Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Orient CinePlace Boulevard 14 a 20

Orient CinePlace Boulevard 14 a 20
15 - 18 - 21 (Dublado)

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Não teve tempo de ficar sex. Sexagenário






1. 13 de setembro - Aniversário do Dr. Honoris

2. Marlon Honoris Brando

3. Coelhinha da Páscoa e Gaguinho (Claudio Henrique São Paulo e esposa) com Dr. Honoris

Dr. Galã Honoris

Data lembrada, fotos enviadas, legendas e título dados pelo irmão Olney Filho

Se estivesse vivo, o ator Ilya São Paulo faria 60 anos, nesta quarta-feira, 13. Ele faleceu no dia 31 de janeiro deste ano.

Ilya Flaherty Santana São Paulo nasceu em Feira de Santana, em 1963. Filho de Maria Augusta e do cineasta Olney São Paulo e irmão do também ator Irving São Paulo, falecido em 2006. Ele foi casado com a atriz Patrícia França entre 1995 a 1997. Estava casado com Claudia Provedel, mãe de sua filha.

Em 1974, já morando no Rio de Janeiro, com 10 anos, dirigiu o curta-metragem "Memórias de um Fantoche", que foi exibido pelo Clube de Cinema de Feira de Santana, no Teatro Margarida Ribeiro. Dirigiu o documentário "Riachão do Jacuípe", sobre a terra natal de seu pai. Também dirigiu, ao lado de Dora Pellegrino, o documentário "Em Curso", em 2000. Apareceu no documentário "Sinais de Cinza: A Peleja de Olney Contra o Dragão da Maldade", de Henrique Dantas, e em "Ser Tão Cinzento", do mesmo diretor , compôs a música original.

Na televisão, Ilya São Paulo iniciou trabalhando na Rede Globo, em 1992, em "Perigosas Peruas".  No remake da novela "Irmãos Coragem" (1995), obteve destaque interpretando Jerônimo Coragem. Em 2009, passou para a Rede Record, onde atuou no seriado "A Lei e o Crime" (2009) e nas novelas "Bela, a Feia" e "Ribeirão do Tempo", ambas de 2010, e na minissérie "Milagres de Jesus", no episódio "A Multiplicação de Pães e Peixes". No ano de 2012, retornou à Globo, na novela "Gabriela".

No teatro - sua formação sua formação foi na Escola de Teatro Martins Penna -, Ilya fez em 2007 , a trilha sonora da peça "Andanças, Vida e Obra de Arthur Bispo do Rosário".

Em 7 de agosto de 2009, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino da Fundação Senhor dos Passos, com coordenação de Dimas Oliveira, promoveram o Tributo a Olney São Paulo, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). 

Então, Ilya se referiu ao evento como um "ato carinhoso para alguém muito ligado a história de Feira de Santana". Ele falou sobre o vínculo de família com sua terra, "laço, raiz com a origem, que não se deixou quebrar". Revelou que "não digo que sou baiano, sempre digo que sou feirense". Ilya São Paulo veio do Rio de Janeiro para participar do evento memorialista que marcou época. Em Feira, se juntou ao irmão Olney Filho, que veio de Salvador, entre outras personalidades ligadas ao cinema.

Nenhum comentário: