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quinta-feira, 28 de setembro de 2023

A pandemia e a grande desmoralização


(imtmphoto/Shutterstock)

Fonte: https://www.epochtimes.com.br/

POR JEFFREY A. TUCKER

Em 6 de março de 2020, o prefeito de Austin, Texas, cancelou a maior feira de tecnologia e artes do mundo, a South-by-Southwest, apenas uma semana antes de centenas de milhares de pessoas se reunirem na cidade.

Num instante, com um toque de caneta, tudo desapareceu: reservas de hotel, planos de voo, apresentações, expositores e todas as esperanças e sonhos de milhares de comerciantes da cidade. Impacto económico: uma perda de pelo menos 335 milhões de dólares em receitas. E isso foi apenas para a cidade, para não falar do impacto mais amplo.

Foi o início dos lockdowns nos EUA. Não estava totalmente claro na época - minha própria sensação era de que se tratava de uma calamidade que levaria a décadas de ações judiciais bem-sucedidas contra o prefeito de Austin - mas descobri que Austin era o caso de teste e o modelo para toda a nação e depois o mundo.

O motivo, claro, foi COVID, mas o patógeno nem estava lá. A ideia era mantê-lo fora da cidade, um retrocesso incrível e repentino a uma prática medieval que nada tem a ver com a compreensão moderna da saúde pública sobre como um vírus respiratório deve ser tratado.

"Em seis meses", escrevi na época, "se estivermos em recessão, o desemprego aumentar, os mercados financeiros estiverem destruídos e as pessoas estiverem trancadas em suas casas, nos perguntaremos por que diabos os governos escolheram a ‘contenção’ de doenças sobre a mitigação de doenças. Então os teóricos da conspiração começam a trabalhar."

Eu estava certo sobre os teóricos da conspiração, mas não previ que eles estariam certos sobre quase tudo. Estávamos sendo preparados para lockdowns nacionais e globais prolongados.

Neste ponto da trajetória, já conhecíamos o gradiente de risco. Não foi clinicamente significativo para adultos saudáveis em idade produtiva (o que até hoje os Centros de Controle e Prevenção de Doenças não admitem). Portanto, o desligamento provavelmente protegeu muito poucos ou ninguém.

O decreto extraordinário - digno de um ditador medíocre da era das trevas - ignorou completamente os desejos de milhões, tudo por decisão de um homem, cujo nome é Steven Adler.

"A consideração foi entre manter esse dinheiro, jogar os dados efetivamente e fazer o que você fez?" perguntou Texas Monthly ao prefeito.

Sua resposta: "Não."

Esclarecendo: "Tomamos uma decisão com base no que era melhor para a saúde da cidade. E essa não é uma escolha fácil."

Após o cancelamento chocante, que anulou os direitos de propriedade e o livre arbítrio, o prefeito instou todos os residentes a sair e comer em restaurantes e a reunir e gastar dinheiro para apoiar a economia local. Nesta entrevista posterior, ele explicou que não teve problemas em manter a cidade aberta. Ele simplesmente não queria que as pessoas de cá e de lá - as pessoas sujas, por assim dizer - trouxessem consigo um vírus.

Ele estava aqui interpretando o papel do Príncipe Próspero em "A Máscara da Morte Rubra", de Edgar Allan Poe. Ele estava a transformar a capital do Texas num castelo onde a elite poderia esconder-se do vírus, uma acção que também se tornou um prenúncio do que estava por vir: a divisão de todo o país em populações limpas e sujas.

O prefeito acrescentou ainda um comentário estranho: "Acho que a propagação da doença aqui é inevitável. Não creio que o encerramento de South Bay tenha como objectivo impedir que a doença chegue até aqui, porque está a chegar. A avaliação dos nossos profissionais de saúde pública foi que corríamos o risco de vir para cá mais rapidamente, ou de forma maior e com maior impacto. E quanto mais tempo pudermos adiar isso, melhor será esta cidade."

E aí temos o pensamento de "achatar a curva" em ação. Chutar a lata no caminho. Adiar. Atrasar a imunidade coletiva o máximo possível. Sim, todos pegarão o bug, mas é sempre melhor que isso aconteça mais tarde do que antes. Mas por que? Nunca nos disseram. Achatar a curva era apenas prolongar a dor, manter nossos senhores no comando pelo maior tempo possível, colocar a vida normal em espera e permanecer seguro o máximo que puder.

Prolongar a dor também pode ter servido a outra agenda sub-reptícia: deixar as classes trabalhadoras - as pessoas sujas - pegarem o vírus e carregarem o fardo da imunidade coletiva para que as elites possam permanecer limpas e, esperançosamente, ela desaparecerá antes de chegar aos escalões mais altos. Havia de fato uma hierarquia de infecção.

