O drama "O Brutalista" (The Brutalist), de Brady Corbet, tem três horas e 14 minutos de duração, conta de duas partes e intervalo com contagem regressiva de 15 minutos. Prólogo e epílogo também.
Um filme que provoca muitos "por quê?" De fato, monumental, como é considerado pela crítica. Estranho, devastador, diferente, intrigante, que desorienta o espectador. Trata de amargura e dor e tem forte conteúdo sexual. Remete ao Holocausto.
Com sua duração, trata-se da produção mais longa indicada ao Oscar de Melhor Filme, depois de "Cleópatra" (1963) com 248 minutos; "E o Vento Levou", de 238 minutos; "Lawrence da Arábia", de 227 minutos; e "Os Dez Mandamentos", com 220 minutos.
Um arquiteto visionário húngaro judeu chamado László Toth (Adrien Brody) foge da Alemanha com sua esposa Erzsebet (Felicity Jones) no pós-guerra para reconstruir seu legado e testemunhar o nascimento da América moderna - "Bem-vindo a América" é o slogan do filme. Suas vidas são mudadas por um misterioso e rico cliente, Harrison Lee Van Buren Sr. (Guy Pearce), que oferece o sonho americano, contratando-o para projetar um grande e ambicioso monumento modernista, moldando a paisagem do país que agora chama de lar.
O protagonista é baseado em dois arquitetos judeus húngaros do mesmo período, Erno Goldfinger e Marcel Breuer.
O título remete a brutalismo (do francês "béton brut", ou "concreto bruto"), um estilo arquitetônico que se caracteriza pelo uso de concreto aparente, estruturas maciças e funcionalidade.
"O Brutalista" foi filmado quase que inteiramente em VistaVision, usado na década de 50. Uma recriação do seu logotipo é apresentada na abertura do filme.
"O Brutalista" é vencedor do Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor (Brady Corbet) e Ator (Adrien Brody). No Bafta, ganhou os prêmios de Diretor, Ator, Fotografia e Trilha Sonora Original.
Indicado para 10 Oscars: Filme, Diretor, Ator, Ator Coadjuvante (Guy Pearce), Atriz Coadjuvante (Felicity Jones), Roteiro, Fotografia, Edição, Trilha Sonora Original e Design de Produção
Está em cartaz desde quinta-feira, 20, no Orient CinePlace Boulevard, em sessão única, às 17h10. Na segunda-feira, 24, e na quarta-feira, 26, às 20 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário