Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

sábado, 16 de outubro de 2021

Ivanito Rocha: um nome dos anos dourados do rádio feirense

Além de apresentador, um dos principais cantores da Rádio Cultura


Ivanito Rocha, um dos principais cantores da Rádio Cultura


Ivanito como paraninfo de turma de formandos do Santanópolis


Ivanito no campo do Estádio Municipal em fase de terraplanagem e com muro concluído


Ivanito Rocha entregando faixa de campeão como dirigente da Liga

Fotos: Álbum da família

Uma personalidade que merece ser homenageada: Ivanito Raimundo de Lima Rocha, aliás Ivanito Rocha, 84 anos, natural de Mairi, quando era Monte Alegre. Ele marcou época na radiofonia de Feira de Santana e também no esporte.

Ele lembra que o responsável pela vinda de sua família para Feira de Santana, em 1945, foi Eduardo Fróes da Motta.

Ivanito Rocha iniciou no rádio em 1948, na Rádio Sociedade. "Após vencer três programas de calouros seguidos, Pedro Matos me colocou entre os artistas locais para cantar nos programas de auditório, pagando cachês na época", conta. Entre os cantores locais se destacavam Geraldo Borges, Pipiu Bahia, Aloísio Santiago, Chico Baiano, entre outros.

"Em 1950, com a inauguração da Rádio Cultura, com seu palco suntuoso, recebi convite de Eduardo Fróes da Motta, que me admirava, para participar da emissora", orgulha-se. Ele destaca que "a partir daí, atuando como cantor, permaneci entre os colegas Raimundo Oliveira (desaparecido prematuramente em acidente automobilístico), Geraldo Borges, Irmãs Santana, Ednalva Santana, Antonio Moreira, Aloísio Santiago, J. Silva, Raimundo Lopes, Marcelo Melo".

- Vivemos anos dourados no rádio feirense. Em 1956, "comecei a trabalhar propriamente dito na emissora, criando o Departamento de Esportes, além de programas de estúdio, dentre eles "Duas Vozes e um Violão", com parceria de Raimundo Lopes. O programa permaneceu no ar durante 14 anos -, rememora. Também, o "Canta Brasil". Além de apresentador, era um dos principais cantores da emissora.

Nos finais dos anos 50 e início dos anos 60 surgiu o rock’n roll e "criei na Cultura o 'Ritmo Alucinante', primeiro programa de rock da Bahia que permaneceu no ar durante 12 anos, e que promoveu três festivais de rock com presenças de aficionados desse ritmo".

No 1º Festival de Rock da Rádio Cultura "Rítmo Alucinante", realizado em 16 de agosto de 1960, Ivanito foi apresentador ao lado de Edson Magalhães, além dos locutores convidados Lucílio Bastos e Maria Helena, da Rádio Sociedade. "Marcelo Melo e Elio Oliveira se destacaram no evento. Valdir Serrão e o cantor Demétrius, de sucesso a nível nacional participaram do festival", disse.

Ainda na Cultura, ele criou um programa de serestas, "Eu, Você e a Noite", nas segundas-feiras e terças-feiras, às 22 horas. 

Programa Esportivo

Em 1959, frei Hermenegildo e Araújo Freitas convidaram Ivanito Rocha para comandar a equipe de esportes da Rádio Sociedade. "Foi quando ocorreu um fato talvez inédito no rádio brasileiro, com minha permanência nas duas emissoras mais conceituadas da cidade durante três anos", recorda.

"Devo salientar que entre os valores do rádio da época consegui colocar nos microfones, iniciantes que até hoje militam no rádio e alguns já falecidos na área do esporte. Revelei Edmundo de Carvalho, Jair Cesarinho, Lúcio Bomfim, Marivaldo Bastos, Ângelo Belmonte, e Itajay Pedra Branca, que iniciou nos esportes sob o meu comando", pontua.

Como radialista, ele atuou ainda como comentarista esportivo. Ivanito deixou o rádio em 1972 para cuidar de outros afazeres.

Também assinava a coluna "Notas Esportivas", no jornal "Gazeta do Povo". 

Ainda no esporte, ele acompanhou o início da construção do Estádio Municipal Almaquio Boaventura, em 1952. Desde 1967, passou a ser Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Joia da Princesa.

Torcedor nato do Bahia de Feira, quando no amadorismo, chegou à presidência do clube entre 1961 e 1967, colocando o "Tremendão" no Campeonato Baiano 1ª Divisão. Foi presidente da Liga Feirense de Desportos Terrestres e vice-presidente por duas gestões.

Em 1959, foi um dos fundadores do Clube dos Fotógrafos Amadores de Feira de Santana junto com Gerson Bulos, Osvaldo Daltro e Renato Cotias.

Dirigiu durante 12 anos a Euterpe Feirense nas gestões de José Falcão e "fundei com o mesmo o atual Clube de Campo da Euterpe". Também foi sócio fundador do Clube dos Comerciários.

Política não

"Fui um dos responsáveis pela criação do antigo MDB em Feira com Oscar Marques e Jose Falcão da Silva", mas "nunca gostei de colocar meu nome em julgamento". Em 1970, "José Falcão, de que era muito amigo desde a minha chegada em Feira, me fez vários apelos para ser candidato a vereador. Todos davam certeza que seria eleito, mas obedecendo um pedido de meu pai, recusei e nunca tive este desejo de me tornar político apesar de gostar da política como militante".

Ivanito estudou no Colégio Santanópolis - foi paraninfo da turma de formandos de 1966. Também foi contador na empresa Souza Cruz. Mais recentemente, deixou o ramo farmacêutico, a Farmácia Flora, na Brasília, e está aposentado, dedicando-se à dança de salão com sua esposa Nilcélia - são casados há 46 anos. O casal tem os filhos Ivanito Júnior, Ivana e Ivanide mais netos.

Nenhum comentário: