Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard
28/11 a 04/12: 14 - 16h10 - 18h20 - 20h30 (Dublado)

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Fato inédito há mais de 30 anos


Um jato Boeing já sobrevoou Feira de Santana. Verdade, sim. O acontecimento inédito e único até hoje se deu em 1983 e o jornalista Dimas Oliveira estava no programa. Não foi nenhum voo de reconhecimento ao então projetado aeroporto. Foi para comemorar o Dia da Criança, em 12 de outubro daquele ano.
Foi uma ação conjunta da Rota Turismo (dirigida por Naron Vasconcelos) com a Viação Aérea São Paulo (Vasp), empresa extinta, que tinha como promotores Carlos Garcia e Carlos Eduardo de Teive e Argolo, com o programa Voo de Turismo Infantil (VTI).
O VTI era um voo panorâmico exclusivo para crianças de cinco a 12 anos, criado pela Vasp em 1979, no Ano Internacional da Criança, com o objetivo de transmitir aos passageiros mirins, de forma educativa e didática, os principais enfoques sobre o avião.
No caso especial, foram 100 crianças de Feira de Santana - 40 delas reservadas pelo Mendonça Supermecados - que se juntaram a outras de Salvador e durante 45 minutos tiveram um passeio aéreo sobre Salvador e Feira.
As crianças receberam brindes, visitaram a cabine de comando do jato Super 200 e receberam autógrafos dos tripulantes nos diplomas de passageiros mirins.
Então, o custo por criança foi de Cr$ 20 mil (vinte mil cruzeiros). 
Super 200
O jato em questão era um Boeing 727-200, do qual a Vasp foi a única operadora no Brasil a utilizá-lo para o transporte de passageiros. O Super 200 era a forma do marketing da Vasp diferenciar as aeronaves das operadas pela Varig, Cruzeiro e Transbrasil, que eram do modelo 727-100 (menor alcance e capacidade de passageiros).
Esta aeronave é considerada por entusiastas de aviação, como uma das mais belas que já foram projetadas.
Hoje ainda se encontram em voo algumas destas aeronaves sendo operadas para voos cargueiros (FedEX, VarigLog, Rio e TAF), como informa Thomas Otto Pracuch.

Nenhum comentário: