Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 16 de novembro de 2019

Filme noir sobre a Revolução Francesa

Robert Cummings e Arlene Dahl em "A Sombra da Guilhotina"
Fotos: IMDb

A revolução francesa do século 18, em 1794, em filme noir de Anthony Mann - com fotografia de John Alton. Assim pode ser definida "A Sombra da Guilhotina" (The Black Book), uma aventura fantasiada, também chamada de "Reino do Terror", realizada há 71 anos, em 1948. Na trama, ambição, poder, intriga política, traição e também romance no meio do caos e da carnificina. Foi visto em DVD na manhã desta sábado, 16.
Robespierre (Richard Basehart), figura poderosa na Revolução Francesa e no subsequente Reino do Terror, julga e executa seus rivais. O filme começa com ele se desfazendo de Danton (Wade Crosby). Desejando poder absoluto, está procurando seu 'livro negro', uma lista daqueles marcados por ele para a guilhotina e uma chave para ajudá-lo a emergir como o ditador do país. Se o livro cair em mãos erradas, isso significaria sua ruína política e morte. 
Charles D'Aubigny (Robert Cummings) se infiltra no círculo interno de Robespierre, passando-de como o "açougueiro de Estrasburgo", um tirano tão sedento de sangue quanto o próprio.
No círculo das pessoas próximas do poder, a confiança é uma mercadoria escassa; todos observam suas próprias costas e planejam esfaquear um ao outro, como são os casos de Fouché (Arnold Moss) e Saint Just (Jess Barker). Perseguido e com a ajuda de Madelon (Arlene Dahl), D'Aubigny corre contra o relógio para entregar o livro negro e salvar François Barras (Richard Hart) da guilhotina.
No final, antes de D'Aubigny e Madelon ficarem juntos, Fouché pergunta ironicamente o nome de um jovem soldado. "Bonaparte", vem a resposta. "Napoleão Bonaparte".

Nenhum comentário: