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sábado, 12 de fevereiro de 2022

"Um Homem Com uma Câmera": Documentário que todo cinéfilo deve assistir





Denis Arkadievitch Kaufman ou Dziga Vertov (2 de janeiro de 1896-12 de fevereiro de 1954), um dos mais brilhantes cineastas de seu tempo. Ele foi o responsável pela criação de diversas teorias cinematográficas. Destaca-se por aquela que ficou conhecida como cinema-olho ou cinema-verdade. Neste sábado, 12, 68 anos de sua morte, e a revisão de "Um Homem Com uma Câmera" (Chelovek s Kino-Apparatom), 1929.

Nos letreiros de apresentação, únicos do filme, a informação: "Registro em seis rolos de celulóide são fragmentos do diário de um cinegrafista e representam uma experiência cinematográfica de comunicação de acontecimentos visíveis sem a ajuda de legendas intercalares, sem a ajuda de um roteiro, sem ajuda do teatro, sem cenário e sem atores. Esta obra experimental foi feita com a intenção de criar uma linguagem absolutamente cinematográfica e verdadeiramente internacional, baseada em um total afastamento das linguagens do teatro e da literatura."

Trata-se de um documentário que mostra um dia normal, bastante típico, na União Soviética. Um cinegrafista (Michail Kaufman) filma despretensiosamente a vida da cidade: ruas vazias ao amanhecer que vão gradualmente se enchendo, depois os habitantes de Moscou, ou de outra cidade soviética (Kharkiv, Kiev e Odessa, que hoje estão na Ucrânia), no trabalho ou no lazer. São as pessoas comuns mostrando a verdade da vida cotidiana. Foi filmado durante um período de três anos.

O documentário da filmagem do referido documentário e representação de público assistindo ao filme. Até a edição do filme está documentada. Muitas vezes vemos o cinegrafista que supostamente está fazendo o filme, mas raramente, ou nunca, vemos alguma das imagens que ele parece estar filmando.

O filme é conhecido por apresentar todos os tipos de técnicas de câmera ao público. Alguns deles incluem dupla exposição, movimento rápido, câmera lenta, congelamento de quadros, cortes de salto, telas divididas, ângulos holandeses, close-ups extremos, tiros de rastreamento, imagens para trás e animação em stop motion.

"Um Homem Com uma Câmera" está:

Incluído na lista de "Grandes Filmes" de Roger Ebert;

Eleito o oitavo melhor filme de todos os tempos na pesquisa de 2012 da crítica "Sight & Sound";

Escolhido pela revista "Premiere" como um dos "100 Filmes Que Abalaram o Mundo" na edição de outubro de 1998. A lista classificou os "filmes mais ousados ​​já feitos".

Incluído no Essential 100 do Toronto International Film Festival, filmes que todo cinéfilo deveria ver.

Incluído entre os "1001 Filmes Que Você Deve Ver Antes de Morrer", livro de Steven Schneider.

Classificado como o 73º filme que não fala inglês na pesquisa dos críticos realizada pela BBC em 2018.

Curiosidades

Há uma cena de uma jovem em uma galeria de tiro. Um dos alvos tem uma suástica distinta do NSDAP. Este evento ocorre cerca de dez anos antes da Rússia ser atacada pela Alemanha. 

A câmera principal vista no filme é uma Debrie Parvo Modelo L de fabricação francesa, com o corpo em metal prateado e preto. Outras câmeras utilizadas são uma Debrie "Entrevista" tipo A com corpo de madeira, vista quando o cinegrafista a carrega no meio da multidão do mercado e na praia; um Debrie Parvo Modelo K, que se destaca pelo maior uso de alumínio em seu corpo e no tacômetro, visto carregado pelo cinegrafista no pórtico móvel, na mina e na barragem; um ICA ou Zeiss Ikon Kinamo compacto 35mm usado nas cenas de cruzamento de tráfego; uma Debrie Labrely GV Model F e, finalmente, uma Debrie "Sept" - outra câmera compacta.

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