Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

terça-feira, 18 de junho de 2024

Revisão do western "Flechas de Fogo"



Nesta terça-feira, 18, a revisão de "Flechas de Fogo" (Broken Arrow), clássico de Delmer Daves, 1950. É considerado um dos westerns precursores no tratamento com dignidade dos índios. A "flecha quebrada" do título original, significa o fim da luta. Nos filmes anteriores, os peles-vermelhas eram sempre mostrados como vilões. Assim, um filme revisionista que mudou a visão histórica do cinema sobre os índios.
"Deste filme, a tela pode se orgulhar... Hoje... Amanhã... Daqui a uma geração..." era o slogan que anunciava "Flechas de Fogo", visto nos anos 60, no Cine Íris.
Em 1951, foi indicado a três prêmios Oscar: Melhor Ator Coadjuvante (Jeff Chandler), Melhor Roteiro e Melhor Cinematografia. Recebeu o Globo de Ouro de Melhor Filme Promovendo Entendimento Internacional.
Durante 10 anos, houve guerra entre os brancos e os apaches de Cochise (Jeff Chandler). O ex-soldado da União Tom Jeffords (James Stewart) cavalga pelo Arizona em busca de ouro e encontra e salva a vida de um garoto apache ferido, Machogee (Robert  Foster  Dover) e começa a se perguntar se os índios são humanos, final. Logo, ele decide aproveitar a oportunidade e vai em missão ao encontro de Cochise, contra todas as probalidades, e abre diálogo, primeiramente para que o correio seja restabelecido. Mais adiante, o general Oliver Howard (Basil Ruysdael), chamado de General Bíblia, recebe ordens do governo para concluir o tratdo de paz com os índios. Enquanto isso, Jeffords se enamora e casa com a jovem índia Sonseeahray (Debra Paget, então com 15 anos). Gerônimo (Jay Silverheels) comanda os apaches insatisfeiros e Ben Slade (Will Geer) lidera os brancos que não querem a paz. Mas, o profundo ressentimento e o ódio de ambos os lados provoca tragédia. 
No elenco de apoio: Arthur Hunnicutt,  John Doucette, Joyce McKenzie, Trevor Vardette, Argentina Brunetti, Iron Eyes Cody, Nacho Galindo, Mickey Kuhn e John War Eagle, entre outros


Nenhum comentário: