com entrada franca. A iniciativa faz parte da política cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), de promover uma aproximação maior do público com grandes espetáculos. Os convites estão disponíveis entre os dias 6 e 10, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
O espetáculo estará sob o comando do maestro Rodrigo Toffolo (foto 1), coordenador artístico e regente titular da orquestra, que traz como solista Rufo Herrera, bandoneonista argentino radicado no Brasil desde 1963. O bandoneón é um instrumento musical, semelhante a um acordeon, utilizado principalmente na Argentina, onde é o principal instrumento da orquestra de tango. Juntamente com Toffolo, Herrera é um dos fundadores da Orquestra Ouro Preto.
No repertório, obras de compositores brasileiros e argentinos, além do inglês Gustav Holst. Na abertura, a orquestra interpreta a "Suíte St. Paul", de Holst, e em seguida, transita no universo da música brasileira com a mostra de obras dos compositores brasileiros Edmundo Villani-Côrtes e Edino Krieger.
Ao final da apresentação serão interpretadas obras consagradas do tango argentino compostas por Angel Villoldo, Matos Rodríguez e Piazzolla. Os solos e arranjos do repertório portenho, escritos especialmente para a Orquestra Ouro Preto, são de autoria do bandoneonista Rufo Herrera. O objetivo do concerto é mostrar um pouco da efervescência cultural típica da América Latina.
Criada em maio de 2000 em Ouro Preto, a orquestra tem como propostas o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas e a oferta à comunidade universitária, local e itinerante, de uma programação permanente de concertos, além da difusão da música de "compositores da escola mineira", com ênfase naqueles que atuaram em Vila Rica e Mariana nos séculos XVIII e XIX, a exemplo de João de Deus de Castro Lobo (1794-1832).
A Orquestra Ouro Preto oferece, igualmente, concertos em cidades de Minas Gerais e do Brasil, difundindo a cultura musical e formando novos públicos, a exemplo do que acontecerá em Feira de Santana.
Este concerto conta com o patrocínio da empresa ArcelorMittal, por meio dos benefícios fiscais da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet.
(Com informações de Beatriz França, da Assessoria de Imprensa da Orquestra Ouro Preto e da Assessoria de Comunicação do Cuca/Uefs. Fotos de Rafael Motta).

Nenhum comentário: