Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard
15 - 18 - 21 (Dublado)

sábado, 5 de março de 2011

Maior cajueiro do mundo

Postagem em Natal-RN
Na manhã deste sábado, 5, tendo Edna e Celso Boaventura como cicerones, visita com Doralice ao maior cajueiro do mundo, ponto obrigatório de visitação turística do Rio Grande do Norte.
A maior árvore frutífera do planeta, está localizada a cerca de 25 quilômetros de Natal, na praia de Pirangi do Norte. O maior cajueiro do mundo foi registrado no Guiness Book no ano de 1994.
A área em que se encontra o cajueiro era antigamente um sítio de propriedade de Sylvio Pedrosa, ex-prefeito de Natal, e que posteriormente foi doado ao Governo do Estado. Segundo os habitantes mais velhos da região, a árvore tem aproximadamente entre 110 a 120 anos de existência.
Do seu tronco original saíram dezenas de galhos que, por sua vez transformaram-se em outros verdadeiros troncos. A explicação para isso é uma anomalia que os agrônomos caracterizaram de fitoteratológica: fito (planta) terato (monstruosidade) lógica (estudo).
Por sofrer dessa anomalia seus galhos tocam no solo e criam raízes secundárias que ajudam na alimentação da árvore, mas todos eles são dependentes do tronco principal.
A profundidade das raízes é de um a dois metros e a do tronco principal de 20 a 25 metros , por isso todos dependem do tronco. O cajueiro atualmente possui uma área de 8.300 m² , o que corresponde a um agregado de 70 cajueiros de porte normal, estima-se que se houvesse espaço para seu crescimento poderia alcançar 30 a 40.000 m² .
Quando chega a época de safra, novembro a janeiro, o cajueiro chega a produzir de 70 a 80 mil cajus, o equivalente a 2,5 toneladas. O fruto não é vendido e os turistas podem levar, sem exagero, alguns para casa. O nascimento do maior cajueiro do mundo é um mistério, uma versão é que ele poderia ter sido plantado pelo antigo proprietário do terreno.
Dezoito anos depois de visita anterior, em janeiro de 1993, está tudo mudado para melhor, pois o cajueiro possui uma estrutura ao seu redor com lojas de artesanato da região, mirante com 10 metros de altura para apreciar sua copa inteira e guias que falam inglês e espanhol.
Fonte: http://www.omaiorcajueirodomundo.com/

Um comentário:

Mariana disse...

Incrível, mesmo, Dimas. Regina Casé, da Globo, mostrou certa vez, essa maravilha da natureza em uma reportagem que fez para o Fantástico, se não me engano.
E vocês, ainda conseguiram algum caju prá provarem a qualidade, apesar de já ter passado janeiro?