Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Promoção no Orient CinePlace Boulevard

Promoção no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25
14 - 16h20 - 18h40 (Dublado) - De quinta-feira, 26, a segunda-feira, 30: 13h40 - 16 - 18h20 - 20h40 (Dublado)

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25

Pré-venda e pré-estreia no Orient CinePlace Boulevard, quarta-feira, 25
14 - 16h15 - 18h35 - 20h55. De quinta-feira, 26, a segunda-feira, 30: 13h50 - 16h15 - 18h35 - 20h55

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Filme que é uma preciosidade



Gabourey Sidibe com Mo'Nique (a mãe) e com Paula Patton (a professora)
Fotos: Divulgação
Nunca se viu nada como "Preciosa: Uma História de Esperança" (Precious - Based On the Novel 'Push' By Sapphire), de Lee Daniels, primeiro cineasta negro a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme. Está em exibição no Orient Cineplace desde sexta-feira, 26, e provavelmente não emplaca uma segunda semana - foi visto no sábado, 27. Assim, em cartaz até quinta-feira, 4 de março, em duas sessões, às 19 horas e 21h20. O filme é forte, marcante, realista. Tocante, emocionante, sem ser piegas.
O filme, como diz o título original, é baseado no livro homônimo de Sapphire, aliás Romona Lofton (aparece no filme como mulher da creche), artista bissexual.
A personagem título do drama, Claireece Precious Jones (Gabourey Sidibe, indicada ao Oscar de Melhor Atriz) é uma adolescente (16 anos) negra, obesa, pobre, semianalfabeta, grávida de seu segundo filho (tem uma filha com síndrome de Dawn, apelidada Mongo), que sofre violência doméstica, que é abusada pela mãe (Mo'Nique, indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante) e estuprada incestuosamente pelo pai (Rodney Jackson) e que ainda adquire Aids. Ela anda sempre como os olhos quase fechados. Uma personagem triste, como o filme.
Expulsa da escola, Precious é levada a entrar numa outra escola, esta alternativa. É a esperança de que sua existência cheia de mazelas e tristezas tome um destino diferente. O cenário é o Harlem, em Nova York, e o filme se passa em 1987. Faz referências a Martin Luther King.
Com toda essa carga negativa, ela não tem qualquer sentimento de amor. Na nova escola, ela passa a ter ajuda (da professora Miss Rain, interpretada por Paula Patton) de como lidar com sua vida. Também tem ajuda da assistente social Mistress Weiss (Mariah Carey). Preciosa acha meios de fuga de tantos traumas e passa a colocar em prática sua imaginação - em cenas oníricas que aliviam a tensão.
Em cena, assistência ao filme "Duas Mulheres" (La Ciociara), de Vittorio de Sica, 1960, com Sophia Loren e Eleonora Brown. Depois, na imaginação de Precious ela interpreta parte da cena.
Todo o negativismo mostrado no drama tem superação. A salvação e redenção estão contida na trama, o que eleva o filme.

No "Túnel do Tempo Dominical" de Adilson Simas



Foto da fachada do Cine Theatro Santana, extraída do "Blog Por Simas".
Não dá para identificar o filme anunciado no cartaz (á direita).
Funcionou até os anos 50, em Feira de Santana, na rua Conselheiro Franco.

Formatura do presidente da Câmara de Madre de Deus


Dailton Filho entre Tiago Martins e Jibson Coutinho
Foto: Divulgação
O presidente da Câmara Municipal de Madre de Deus Dailton Filho (DEM), recebeu amigos na sua formatura em Direiro pela FIB, na sexta-feira, 26.
A formatura teve a presença do deputado federal ACM Neto e do ex-governador Paulo Souto, que participaram ativamente da colação de grau nas posições de paraninfo e patrono da turma.
Várias lideranças de Madre de Deus e da Bahia prestigiaram o evento, entre elas o vereador de Madre de Deus Jibson Coutinho (PHS) e Tiago Martins,do PTN de Salvador.

Atrações do Encontro de Muares de Sela

Prefeito Tarcízio Pimenta com a dupla Edilson & Edmilson

Foto: Jorge Magalhães
No I Encontro de Muares de Sela, promovido pelo casal Iraci e Carlos Alberto Ferreira de Souza, no clube da Regional de Feira de Santana da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), apresentações musicais da dupla Edilson & Edmilson - Os Vaqueiros Apaixonados, de Conceição do Coité, e de Zezinho Aboiador com a banda Forrozão Sela Rasgada, de Valente.
A dupla de irmãos Edilson & Edmilson apresentaram CD e DVD ao vivo, este gravado em 2009. Cantor de vaquejada, Zezinho Aboiador também foi a atração com músicas do mais novo CD e apresentando seu primeiro DVD.

Dirigentes da Microsoft visitam Feira de Santana





Prefeito recebe na terça-feira três dirigentes da empresa de Bill Gates







Dirigentes da Microsoft no Brasil visitam Feira de Santana na próxima terça-feira, 2 de março. Eles vêm conhecer in loco a revolução digital que a Prefeitura empreende com os programas Feira Cidade Digital e Saúde Digital, implantados em escolas, praças, postos de saúde, unidades móveis. O objetivo é viabilizar parcerias com o Governo Municipal.
Também está agendada visita ao Planetário do Museu Parque do Saber, cujos software de gerencimento de rede (NT Server) e sistema operacional (Windows XP) foram desenvolvidos pela Microsoft da Alemanha.
O prefeito Tarcízio Pimenta e o presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa Cezar Orrico vão recepcionar Silvia Fernandes Acenso (Foto: Reprodução), diretora de Educação e Desenvolvimento de Negócios; Anacarla Leal Marques, diretora de Negócios de Setor Público da Região Norte/Nordeste; e Carlos Bastos, diretor de Parceiros da Bahia/Alagoas/Sergipe, todos vindos de São Paulo.
Quem é
Fundada por Bill Gates em 1975 nos Estados Unidos e com subsidiárias em mais de 100 países, a Microsoft Corporation é a maior empresa do mundo no segmento. Ela iniciou as suas atividades com a missão de colocar "um computador em cada casa e em cada mesa de trabalho".
Em 35 anos tornando a tecnologia e a inovação acessíveis a milhões de pessoas no mundo todo, a Microsoft assumiu o compromisso de capacitar pessoas e negócios a atingirem seu potencial pleno, trazendo o potencial como elemento fundamental de sua missão corporativa.
Para alcançar a meta, a empresa atua em três frentes: realizando o potencial de pessoas, realizando o potencial de empresas e profissionais e realizando o potencial de comunidades. Juntas, elas estimulam a criação de oportunidades, incentivam o crescimento econômico e apóiam a comunidade com tecnologias inovadoras.
No Brasil desde 1989, com sede em São Paulo, a Microsoft possui 13 escritórios regionais e investe continuamente no país.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Sinval Vieira diz que Copa Sertaneja é grande iniciativa

Sinval Vieira e Cláudio Boaventura Júnior acertam Copa Sertaneja
Foto: Divulgação



O coordenador de Excelência da Sudesb, Sinval Vieira, acompanhado do assessor Hildebrando Patriarca estiveram reunidos na tarde de sábado, 27, com a diretoria da Liga de Futsal de Feira de Santana, para tratar da realização da Copa Sertaneja de Futsal - Masculina e Feminina, Edição 2010, considerada uma das principais iniciativa s para o esporte baiano, tendo em vista a grande abrangência que dará ao interior do Estado, especificamente falando das regiões Norte, Nordeste, Chapada Diamantina, Recôncavo e Metropolitana.
Além do presidente da Liga de Futsal Cláudio Boaventura Júnior, participaram da reunião os jornalistas André Pamponet, Everaldo Góes, Geraldo Lima, além do gestor da Copa, Cláudio Boaventura, do vice-presidente da LFS, Edvaldo Lírio e do assessor da presidência Horácio Bitencourt.
Segundo Sinval Vieira, até o dia 12 de março a competição terá sua estrutura definida juntamente com a Liga e a Federação Baiana de Futebol de Salão, parabenizando o gestor Cláudio Boaventura pela oportunização que vem dando ao evento incluindo novas regiões alcançando assim um grande número de cidades presentes, o que tornará a competição "na maior do Nordeste em termos de futsal".
"Estamos cientes da capacidade da Liga nesta parceria, e a convicção é enorme quanto ao sucesso deste evento no tamanho em que ele será realizado." disse Sinval Vieira.
A expectativa da Liga de Futsal de Feira de Santana - Superliga Futsal - é da participação de 96 municípios, divididos em 24 grupos de quatro equipes cada, em sua primeira fase classificatória totalmente regionalizada, num total de 3.840 atletas, e público estimado de 200 pessoas por partida, num total de 780 jogos, no período de 20 de março a 31 de julho, em ambas as categorias, como disse Cláudio Boaventura, gestor da Copa.
"Contaremos com o decisivo apoio da Sudesb, através de Sinval Vieira, e da Federação Baiana de Futebol de Salão, através do presidente Rosalvo Reis, para esta competição que será, com certeza, a maior realizada no Norte e Nordeste do país, envolvendo seleções municipais de futsal, nas categorias feminina e masculina, que disputarão simultaneamente, na sua primeira fase. Realizaremos 12 congressos técnicos e clínicas de arbitragem, em data ainda a ser definida juntamente com a Sudesb", afirmou.
Não será cobrada nenhum tipo de taxa para a inscrição de cidades nem de seus atletas. "No entanto, gostaríamos que houvesse a confirmação antecipada para que possamos formatar os congressos técnicos e as respectivas clínicas", informou o dirigente.
Será montado o setor de registro totalmente informatizado contando os dados de cada atleta, além de um controle de cartões amarelos e vermelhos, dando a transparência necessária a todas as equipes participantes.
Contatos: superligafutsal@gmail.com. Telefones: (75) 3489-2888 - 9194-1464 - 9961-9761 - 8823-9353 - 8186-5516
(Com informações de Cláudio Boaventura)

