Pastor e professor Brian Kibuuka é PhD em História Bíblica
No ano de dois mil e vinte e cinco, no mês segundo, na noite do quarto dia do mês, uma quase entrevista do jornalista e memorialista Dimas Oliveira com o pastor e professor Brian Kibuuka, antes e depois dele ministrar uma aula/culto ou um culto/aula com o tema "Príncipios e Métodos de Ensino", na Escola Teológica Aprisco (ETA), marcando a abertura do oitavo módulo. No encontro, perguntas foram feitas para obter mais informações do entrevistado.
A questão mais pontual foi a de como ele veio parar em Feira de Santana. E Brian Kibuuka respondeu que escolheu viver nesta cidade, ao invés de um centro maior como Campinas, onde nasceu, ou São Paulo e Rio de Janeiro. Até mesmo Coimbra, em Portugal, ou Paris, na França. Por que? Para ele, tudo nesta cidade é mais simples e a qualidade de vida é satisfatória.
Tem em Feira a tranquilidade que precisa para seus estudos e pesquisas mais preparação de livros, cursos ensaios e artigos. A @fonteeditorial, a @altabooks e a @almedinabrasil estão cuidando do relançamento de "Torá Comentada", em segunda edição revista e ampliada, e bilingue português e hebraico.
Professor de História Antiga e Medieval da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), PhD em História Bíblica, ele possui pós-doutorado pela Université de Paris I - Pantheón - Sorbonne, e participa como pesquisador no grupo Hochmah, também da Uefs.
Com o vasto currículo acadêmico que possui, Brian Kibuuca é um dos que colocam a Uefs no cenário acadêmico não só nacional como internacional.
Como crente, ele alinha os ensinamentos bíblicos às práticas cotidianas, sempre aprofundando o entendimento das Escrituras e aplicando-os de forma transformadora. E mais, ele procura seguir os passos de Jesus, o simples, caminhando junto o caminho com outras pessoas, sempre olhando para o Alto, glorficando a Deus por tudo.
Marido de Edeny e pai de Aimée, Brian é membro da Segunda Igreja Batista de Feira de Santana e mantém contatos com outros pastores, como Alex Barreto Cosmo, Miqueias França e Yvison Pinheiro, além dos poetas Antonio Brasileiro e Roberval Pereyr e o médico Cesar Oliveira, também professores da Uefs.
3 comentários:
Excelente, Dimas! Obrigado pela obra do Brian com a qual me presenteou.
Lélia Fernandes comentou: Que o Pr. Brian Kibuuka seja bem-vindo à Feira de Santana, UEFS e ao nosso meio evangélico.
Gostaria de conhecê-lo.
Abraços fraternais!
Álvaro Almeida comentou: Parabéns. Ótimo trabalho divulgando para o público pessoa de valor!
Postar um comentário