Em todos estes meses, ninguém explicou ao público americano por que prolongar o período de não exposição era sempre melhor do que enfrentar o vírus mais cedo, ganhar imunidade e superá-lo. Os hospitais de todo o país não ficaram sobrecarregados. Na verdade, com o inexplicável encerramento dos serviços médicos para diagnósticos e cirurgias eletivas, os hospitais no Texas ficaram vazios durante meses. Os gastos com saúde entraram em colapso.

Este foi o início da grande desmoralização. A mensagem era: sua propriedade não é sua. Seus eventos não são seus. Suas decisões estão sujeitas à nossa vontade. Nós sabemos melhor do que você. Você não pode correr riscos por sua própria vontade. Nosso julgamento é sempre melhor que o seu. Iremos ignorar qualquer coisa sobre a sua autonomia corporal e escolhas que sejam inconsistentes com as nossas percepções do bem comum. Não há nenhuma restrição sobre nós e todas as restrições sobre você.

Esta mensagem e esta prática são inconsistentes com uma vida humana florescente, que requer liberdade de escolha acima de tudo. Também requer a segurança de propriedades e contratos. Presume-se que, se fizermos planos, esses planos não poderão ser arbitrariamente cancelados pela força por um poder fora do nosso controle. Essas são presunções mínimas de uma sociedade civilizada. Qualquer outra coisa leva à barbárie e foi exatamente para lá que a decisão de Austin nos levou.

Ainda não sabemos precisamente quem esteve envolvido neste julgamento precipitado ou com que base o fizeram. Naquela época, havia uma sensação crescente no país de que algo iria acontecer. Houve uso esporádico de poderes de bloqueio no passado. Pensemos no encerramento de Boston após o atentado bombista de 2013. Um ano depois, o estado de Connecticut colocou em quarentena dois viajantes que poderiam ter sido expostos ao Ébola em África. Esses foram os precedentes.

"O coronavírus está levando os americanos para um território inexplorado, neste caso, a compreender e aceitar a perda de liberdade associada a uma quarentena", escreveu o New York Times em 19 de março de 2020, três dias após a conferência de imprensa de Trump que anunciou duas semanas para achatar a curva.

A experiência a nível nacional minou fundamentalmente as liberdades e direitos civis que os americanos há muito consideravam garantidos. Foi um choque para todos, mas para os jovens que ainda estavam na escola, foi um trauma total e um momento de reprogramação mental. Aprenderam todas as lições erradas: não estão no comando das suas vidas; outra pessoa é. A única maneira de ser é descobrir o sistema e seguir em frente.

Assistimos agora a uma perda de aprendizagem épica, a um choque psicológico, à obesidade e ao abuso de substâncias em toda a população, a uma queda na confiança dos investidores, a uma redução das poupanças, reflectindo menos interesse no futuro, e a um declínio dramático na participação pública no que costumavam ser acontecimentos normais da vida: igreja, teatro, museus, bibliotecas, feiras, sinfonias, balés, parques temáticos e assim por diante. A frequência em geral caiu pela metade e isso está privando esses locais de dinheiro. A maioria das grandes instituições em grandes cidades como Nova York, como a Broadway e o Met, estão em aparelhos de suporte vital. As salas sinfônicas têm um terceiro assento vazio, apesar da redução dos preços.

Parece notável que esta guerra de três anos e meio contra a liberdade básica para quase todos tenha chegado a este ponto. E ainda assim não deveria ser uma surpresa. Deixando toda a ideologia de lado, simplesmente não é possível manter e muito menos cultivar uma vida civilizada quando os governos, em combinação com os altos comandos dos meios de comunicação social e das grandes corporações, tratam os seus cidadãos como ratos de laboratório numa experiência científica. Você acaba sugando a essência e a vibração do espírito humano, bem como a vontade de construir uma vida boa.

Em nome da saúde pública, minaram a vontade de saúde. E se você se opuser, eles vão te calar. Isso ainda acontece diariamente.

A classe dominante que fez isso ao país ainda não falou honestamente sobre o que aconteceu. Foram as suas ações que criaram a atual crise cultural, económica e social. A experiência deles deixou o país e as nossas vidas em ruínas. Ainda não ouvimos desculpas ou mesmo honestidade básica sobre nada disso. Em vez disso, tudo o que obtemos é mais propaganda enganosa sobre como precisamos de mais uma dose que não funciona.

A história apresenta muitos casos de uma população majoritária abatida, desmoralizada e cada vez mais pobre e censurada, sendo governada por uma classe dominante imperiosa, desumana, sádica, privilegiada e, ainda assim, minúscula. Simplesmente nunca acreditamos que nos tornaríamos um desses casos. A verdade disso é tão sombria e flagrante, e a provável explicação do que aconteceu é tão chocante, que todo o assunto é considerado uma espécie de tabu na vida pública.

Não haverá como resolver isso, nem sair dos escombros, até conseguirmos algo dos nossos governantes que não seja a ostentação pública de um trabalho bem feito, em anúncios patrocinados pela Pfizer e pela Moderna.

Do Instituto Brownstone

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As opiniões expressas neste artigo são as opiniões do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Epoch Times


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