Compartilhando conquista

"Em 2009 reconquistamos a condição de maior banco do Brasil. Hoje divulgamos um dos melhores resultados de nossa história. Compartilho com você minha emoção e meu orgulho por esta conquista.
Parabéns e muito obrigado!
Um grande abraço".
Este o texto de telegrama enviado pelo presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, para todos os funcionários da instituição.

Tarcízio Pimenta tem encontro com Colbert Filho



Na manhã deste domingo, 28, durante a realização do I Encontro de Muares de Sela, promovido pelo casal Iraci e Carlos Alberto Ferreira de Souza, no clube da Regional de Feira de Santana da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), o prefeito Tarcízio Pimenta teve oportunidade de conversar com o deputado federal Colbert Martins Filho (PMDB), como mostram as fotos de Jorge Magalhães.
Na sexta-feira, 26, os dois já haviam se encontrado duarante a entrega do ônibus do programa Feira Cidade Digital.

Tarcízio Pimenta, Fernando Torres e os deputados de fora

"Tudo indica que serei candidato à Câmara dos Deputados", afirmou o deputado estadual Fernando Torres (DEM), em sua fala no ato de abertura do Torneio Início da II Copa de Futebol da Queimadinha, no Campo do Fumo, na manhã deste domingo, 28.
Ele tratou sobre os deputados chamados "copa do mundo", aqueles que aparecem de quatro em quatro anos, que "enganam, conseguem o voto e depois somem". Fernando Torres informou que cada parlamentar pode disponibilizar R$ 11 milhões anuais em emendas para os municípios.
O prefeito Tarcízio Pimenta (Foto: Jorge Magalhães) referendou a fala e alertou: "Vocês votam em candidatos de fora que não trazem nada para Feira de Santana. Ninguém coloca nada em emendas. Deputado tem que ser de Feira de Santana".

Ônibus digital permanece no Boulevard até a noite de terça

O ônibus do programa Feira Cidade Digital, disponibilizando Internet gratuita, permanece no estacionamento do Boulevard até a noite da próxima terça-feira, 2 de março. Inicialmente, estava previsto para ficar até este domingo, 28, no horário de funcinaamento do shopping.
Na manhã deste domingo, o prefeito Tarcízio Pimenta acompanhou o início das atividades no ônibus, observando a satisfação dos usuários pela disponibilização de programa de inclusão digital, acompanhado do vereador Luiz Augusto de Jesus.
Adaptado para funcionar como um laboratório de informática, o equipamento está montado em um ônibus Volkswagen, modelo 9150 EOD MWM, zero quilômetro.
A oferta de Internet gratuita para pessoas de todas as idades, de crianças até adultos, conta com 21 notebooks. Cada pessoas dispõe de 30 minutos para utilização do equipamento, que ainda conta com câmeras de filmar Intelbrás colorida, impressora multifuncional HP laser, som ambiente no teto, rádio de comunicação, GPS, ar condicionado e sistemas de segurança.
Os 21 notebook são de 4 gigas, HG de 250 e monitor de 17 polegadas. No ônibus ainda estão instalados um monitor LCD de 42 polegadas, quatro antenas Alvarion que operam em diversas seqüências, gravadores de DVR.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)
Observação: O jornalista Dimas Oliveira (Foto: Jorge Magalhães) alimentou o site da Prefeitura de Feira de Santana na manhã deste domingo utilizando notebook do ônibus digital.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Diferença pró Serra é de mais de 6 milhões de votos

Pesquisa Datafolha mostra que a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT) com 28% e o governador de São Paulo José Serra (PSDB), com 32%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas maiores de 16 anos
Com base nos resultados obtidos pelos dois candidatos, por região, a vantagem de José Serra, no momento, é de cerca de 6,3 milhões de votos. Isso considerando o número de eleitores por região, segundo o TSE - Dezembro / 2009
Norte/Centro Oeste: 18.952.039
Nordeste: 35.679.053
Sudeste: 57.520.315
Sul: 19.748.776
Exterior: 154.097
Total: 132.054.280
Os números de José Serra
Sudeste: 38% - 21.857.719
Sul: 38% - 7.504.534
Norte/Centro Oeste: 32% - 6.064.652
Nordeste: 22% - 7.849.391
Total: 43.276.296
Os números de Dilma Rousseff
Sudeste: 24% - 13.804.875
Sul: 24% - 4.739.706
Norte/Centro Oeste: 29% - 5.496.091
Nordeste: 36% - 12.844.459
Total: 36.885.131
Do total de eleitores apontados pelo TSE (132.054.280) os percentuais conferem
28% (Dilma Rousseff) é igual a 36,9 milhões de votos,
32% (José Serra) é igual a 42,2 milhões de votos
(José Serra ainda tem margem de 1 milhão de votos)

Blog Demais alcança 700 mil visitas

É provável que o Blog Demais alcance na noite deste sábado, 27, o número de 700 mil visitantes, segundo o Hit Counter - no momento desta postagem está com 699.897.
Esta é a postagem 435 deste mês de fevereiro - em janeiro foram 405 postagens -, totalizando 840 este ano.
Outro detalhe: o blog está com 126 seguidores, segundo o Google Friend Connect.

Ônibus com Internet no Boulevard Shopping




Equipamento fica disponível neste sábado e no domingo

O ônibus do programa Feira Cidade Digital, que leva Internet gratuita à população, apresentado pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã de sexta-feira, 26, encontra-se no estacionamento do Boulevard Shopping (Fotos: Jorge Magalhães/Secom), permanecnedo neste sábado, 27, e no domingo, 28, no horário de funcionamento do estabelecimento, até às 22 horas.
Na tarde deste sábado, o prefeito Tarcízio Pimenta acompanhou a instalação do ônibus no espaço cedido pelo Boulevard.
O equipamento itinerante está montado em um ônibus zero quilômetro Volkswagen, modelo 9150 EOD MWM, adaptado para funcionar como laboratório de informática, oferecendo Internet gratuita e cursos de informática para crianças e adultos, contando com 21 notebooks Também disponibiliza escada elétrica com movimento hidráulico para acesso de portadores de cuidados especiais.
O equipamento ainda conta com câmeras de filmar Intelbrás colorida, impressora multifuncional HP laser, som ambiente no teto, rádio de comunicação, alarme de segurança, GPS, ar condicionado e extintor CO2.
Além dos 21 notebook, de 4 gigas, HG de 250 e monitor de 17 polegadas, no ônibus estão instalados um monitor LCD de 42 polegadas, quatro antenas Alvarion que operam em diversas seqüências, gravadores de DVR.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Bispo Roque Hudson recebe homenagem







1. Bispo Roque Hudson com Neide Mamona agradece ao prefeito Tarcízio Pimenta
2. Tarcízio agradece apoio dos evangélicos
3. Deputado federal Sérgio Brito conversa com Tarcízio sob as vistas de Roque Hudson
Fotos: Jorge Magalhães/Ascom
O prefeito Tarcízio Pimenta participou na manhã deste sábado, 2, na Igreja Batista das Nações, na Serraria Brasil, da celebração a Deus por mais um ano de vida do bispo Roque Hudson Mamona - que completou 49 anos. Além de líder espiritual da Igreja, ele é presidente da Associação de Ministros Evangélicos da Bahia (AME-BA).
Na oportunidade, também estiveram presentes o vice-prefeito Paulo Aquino, secretário de Desenvolvimento Econômico Justiniano França, deputado federal Sérgio Brito, deputado estadual José Neto, ex-secretários municipais Denise Mascarenhas (Saúde) e Mário Borges (Agricultura), radialista Carlos Geilson, bispo Gilberto Ruy Rocha, presidente da AME-Feira, entre bispos, pastores e fiéis, inclusive de Alagoinhas, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.
O bispo Gilberto Ruy Rocha fez oração intercessória pelo aniversariante depois de destacar nele os "rótulos de Deus" contidos na Bíblia para líderes, citando Abraão, Davi, Gideão, Daniel, Samuel. Para ele, o bispo Roque Hudson é "um homem angulado, determinado, ousado, amigo de Deus".
"Deus está alegre por este momento", disse o prefeito Tarcízio Pimenta, que agradeceu o apoio dos evangélicos ao seu governo e ressaltou o trabalho do bispo Roque Hudson à frente da AME, "presente nas ações sociais, ocupando o espaço".
Tarcízio Pimenta aproveitou para fazer um relato sobre as ações empreendidas pela Prefeitura, principalmente na área da educação - "este é o ano da educação", garantiu. "Estamos instituindo a maior reforma na rede municipal de ensino, melhorando as condições de aprendizagem", completou, ao falar da colocação de laboratórios de informática, lousa digital, condensadores de água nas unidades da séde e dos distritos. "Feira está se tornando a primeira cidade totalmente digital".
Em sua fala também destacou a implantação da Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, entregue a um envangélico, Mizael Freitas Santana, bem como tratou sobre Feira estar próxima de se tornar, "até o final do meu mandato, como a cidade com melhor saúde pública do Brasil".
O vice-prefeito Paulo Aquino referendou as palavras de Tarcízio Pimenta sobre a ajuda que a AME-Bahia presta ao governo e falou sobre a importância da amizade que tem com o bispo Roque Hudson e com outros líderes evangélicos. Ele entregou uma placa destacando o "trabalho pela unidade dos pastores em Feira de Santana à frente da Associação".
O homenageado, ao lado da sua esposa, pastora Neide Mamona, com quem está casado há 29 anos, agradeceu a Deus pelo momento e afirmou que "a igreja evangélica está orando pelo Governo Municipal e seus dirigentes". Finalizou dizendo que "ser pastor é ser guerreiro"

Ciro Gomes afirma que há muita corrupção no governo Lula

Está no "Globo Online", como o "Blog do Noblat" veiculou:

Ex-ministro do governo Lula, o deputado Ciro Gomes (PSB) voltou nesta sexta-feira a atacar duramente a aliança entre PT e PMDB e disse que há muita corrupção no governo federal. Ciro, que quer ser candidato à Presidência pelo PSB mas sofre pressão do presidente Lula para disputar o governo de São Paulo, começou chamando a aliança entre PT e PMDB de "ajuntamento oportunista". Quando perguntado se há corrupção na gestão Lula, respondeu:
- E muita. Já falei que essa aliança é um roçado de corrupção, um roçado de escândalos - disse, em entrevista à rádio O Povo/CBN, em Fortaleza.
Ciro disse já ter mostrado para o presidente Lula os pontos vulneráveis à corrupção em seu governo.
- Se a gente está chocado com os escândalos do Sarney, com os escândalos do Renan, nós vamos ter uma oportunidade agora. E aí é que está a minha questão dessa aliança do PT com o PDMB. Não pela aliança, que também não quero desqualificar como se eu quisesse governar o Brasil sozinho. A questão de uma aliança é se ela pode ser negociada na frente de vocês. Mas como é que se junta aqui? É no suborno, é no clientelismo.
O PT tem evitado rebater porque tenta fazer de Ciro candidato em São Paulo, tirando-o do caminho da candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência. Nesta sexta, a executiva do PT paulista decidiu que até o fim de março seu candidato terá de estar definido. O nome será apresentado ao Diretório Nacional no dia 6 de abril.
Caso Ciro recuse mesmo a proposta de ser o candidato da frente de nove partidos liderada pelo PT, a direção poderá indicar o senador Aloizio Mercadante para a disputa. Ciro reafirmou que é candidato à Presidência, mas não descarta a disputa paulista.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Nada consta sobre Colbert

No site da Prefeitura de Feira de Santana, alimentado pela Secretaria de Comunicação Social, postagem com foto da visita do deputado federal Colbert Martins ao ônibus itinerante do programa Feira Cidade Digital, que foi entregue na manhã desta sexta-feira, 26, pelo prefeito Tarcízio Pimenta.
No texto, está contido: "Para o deputado federal Colbert Martins (PMDB), levar Internet às comunidades vai permitir maior acesso à informação e, segundo ele, o mais importante é que a prioridade seja dada às escolas. 'O foco tem que ser educação', destacou".
No "Blog de Colbert", nenhuma linha sobre o assunto, assim como no "Blog Por Simas" e no "Esteves Por Aí", de seus assessores Adilson Simas e Zezé Esteves, nenhum registro sobre o fato.

Pastor e ex-deputada debatem sobre "lei de homossexualismo"

A polêmica do Projeto de Lei 122/2006 foi o assunto em pauta no "Programa do Ratinho", no SBT, na quarta-feira, 24, onde o pastor Silas Malafaia, da Assembléia de Deus, apresentador do programa "Vitória em Cristo", e a ex-deputada Iara Bernardes, autora do PL, debateram acaloradamente sobre a possível aprovação do projeto de lei que sanciona como crime qualquer ação, ou mesmo opinião, que venha a ser interpretada como discriminação ou preconceito em relação ao homossexualismo.
Esse polêmico projeto de lei também é chamado entre os evangélicos de "Lei da Mordaça" ou "Lei do Privilégio".
Fonte: "O Galileo"

Música gospel deverá ter incentivo fiscal

Eventos cristãos poderão gozar dos benefícios do Programa Nacional de Apoio à Cultura, instituído pela Lei Rouanet

A música gospel deverá ser reconhecida como manifestação cultural, segundo o Projeto de Lei da Câmara 27/09, que recebeu nesta semana parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
O projeto, que já recebeu parecer favorável da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), ainda será examinado pelo plenário. O seu relator na CE, senador Papaléo Paes (PSDB-AP), lembrou que a música gospel nasceu nos Estados Unidos e integrou-se à "dinâmica cultural brasileira, perpassando os diversos segmentos da sociedade e integrando-se às culturas regionais que compõem a diversidade do nosso país".
Um dos destaques desse projeto é permitir que parte do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas seja aplicado em eventos que promovam a cultura gospel e amplie sua tradição no Brasil.
Para o autor do projeto, deputado Bispo Rodovalho (DEM-DF), a música gospel ajuda a ampliar o cultivo aos valores cristãos. Papaléo Paes concorda com o deputado e acrescenta: “A aprovação do projeto vai propiciar maior divulgação desse estilo musical no país”.
Fonte: Agência Senado/Assessoria Senador Papaléo Paes

Democratas: Compromisso com o Brasil

Quero dizer aos nossos filiados e filiadas, militantes e simpatizantes, com muita convicção e muita tranqüilidade, que vencemos a tormenta que nos atingiu no final do ano passado, quando foram divulgadas as primeiras denúncias de irregularidades envolvendo a administração do Distrito Federal.
Do dia 27 de novembro de 2009 até ontem, 25 de fevereiro de 2010, passaram-se 91 dias de ataques implacáveis ao Partido. Foram centenas de notícias negativas, dezenas de análises desfavoráveis, inúmeras notas irônicas, além de incontáveis comentários desaforados em emissoras de rádios, tevês e blogs na internet.
Resistimos a tudo e a todos. No dia 11 de dezembro, o governador do DF pediu desfiliação do Democratas para evitar que a Comissão Executiva Nacional do Partido votasse sua expulsão. Este mesmo rumo foi tomado pelo vice-governador.
Para passar esta página e iniciar uma folha nova, reunimos a Executiva nesta semana e aprovamos, por unanimidade, a dissolução do diretório no DF. O senador Marco Maciel, ex-vice presidente da República e um dos quadros mais sérios e preparados da nossa vida pública, será o responsável pela reorganização do Democratas na capital federal.
Todos os filiados do partido que ocupam cargos no DF terão de deixar seus postos no máximo até a próxima semana. Com tais decisões mostramos ao país que temos responsabilidade e que respeitamos as diretrizes estabelecidas no nosso programa e no nosso Estatuto. Mostramos também que nossos valores e nossos princípios são mais importantes que eventuais cargos e posições na máquina pública.
Ricardo Noblat, no site do jornal O Globo, reconheceu que o Democratas é o partido menos tolerante com desvios
No portal da Veja, Reinaldo Azevedo escreveu que a diferença entre o Democratas e o PT é simples: "O Democratas põe na rua os seus faltosos e o PT os põe no poder." Ele disse ainda que os democratas "podem levantar a cabeça, olhar no olho dos eleitores e dizer: "não compactuamos com ações erradas de ninguém.".
É isso, estamos fazendo por merecer o voto e a confiança do povo brasileiro. Tudo que está ao nosso alcance para mostrar ao país que não podemos ser lançados na vala comum dos que não cumprem com suas obrigações públicas está sendo feito.
Temos uma história de seriedade e sabemos que dizer não à corrupção é a condição para o futuro, tanto do país como o nosso. Estou seguro e confiante que vamos ter excelentes resultados nas eleições de outubro.
E a partir de agora tenho consciência que nenhuma crise no nosso Partido se tornará definitiva porque sempre podemos contar com nossa reserva de coragem.
Vamos em frente. Estamos mais fortes e mais coesos e temos um compromisso histórico com o Brasil, com a Democracia e com o Estado de Direito. Só uma bancada forte do Democratas no Congresso poderá impedir que o Brasil se afaste definitivamente do eixo democrático, onde se vive melhor.
Um forte abraço,
Rodrigo Maia
Presidente

Selo que circula em blogs democráticos

A criação do selo que está circulando nos Blogs Pela Democracia é de Oliver.

Feira de Santana é a primeira cidade a entregar conjunto do "Minha Casa, Minha Vida"

Presidente Lula e ministra Dilma Rousseff podem marcar presença


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá estar em Feira de Santana para a entrega do primeiro conjunto do programa "Minha Casa, Minha Vida" do Norte e Nordeste. O ato será realizado no dia 23 de março, uma terça-feira. Trata-se do Conjunto Nova Conceição, no bairro Conceição, com 440 unidades, destinadas a pessoas com renda de zero a três salários mínimos, construído pela R. Carvalho.
No final da manhã desta sexta-feira, 26, o prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário de Habitação Antônio Carlos Borges Júnior, estiveram reunidos na Caixa Econômica Federal com o vice-presidente da instituição Jorge Fontes Hereda, e superintendente regional em Feira de Santana José Raimundo Cordeiro (Foto: ACM/Secom), quando definiram aspectos ligados ao programa do Governo Federal.
Foi Jorge Hereda quem aventou a possibilidade do presidente Lula incluir em sua agenda na Bahia a participação na entrega das unidades, provavelmente acompanhado da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pois o evento pode ser a primeira entrega de conjuntos do "Minha Casa, Minha Vida", não só na duas regiões, como primeira do Brasil.
O prefeito Tarcízio Pimenta informou que aproveitou a estadia do vice-presidente da Caixa para solicitar dele a ampliação do programa no município, com a inclusão de mais duas mil unidades residenciais até o mês de abril.
Também solicitou de Jorge Hereda estudos sobre a possibilidade de plano de moradia para servidores municipais. O vice-presidente ficou de analisar o pleito no mais breve espaço de tempo. Tarcízio Pimenta ainda discutiu com Jorge Hereda sobre a adequação da ocupação existente no bairro Aviário.
Participaram ainda da audiência o gerente regional de Relações com o Governo Municipal, Edmilson Assis, gerente regional de Construção Civil, Marcos Vinicius Pacheco, e gerentes de agências locais.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Prefeito anuncia mais três ônibus com Internet gratuita


1. Ônibus em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria
2. Prefeito Tarcízio Pimenta com o garoto Vinicius Teixeira
Fotos: ACM/Secom
“Feira de Santana está se tornando a primeira cidade do país totalmente digitalizada”. A declaração foi do prefeito Tarcízio Pimenta, durante o ato de apresentação do primeiro - de uma série de quatro unidades até o final do seu mandato - ônibus plotado do programa Feira Cidade Digital, na manhã desta sexta-feira, 26, em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, no início da avenida Getúlio Vargas. O veículo vai levar a Internet gratuita à população nos bairros e zona rural de Feira de Santana.
Ao entregar o ônibus, totalmente adaptado para funcionar como laboratório de informática, oferecendo Internet gratuita e cursos para crianças e adultos, o prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância do momento para Feira de Santana, que avança também em setores prioritários de seu governo, a exemplo da saúde, com a implantação do Sistema Digital de Saúde.
“São ações que já que fazem parte do dia-a-dia da nossa comunidade, e Feira de Santana não poderia, jamais, ficar para trás, tínhamos que acompanhar esse mundo virtual, tão maravilhoso e importante para a vida de cada cidadão, o que mostra a nossa preocupação com a inclusão digital, tornando o município modelo a nível nacional”, disse o prefeito, reafirmando que até o final do mandato irá entregar outros ônibus totalmente digitalizados. “Podem ter certeza”, completou.
O equipamento itinerante está montado em um ônibus zero quilômetro da marca Volkswagen, modelo 9150 EOD MWM. O veículo também disponibiliza escada elétrica com movimento hidráulico para acesso de portadores de cuidados especiais. Ainda estão instalados no ônibus câmeras de filmar Intelbrás colorida, impressora multifuncional HP laser, som ambiente no teto, rádio de comunicação, alarme de segurança, GPS, ar condicionado e extintor CO2.
Além dos 21 notebook, de 4 gigas, HG de 250 e monitor de 17 polegadas, no ônibus também estão instalados um monitor LCD de 42 polegadas, quatro antenas Alvarion que operam em diversas seqüências, gravadores de DVR. Do lado de fora serão instalados toldos para receber usuários durante as programações pelos bairros e zona rural, e uma antena móvel de três metros de altura.
A iniciativa visa oferecer cursos básicos de informática, desde Word e Excel, até programas educativos para criança, além de divulgar o programa Feira Cidade Digital, em fase de implantação para oferecer Internet gratuita em toda a cidade.
Durante o ato de apresentação do ônibus, o garoto Vinícius da Silva Taveira, de sete anos, acabou se tornando um destaque à parte. Ele é o menino que aparece na plotagem do veículo manuseando um computador. A foto dele foi tirada no final do ano passado, na praça de alimentação Gilson Alves, no centro, onde estão instalados equipamentos com Internet gratuita.
Vinícius estava acompanhado da mãe, a dona-de-casa Claudenice Moreira da Silva, a qual, na oportunidade, assinou um termo autorizando o uso de imagem do garoto. “Estou muito bonito na foto”, respondeu Vinícius ao ser indagado sobre o que sentia naquele momento. Vinícius estuda o primeiro ano do Ensino Fundamental, na Escola Joana Angélica, na Queimadinha, bairro onde mora.
Secretários municipais e vereadores participaram do ato.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Mensalão do PT volta à tona com reportagem na "IstoÉ"

Na edição da revista "IstoÉ" que chega nas bancas uma reportagem que trata sobre o relatório final do processo no Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga o mensalão do PT - o maior escândalo político dos últimos tempos.
A revista conseguiu ter acesso ao processo - com 69 mil páginas - que conta com laudos da Polícia Federal, relatórios do conselho de controle de atividades financeiras, pareceres da Receita Federal e representações criminais que tramitam em vários pontos sob segredo de Justiça.
Segundo a revista, a investigação faz cair por terra a versão de que o dinheiro público estava ileso do esquema de caixa 2 do PT para a compra de votos da base aliada no Congresso. Novos documentos e testemunhas asseguram a origem estatal dos recursos.
O nome do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, que deverá ser o coordenador da campanha presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, aparece no caso - pela primeira vez desde o início das investigações, em 2005.
Ele é apontado como um dos operadores da remessa ilegal de recursos para fora do país, depois uilizados para pagamentos de dívidas com o publicitário Duda Mendonça.
Segundo denúncia do Ministério Público Mineiro, a origem desses recursos, como diz a reportagem, está em um contrato superfaturado da Prefeitura de Belo Horizonte, feito na gestão de Fernando Pimentel.
O envio de uma mala com R$ 1 milhão para a executiva do PT do Rio Grande do Sul é outro fato novo levantado durante as investigações, conforme a "IstoÉ". O dinheiro foi usado pelos dirigentes estaduais do PT gaúcho para pagar dívidas acumuladas durante a realização do Fórum Social Mundial, criado por movimentos de esquerda e organizado pelo PT de Porto Alegre.
A matéria diz ainda que os documentos reúnem depoimentos de políticos e empresários que comprovam o pagamento de propina a deputados da base aliada do PT. Partidos como o PTB de Roberto Jefferson, ex-deputado responsável pelas primeiras denúncias do mensalão, o PL e o PP são citados.

Balança comercial de Feira de Santana tem saldo positivo

Feira de Santana é o 14º município exportador da Bahia

Por Roberto Lima
De janeira a dezembro de 2009 a economia feirense obteve um saldo comercial positivo de 18.058.768 dólares na balança comercial internacional, resultado da diferença entre as exportações que somaram 96.043.531 milhões de dólares e importações de 77.984.763 milhões de dólares, um superávit de 11,76%. Em 2008 as exportações somaram 85.933.868 milhões de dólares e as importações 65.823.549 milhões de dólares, superávit de 20.110.319 milhões de dólares, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Industrial e do Comércio Exterior, analisados pelo Centro de Pesquisas e Estatística da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana.
Mensurando as variações mensais, os meses com maiores saldos foram:
agosto US$ 5.158.177,
março US$ 4.790.824 e
novembro US$ 4.093.180,
e os menores saldos foram registrados em
abril com US$ 241.215 e
setembro com US$ 868.348.
Os meses de janeiro, fevereiro e dezembro tiveram saldos negativos.
Exportações e Importações
Em 2009, as exportações somaram 96.043.531 milhões de dólares, com maior destaque para os meses de
novembro US$ 9.892.986,
outubro US$ 9.704.244,
setembro US$ 9.481.116, e
agosto US$ 9.097.616.
As importações somaram US$ 77.984.763 dólares, o mês de dezembro foi o de maior destaque com US$ 11.783.507.
Produtos
Os produtos que mais se destacaram na pauta de exportações foram: Pneus novos para automóveis com 76.876.235 milhões de dólares, representando 80,04% e outros pneus novos para ônibus ou caminhões 15.837.789 milhões de dólares, 16,49%.
Quanto às importações, borracha de estireno-butadieno com 16.408.530 milhões de dólares representado 21,04% e borracha natural granulada ou prensada 10.014.851 milhões de dólares, com 12,84% tiveram maior destaque.
Países
Os principais países importadores dos produtos fabricados em Feira de Santana foram:
Estados Unidos com montante de US$ 61.490.031, representando 64,02%, seguido pela Venezuela com US$ 14.234.950 (14,82%), Canadá US$ 7.841.215 (8,16%) e México US$ 6.615.334 (6,89%).
Os principais países exportadores para Feira de Santana foram: Itália US$ 14.110.130, representando 18,09%, Coréia do Sul US$ 13.314.077 (17,07%), China US$ 11.574.101 (14,84%), Estados Unidos US$ 7.871.690 (10,09%) e Argentina US$ 7.186.564 (9,22%).
Os 20 maiores municípios exportadores da Bahia em 2009
No ranking entre os vinte maiores municípios exportadores do Estado da Bahia, Feira de Santana é o décimo quarto colocado com 1,43%. Com destaque para os municípios de Camaçari e São Francisco do Conde com 27,54% e 13,10% respectivamente.
* Roberto Lima é coordenador do Centro de Pesquisas e Estatística da CDL

Do lado dos perpetradores

Editorial do jornal "O Estado de S. Paulo", edição desta sexta-feira, 26:
São de um cinismo deslavado os comentários do presidente Lula sobre a morte do ativista cubano Orlando Zapata Tamayo, ocorrida horas antes de sua quarta visita à ilha desde que assumiu o governo. Tamayo, um pedreiro de 42 anos, foi um dos 75 dissidentes condenados em 2003 a até 28 anos de prisão. Inicialmente, a sua pena foi fixada em 3 anos. Depois, elevada a 25 anos e 6 meses por delitos como “desacato”, “desordem pública” e “resistência”. Embora não fosse um membro destacado do movimento de direitos humanos em Cuba, a Anistia Internacional o incluiu na sua lista de “prisioneiros de consciência”? vítimas adotadas pela organização por terem sido detidas apenas por suas ideias. Em dezembro, Tamayo iniciou a greve de fome por melhores condições para os 200 presos políticos do regime, da qual morreria 85 dias depois.
Lula conseguiu superar o ditador Raúl Castro em matéria de cinismo e escárnio. Este disse que Tamayo “foi levado aos nossos melhores hospitais”. Na realidade, só na semana passada, já semi-inconsciente, transferiram-no do presídio de segurança máxima de Camaguey para Havana. E só na segunda-feira foi hospitalizado. O desfecho foi tudo menos uma surpresa para os seus algozes. Dias antes, autoridades espanholas haviam manifestado a sua preocupação com a situação de Tamayo, numa reunião sobre direitos humanos com enviados de Cuba. Ele morreu porque o deixaram morrer. Poderiam, mas não quiseram, alimentá-lo por via endovenosa. “Foi um assassínio com roupagem judicial”, resumiu Elizardo Sánchez, líder da ilegal, mas tolerada, Comissão Cubana de Direitos Humanos.
Já Lula como que culpou Tamayo por sua morte. Quando finalmente concordou em falar do assunto, sem disfarçar a irritação, o autointitulado condutor da “hiperdemocracia” brasileira e promulgador recente do Programa Nacional de Direitos Humanos, disse lamentar profundamente “que uma pessoa se deixe morrer por uma greve de fome”, lembrando que se opunha a esse tipo de protesto a que já tinha recorrido (quando, ainda sindicalista, foi preso pelo regime militar). Nenhuma palavra, portanto, sobre o que levou o dissidente a essa atitude temerária: nada sobre o seu encarceramento por delito de opinião, nada sobre as condições a que são submetidos os opositores do regime, nada sobre o fato de ser Cuba o único país das Américas com presos políticos. Nenhum gesto de desaprovação à violência de uma tirania.
Pensando bem, por que haveria ele de turvar a sua fraternal amizade com os compañeros Fidel e Raúl, aborrecendo-os com esses detalhes? Ao seu lado, Raúl acabara de pedir aos jornalistas que “os deixassem tranquilos, desenvolvendo normalmente nossas atividades”. Lula atendia ao pedido. Afinal, como observara o seu assessor internacional Marco Aurélio Garcia, “há problemas de direitos humanos no mundo inteiro”. Mas Lula ainda chamou de mentirosos os 50 presos políticos que lhe escreveram no domingo para alertá-lo da gravidade do estado de saúde de Tamayo e para pedir que intercedesse pela libertação deles todos. Quem sabe imaginaram, ingenuamente ou em desespero de causa, que o brasileiro pudesse ser “a voz em defesa da proteção da vida aos cubanos”, como diria o religioso Dagoberto Valdés, um dos poucos opositores da ditadura ainda em liberdade na ilha.
Lula negou ter recebido a correspondência. “As pessoas precisam parar com o hábito de fazer cartas, guardarem para si e depois dizerem que mandaram para os outros”, reclamou. E, com um toque de requinte no próprio cinismo, concluiu: “Se essas pessoas tivessem falado comigo antes, eu teria pedido para ele parar a greve e quem sabe teria evitado que ele morresse.” À parte a falta de solidariedade humana elementar que as suas palavras escancararam ele disse que pode ser acusado de tudo, menos disso, a coincidência da visita de Lula com a tragédia de Tamayo o deixou exposto aos olhos do mundo e não exatamente da forma que tanto o envaidece.
A morte de um “prisioneiro de consciência”, a afirmação de sua mãe de que ele foi torturado e o surto repressivo que se seguiu com a detenção de dezenas de cubanos para impedir que comparecessem ao enterro do dissidente no seu vilarejo natal transformam um episódio já de si sórdido em um escândalo internacional. Dele, Lula participa pela confraternização com os perpetradores de um crime continuado que já dura 51 anos.

Celebração para bispo Roque Hudson

A Igreja Batista das Nações está convidando para café da manhã, nesta sábado, 27, a partir das 8 horas. Na oportunidade, a igreja estará louvando a Deus por mais um ano de vida do seu líder, bispo Roque Hudson Mamona (Foto: Divulgação).
Além de presidente da Igreja Batista das Nações, ele é presidente da Associação de Ministros Evangélicos da Bahia (AME-BA).
A Igreja Batista das Nações fica na rua Cupertino Lacerda, 385, Serraria Brasil.

Capa da revista "Mad" de fevereiro com Dilma censurada

Deu no jornal "Folha de S. Paulo", edição desta sexta-feira, 26:
Com seu típico tom de deboche, a revista "Mad" gerou polêmica na edição 23 (de fevereiro) não pelo que publicou, mas pelo conteúdo censurado.
No blog da revista (mad.blogtv.uol.com.br) foram divulgadas duas capas sobre o filme "Avatar". Uma delas, a que ninguém viu nas bancas, levava a cara da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) emendada ao corpo do "Thanator", o temido predador criado por James Cameron no reino 3D de Pandora.
"Exclusivo: revelamos sem medo de repressão a capa censurada da Mad 23", dizia o texto do blog, estampado entre as duas capas.
No desenho, quem segurava as rédeas da criatura era "Lulavatar, o Mico do Brasil".
Os burburinhos cibernéticos sobre uma possível censura do governo levaram a editora Panini, responsável pela publicação, a divulgar a seguinte nota: "Com relação à questão da capa da edição 23 da revista "Mad", as decisões sobre a publicação das capas fazem parte de processos internos da empresa, não se tratando de qualquer tipo de censura ou veto".
A polêmica foi retirada do blog. Permaneceu o traço humorado do cartunista Guabiras, com Dilma como avatar e Lula operando uma máquina: "E se o Avatar invadisse o Brasil... o presidente Lula estaria finalizando o processo de criação do seu clone pra candidatura das próximas eleições".

Deputados de oposição aplaudem visão futurística do governo Tarcízio Pimenta

1. Colbert Martins é instruído por Cézar Orrico como utilizar o notebook
2. José Neto mostra a Sérgio Carneiro a importância do programa
Fotos: ACM/Secom
A convite do prefeito Tarcízio Pimenta, os deputados federais Colbert Martins Filho (PMDB), Jairo Carneiro (PP) e Sérgio Carneiro (PT) visitaram o ônibus do programa Feira Cidade Digital, que foi entregue na manhã desta sexta-feira, 26.
“Só tenho que aplaudir a visão futurista que se realiza no governo do prefeito Tarcízio Pimenta”, disse Jairo Carneiro.
Também o deputado estadual José Neto (PT) marcou presença no ato, realizado em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria.
“Feira de Santana avançar cada dia mais na questão digital. Todos os novos caminhos para que isso aconteça temos que apoiar”, afirmou José Neto.

Pelé está ameaçado de perder título em Feira de Santana

Pelé, o rei do futebol, está ameaçado de perder título em Feira de Santana. Há 40 anos, ele nomina uma rua na Cidade Nova, assim como outros jogadores (Carlos Alberto, Clodoaldo, Jairzinho, Paulo César, Rivelino, Tostão) da Seleção Brasileira, que conquistaram a Copa do Mundo do México, em 1970.
Figuras como Divaldo Franco, Joselito Falcão de Amorim, dom Silvério de Albuquerque também estão ameaçadas por nominarem instituições e logradouros públicos.
O mesmo caso insere na questão o senador João Durval Carneiro. Ele é nome de distrito, aeroporto, avenida e colégio; o deputado federal petista Sérgio Carneiro, que é nome de avenida; a arquiteta Yeda Barradas Carneiro, que é nome de colégio. Outro deputado federal que nomina avenida é Colbert Martins, do PMDB.
Tem vereador atual, caso de Roberto Tourinho, como tem uma série de ex-vereadores, como o comunista Messias Gonzaga, Celso Daltro, Celso Pereira, José Ferreira Ney, José Moreira Dias, Nantes Bellas Vieira (nome de escola e de rua), Norma Suely Mascarenhas (nome de escola e de rua), Osmário Pena, entre outros, que também estão ameaçados de deixarem de ser nomes de vias e prédios públicos. Outro caso: o ex-padre Albertino Carneiro, liderança petista, que é nome de escola municipal.
SE de fato se conseguir mudar o nome de tantas ruas, avenidas, prédios públicos em Feira de Santana, imensurável transtorno será causado às pessoas homenageadas, aos Correios, às listas telefônicas.
Observação: Dimas Oliveira não é nome de rua.

Oydema Ferreira no "Jornal da Manhã" da Jovem Pan

O jornalista Oydema Ferreira (Foto: Reprodução), está sendo entrevistado na manhã desta sexta-feira, 26, pelo jornalista e radialista Renato Ribeiro, no programa "Jornal da Manhã", na Rádio Jovem Pan FM.
Ele fala sobre o livro "Retalhos de Minha Cidade", que será lançado na noite de sexta-feira, 5 de março, no Casarão Fróes da Motta, pela Fundação Senhor dos Passos.

Deu em Claudio Humberto


"Popularidade não é impunidade"

Deu no "Ex-Blog do César Maia":
Lula chegou a Havana e abraçou os irmãos Castro, quando o mundo civilizado se voltava contra Cuba para morte do Zapata e ainda se declarou ser contrário à greve de fome... No próximo mês, estará confraternizando com o Ahmadinejad, talvez depois que este tenha feito mais algumas experiências com mísseis capazes de chegar à Europa e ter insistido em prosseguir o enriquecimento de urânio. E passa pela África para abraçar outros ditadores de plantão.

Celebração para homens e para mulheres

A Igreja Batista Bethânia anunciando celebração especial em dois dias.

Na segunda-feira, 8 de março, às 19h30, só para mulheres, com preleção da pastora Léa Gontijo.

Na terça-feira, 9, no mesmo horário, só para homens, com o pastor José Maria Gontijo.

José Maria e Léa são diretores do ministério Christian Men's Network (CMN) - Hombridade, da Universidade da Família.

Blogueiro é condenado a indenizar diretor da "Veja"

Por Fernando Porfírio, do "Consultor Jurídico":
O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou, solidariamente, o jornalista Luis Nassif e o portal "iG" a indenizar o diretor da revista "Veja", Eurípides Alcântara. A decisão foi tomada na quinta-feira, 25, por maioria de votos, pela 4ª Câmara de Direito Privado. A turma julgadora estabeleceu em R$ 100 mil (R$ 50 mil para cada um dos réus) o valor da indenização, por entender que houve ofensa à honra de Eurípedes numa série de artigos assinados por Nassif. Cabe recurso.
“A propósito, o apelado Luis Nassif, autor das palavras, não só admitiu, como as reiterou, pelo que, após refletir sobre seu significado, têm-se o suficiente para bem identificar a intenção de menosprezar e agredir moralmente o apelante [Eurípedes]“, afirmou o relator do recurso, desembargador Carlos Teixeira Leite Filho.
O julgamento começou em janeiro, mas foi adiado com o pedido de vistas do desembargador Fábio Quadros. O resultado parcial terminou empatado com um voto pela condenação de Nassif e outro mantendo a sentença de primeiro grau que julgou improcedente o pedido de Eurípedes Alcântara. O desembargador Fábio Quadros desempatou o julgamento. O diretor da revista "Veja" foi representado pelos advogados Alexandre Fidalgo e Paula Menezes, do escritório Lourival J. Santos. Lourival J. Santos. Nassif foi defendido pela advogada Thaís Gasparian e o "iG" por Flávio Esteves Galdino.
Luis Nassif e o "IG" respondem a ação civil por conta de uma série de artigos escritos e publicados pelo jornalista em seu blog, criticando a atuação de Eurípedes Alcântara à frente da redação da revista "Veja". A posição defendida por Nassif foi a de a revista teria um tratamento complacente com o banqueiro Daniel Dantas.
(…)
O relator do recurso, desembargador Maia da Cunha, estruturou seu voto com o fundamento de que não ficou caracterizado abuso nas críticas de Nassif dirigidas a Eurípedes Alcântara. Segundo o relator, não seria razoável violar um princípio maior, como o da liberdade de imprensa, por causa de uma briga entre jornalistas.
Para Maia da Cunha, no contexto em que se desenrolou a contenda jurídica, conceder indenização ao diretor de redação da revista "Veja" seria o mesmo que agir contra o direito constitucional da liberdade de informação.
O revisor, desembargador Teixeira Leite, apresentou entendimento contrário ao de seu colega de julgamento. Para Teixeira Leite, Nassif ultrapassou o limite do direito de informar e com suas críticas atingiu Eurípedes Alcântara em sua credibilidade profissional e em sua honra pessoal. Na opinião do revisor, concluir afirmando, sem comprovar, é bem mais do sugerir ou mesmo insinuar, como pretendeu a defesa de Luis Nassif.
Teixeira Leite concluiu seu voto a favor da condenação solidária do portal "iG" e do jornalista Luis Nassif. Ele arbitrou o valor da indenização a ser paga ao diretor de redação da revista "Veja" em R$ 50 mil para cada um dos réus. O desembargador Fábio Quadros, que havia suspendido o julgamento decidiu acompanhar o revisor.

Lula na banheira de sangue

A charge desta postagem está publicada no blog "Cuba Democracia y Vida", de cubanos exilados na Suécia.
Comentário de Reinaldo Azevedo em seu blog: "Não poderia ser mais precisa na sua metáfora cruenta. Os irmãos Raúl e Fidel Castro estão mergulhados numa banheira de sangue, e Lula está tomando o seu lugar no macabro ménage-à-trois ideológico. Desde a revolução, em 1959, somam 17 mil as pessoas executadas a mando da dupla, segundo informa 'O Livro Negro do Comunismo'. Estima-se que outras 83 mil tenham morrido afogadas tentando deixar a ilha - na prática, um presídio comandando pela dupla de facínoras. Dada a população cubana, o número faz dos irmãos dois dos grandes homicidas da história".

"Sim" às democracias; "não" às ditaduras

COMISSÃO EXECUTIVA - DEMOCRATAS - NOTA OFICIAL

No momento em que o presidente Lula da Silva faz sua terceira visita a Cuba e posa sorridente para fotos abraçado aos ditadores Fidel e Raul Castro, a Comissão Executiva Nacional do Democratas lamenta o silêncio inexplicável do governo ante a morte do preso político cubano Orlando Zapata Tamayo, enterrado em Havana no mesmo dia em que chegou ao país a comitiva brasileira.
A agonia e morte do prisioneiro, que estava em greve de fome desde o início de dezembro e vinha sendo torturado por sonhar com um regime de liberdade, é a prova cabal de que a barbárie impera em Cuba. Ali, passa de 200 o número de presos por supostos crimes de “consciência", segundo estimativa da anistia internacional.
O presidente Lula da Silva, que sempre disse defender a democracia e o Estado de Direito, devia refletir sobre suas responsabilidades perante a história do Brasil, a história do seu partido e até sua própria história, antes de apoiar ditaduras como as que vigoram no Irã e em Cuba. O presidente da República também não devia carrear vultosos financiamentos públicos brasileiros, à revelia do Poder Legislativo, para a ditadura dos irmãos Castro.
Cuba é um país que se tornou pária por não cumprir as cláusulas democráticas exigidas nas relações diplomáticas dos povos civilizados. Também não cumpre contratos. Isto quer dizer que o dinheiro levado por Lula da Silva não será devolvido. O Brasil jamais recebeu de volta os empréstimos que fez a Cuba.
O presidente Lula da Silva não é dono da poupança dos brasileiros. Ele deve gerir os recursos mediante critérios legais, em vez de usá-los para doação a seus ditadores de estimação. Para se ter idéia do absurdo desta ação presidencial cabe lembrar que o montante que Lula garantiu a Cuba é mais de dez vezes superior à soma das doações feitas pelo Brasil ao Haiti, país devastado pelo terremoto de 12 de janeiro.
O Democratas pretende convocar o presidente do BNDES, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, para explicar no Congresso os critérios que foram usados pela instituição para definir os empréstimos a Cuba. Emprestar dinheiro a uma ditadura é financiar a tortura, é homenagear um regime opressivo que leva os dissidentes à morte.
O povo brasileiro apóia a liberdade de pensar, participar e discordar. O povo brasileiro não aceita o equívoco deste governo que vai a Cuba tentar mostrar como heróis os ditadores que perderam todas as batalhas da História. Heróis são os que morrem pela liberdade.
Brasília, 25 de fevereiro de 2010
Rodrigo Maia- Presidente

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Filmes em Exibição no Orient Cineplace







Roteiro - Período de 26 de fevereiro a 4 de março

LANÇAMENTOS
ASTRO BOY
(Astro Boy), de David Bowers, 2009. Animação. No futuro, em Metro City, cientista cria um menino robô chamado Astro Boy para substituir seu filho perdido. Rejeitado por seu criador por não conseguir suprir sua carência, o robô parte numa jornada por aceitação. Classificação: Livre. Duração: 94 minutos. Horários: 13 (somente neste sábado e no domingo), e 17 horas. Sala 1 (243 lugares).
PRECIOSA: UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA (Precious: Based on the Novel Push By Saphire), de Lee Daniels, 2009. Com Gabourey Sidibe, Mo’Nique e Mariah Carey. Drama. No Harlem, em Nova York, uma jovem adolescente negra, obesa, analfabeta e grávida de seu segundo filho é convidada a matricular-se numa escola alternativa na esperança de que sua vida tome um rumo diferente. Não recomendado para menores de 12 anos. Duração: 110 minutos. Horários: 19 horas e 21h20. Sala 1.
GUERRA AO TERROR (The Hurt Locker), de Kathryn Bigelow, 2009. Com Jeremy Renner, Guy Pearce, Ralph Fiennes e David Morse. Drama. Retrato cru e violento dos soldados de elite no Iraque que fazem o trabalho mais perigoso do mundo: desarmar bombas no coração de um combate. Não recomendado para menores de 14 anos. Duração: 131 minutos. Horário: 21 horas. Sala 2 (160 lugares).
CONTINUAÇÕES
AVATAR
(Avatar), de James Cameron, 2009. Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Stephen Lang e Sigourney Weaver. Ação e aventura. No futuro, ex-fuzileiro naval paraplégico é enviado ao planeta Pandora, onde existe riqueza em biodiversidade e também a raça humanóide Na’vi, com sua própria língua e cultura. O que entra em choque com os humanos da Terra. Em décima primeira semana. Cópia dublada. Não recomendável para menores de 12 anos. Duração: 171 minutos. Horários: 14h20 e 17h40. Sala 2.
UM OLHAR DO PARAÍSO (The Lovely Bones), de Peter Jackson, 2009. Com Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Stanley Tucci, Susan Sarandon e Saoirse Ronan. Drama e fantasia. Depois de ser brutalmente estuprada e assassinada, menina assiste aos efeitos de sua morte se abaterem sobre sua família, depois da vida. Não recomendado para menores de 14 anos. Em segunda semana. Duração: 135 minutos. Horários: 14 horas e 18h50. Sala 3 (167 lugares).
O LOBISOMEM (The Wolf Man), de Joe Johnston, 2010. Com Benicio Del Toro, Anthony Hopkins, Emily Blunt, Geraldine Chaplin e Hugo Weaving. Suspense e terror. Na história, ambientada na Inglaterra vitoriana, Lawrence Talbot é um homem que retorna da América para sua terra ancestral e no caminho é mordido por um lobisomem. Ele começa uma assustadora transformação sob a lua cheia. Em terceira semana. Cópia dublada. Não recomendado para menores de 14 anos. Duração: 102 minutos. Horários: 16h40 e 21h30. Sala 3.
PERCY JACKSON: O LADRÃO DE RAIOS (Percy Jackson & The Olympians: The Lightning Thief), de Chris Columbus, 2010. Com Logan Lerman, Uma Thurman, Pierce Brosnan e Rosario Dawson. Fantasia. História de um garoto que descobre ser descendente de um deus grego. É quando ele embarca numa aventura a fim de travar uma nova batalha entre os deuses do Olimpo. Em terceira semana. Cópia dublada. Classificação: Livre. Duração: 123 minutos. Horários: 13h40 (somente neste sábado e no domingo), 15h40, 18h10 e 20h40. Sala 4 (264 lugares).

ENDEREÇO E TELEFONE
Orient Cineplace - Multiplex do Boulevard Shopping, telefax 3225-3185 e telefone 3610-1515 para saber informações sobre programas e horários.
(Com informações do Departamento de Marketing de Orient Cinemas)

Internet gratuita itinerante em ônibus

Veículo será apresentado na manhã desta sexta-feira

Um ônibus (Foto: ACM/Secom) plotado do programa Feira Cidade Digital vai levar a Internet gratuita à população nos bairros e zona rural de Feira de Santana. O veículo, com 21 notebooks Dual Core, será apresentado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta sexta-feira, 26, na avenida Getúlio Vargas, em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria.
O equipamento itinerante está montado em um ônibus zero quilômetro da marca Volkswagen, modelo 9150 EOD MWM, totalmente adaptado para funcionar como laboratório de informática, oferecendo Internet gratuita e cursos de informática para crianças e adultos.
O veículo também disponibiliza escada elétrica com movimento hidráulico para acesso de portadores de cuidados especiais. Ainda estão instalados no ônibus câmeras de filmar Intelbrás colorida, impressora multifuncional HP laser, som ambiente no teto, rádio de comunicação, alarme de segurança, GPS, ar condicionado e extintor CO2.
Além dos 21 notebook, de 4 gigas, HG de 250 e monitor de 17 polegadas, no ônibus também estão instalados um monitor LCD de 42 polegadas, quatro antenas Alvarion que operam em diversas seqüências, gravadores de DVR. Do lado de fora serão instalados toldos para receber usuários durante as programações pelos bairros e zona rural, e uma antena móvel de três metros de altura.
A iniciativa visa oferecer cursos básicos de informática, desde Word e Excel, até programas educativos para criança, além de divulgar o programa Feira Cidade Digital, em fase de implantação para oferecer Internet gratuita em toda a cidade.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Nomes fora do comum

Na lista de aprovados do vestibular 2010.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), uma série de nomes estranhos, foram do comum.
Eis alguns deles:
Allanderson, Aleciane, Alexsami, Aminne, Anayle
Caina, Cleysse, Cristileide
Delquen, Dorazilva
Genilce, Gerre, Gleica
Igina, Iogo
Jaine, Jailly, Jeykson, Jobemara
Ketle
Laidson, Laione, Laryane, Leidiran, Letruska, Leynner
Maele, Malaine, Massileandro, Meridiana, Milandia, Mille
Osvando
Plorivaldo
Reinan, Rhanna, Rindoly, Romenique, Rosyton, Rulia
Salyta
Thandara, Thubai, Tiandro, Tuanny
Yrlor
Welverson, Wylla.

Prelúdio faz festa para comemorar resultados

Neste domingo, 28, acontecerá na Gelateria Italiana Eventos, festa em comemoração aos excelentes resultados obtidos pelos alunos da Prelúdio Academia no último exame da Royal Academy of Dance, companhia de dança reconhecida internacionalmente, à qual a academia é filiada. No evento, as bailarinas e bailarinos receberão certificados, medalhas de honra ao mérito e suas notas na referida avaliação.
Sempre muito elogiada pelas examinadoras estrangeiras, a Prelúdio se destaca a cada ano, pois seus alunos exibem além de uma técnica apurada, graciosidade e segurança, e com isso conseguem resultados espetaculares, mantendo-se sempre dentro dos dois mais altos conceitos de nota que a Royal atribui: Distintion e Merit.
Seguindo o caminho da seriedade, rigor e compromisso, a Prelúdio Academia "continua a escrever a sua história de competência com personalidade, representando muito bem a nossa cidade dentro do cenário da dança no estado, país e no mundo".
(Com informações de Mariana Figuerêdo, da Formato Comunicação)

CPI para investigar caso José Direceu-Telebras

O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, deputado federal Paulo Bornhausen, pede esclarecimentos do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre operações envolvendo ações da Telebrás. Ele que saber quem são os 30 principais detentores de ações da empresa de 2005 para cá.
"Há evidências de que alguns participantes do mercado acionário ganharam muito, ao sabor das especulações, boatos e rumores e, pior, de informações privilegiadas", argumenta Bornhausen.
O parlamentar vai propor a criação de uma CPI para investigar possíveis irregularidades na valorização excessiva das ações da Telebras e suposto tráfico de influência envolvendo pessoas ligadas ao governo.
"Sabe-se porque o governo quer ressuscitar a Telebrás pelas mãos de José Dirceu. Desafio qualquer pessoa a dizer se alguma empresa conseguiu ter 35.000% de valorização. É um escândalo", disse.
O líder do Democratas vê uma mega negociata nas denúncias feitas pelo jornal "Folha de S. Paulo", pelas quais o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu saiu favorecido no processo de reativação da Telebrás e utilização das redes de fibras ópticas da Eletronet.
Fonte: "Blog 25: Democratas"

Prefeito do PMDB conhece gestão do DEM

Tarcízio Pimenta e Luís Amaral: encontro de prefeitos e ex-deputados
Foto: Silvio Tito/Secom
O prefeito Tarcízio Pimenta recebeu em audiência no Paço Municipal Maria Quitéria, na manhã desta quinta-feira, 25, o prefeito de Jequié, Luís Carlos Souza Amaral, do PMDB.
É a segunda vez que Luís Amaral é prefeito da "Cidade Sol" - antes de 1989 a 1992. Ele foi colega de Tarcízio na Assembeia Legislativa, quando foi deputado estadual entre 1995-1999.
Ele veio conhecer o programa de Internet gratuita Feira Cidade Digital e também o programa Saúde Digital, além de tomar conhecimento dos avanços administrativos, principalmente nas áreas de educação e saúde pública.
À tarde, ele vai conhecer o Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, que é o único da América do Sul e sétimo do mundo.

Fidel Castro usa produto Nike


Campanha de Geddel tem proibição

Foi decidida na manhã desta quinta-feira, 25, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a proibição da veiculação do adesivo “Tô com Geddel”, considerado como propaganda antecipada de campanha.
Com a medida, o PMDB tem que promover a remoção do material divulgado em carros.

Solidariedade a Renato Ribeiro

O Blog Demais transcreveu postagem do jornalista e radialista Renato Ribeiro em seu "Blog do Programa Rádio Repórter", A quem interessar possa.
Por solidariedade a um grande companheiro e por sofrer o mesmo que acontece com ele, de ser alvo de um grupo de pessoas (políticos, assessores de imprensa - aspones, "jornalistas", radialistas - e publicitários). São elementos que por terem algum interesse contrariado, partem constantemente para o ataque.
Mesmo com os ataques e as agressões, integrantes do grupo que morde procura assoprar e se aproximar enviando e-mails através de assessorias solicitando divulgação de suas ações. No Blog Demais não tem espaço para eles. Aqui é divulgado o que interessa ao editor, que não é pautado por ninguém.
Como Renato Ribeiro, solicitamos desses indivíduos que parem de fazer comentários anônimos neste blog, de enviar convites, e-mails, cartões, esqueçam deste blog.

Uefs divulga resultado do vestibular

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou na manhã desta quinta-feira, o resultado do vestibular 2010.1.
Confira a lista de aprovados no vestibular da Uefs

Deu em Claudio Humberto


Renato Ribeiro reage contra a hipocrisia

Em seu "Blog do Programa Rádio Repórter", Renato Ribeiro manda recado com a postagem A quem interessar possa:
Desde que iniciei no jornalismo, há 19 anos, sempre busquei manter um relacionamento respeitoso com autoridades, colegas de profissão, ouvintes, enfim, pessoas que acompanham diariamente o nosso trabalho. Hoje tenho tido o reconhecimento de uma grande parcela da população, atuando em duas emissoras de credibilidade, incansavelmente busco sempre proporcionar o melhor ao público.
Pois bem, há dois anos aproximadamente, me formei em Comunicação Social pela Unef, tendo sido, sem falsa modéstia, um dos alunos mais aplicados durante o período em que passei pela faculdade. Na minha formatura fui o orador da turma tendo disputado com a jornalista Lorena Amorim, uma jovem talentosa e inteligente, o direito de representar os comunicólogos, democraticamente fui escolhido pela turma para tão valorosa função.
Durante o período em que estudei e trabalhei ao mesmo tempo, não repeti nenhuma matéria, fazia os meus trabalhos acadêmicos até às duas horas da manhã e sempre cumpria com as minhas responsabilidades como aluno, dividindo o meu tempo de estudo entre os trabalhos do rádio e as apresentações de cerimoniais da Uefs, Sebrae e demais instituições privadas.
Sempre busquei ser leal e verdadeiro com as pessoas, respeitando as famílias, este é um princípio que trago de casa através do aprendizado que tive com meus pais e irmãos. O meu talento para comunicação é algo que não precisaria nem escrever ou dizer, pois todos estão vendo, este dom vem de Deus e me sinto honrado de ser um instrumento a serviço da informação.
Ser jornalista para mim sempre foi um grande sonho, não por ambição, pois o rádio sempre me deu condições para viver dignamente.

Durante algum tempo decidi escrever neste blog o estritamente necessário, pois mesmo sendo cortês, educado, leal, disponível e sem pretensão de fazer o mal a ninguém, fui alvo preferencial de um pequeno grupo de pessoas que envolvem políticos, assessores, radialistas, médicos, publicitários, pessoas que nem me conhecem e simplesmente por terem seus interesses particulares contrariados, partiram para o ataque.
Hoje conto com o apoio de grandes colegas e amigos de profissão, pessoas maravilhosas que sempre estiveram ao meu lado, me aconselhando a ignorar as leviandades cometidas contra a mim.
Estou fazendo estas observações porque não sou hipócrita, de dar tapinhas nas costas e querer dizer que sou amigo de todo mundo. Desde que as agressões contra mim foram iniciadas há quase dois anos, por incrível que pareça, recebo emails, convites, de pessoas que me detestam e vivem a falar mal do meu trabalho, mas ao invés de me ignorarem, ou esquecerem que eu existo, já que não presto para eles, insistem em serem falsos ao extremo como se nada tivesse acontecido.
Solicito a estas pessoas que por gentileza, parem de enviar convites, emails, cartões de natal, dar telefonemas, ouvir os meus programas, evitem cumprimentos falsos e principamente sejam menos hipócritas.

Falta de ética e de moral não tem mais lugar no Brasil de hoje

Deu no blog "Brasil - Liberdade e Democracia":

Um leitor me chamou a atenção, com toda a razão, pelo fato de não estarmos aqui dando vazão a nossa indignação com relação ao que se passa no Brasil em relação aos mensalões, seja de que partido for.
Esta prática de mensalão, ou pagamento de propina para angariar o apoio de parlamentares para um determinado governo é abominável, seja ela de que partido for.
Eduardo Azeredo é tão condenável quanto José Roberto Arruda (na foto com Dilma Rousseff) e quanto a Luiz Inácio Lula da Silva.
Não podemos mais no Brasil de hoje sermos coniventes com estas atitudes, seja de quem for seja de que partido for. Estes recursos estão sendo desviados dos programas de saúde, de educação, de seguridade social, de segurança pública etc. para os bolsos de pessoas sem moral e sem escrúpulos que chegaram ao poder enganando seus eleitores.
José Roberto Arruda está preso, e lá deveria ficar por um bom tempo para pagar por seus crimes.
Que fique bem claro que a posição deste Blog é contra a corrupção, a falta de ética, de moral, de dignidade e de honestidade.

"Viva Zapata! Abaixo Raúl Castro, Fidel e Lula!"

PAPA-DEFUNTOS – Vejam aí que imagem admirável: Raúl Castro, Lula, o Coma Andante Fidel Castro e ele, Franklin Martins, o primeiro-ministro do Brasil, que, consta, já não vive mais com Dilma a fase Claudinho & Buchecha: aquela coisa “só love, só love” dos “irmãos em armas”, como diria Dirceu. Desta vez, a candidata não seguiu o ex-metalúrgico e o ex-chefão do MR-8 ao Parque dos Dinossauros. Pena! A VAR-Palmares ficou sub-representada. (Foto: Reprodução)
Deu no "Blog Reinaldo Azevedo":
Todos vocês viram na TV, creio, o assassino Raúl Castro se antecipando aos jornalistas, ao lado de Lula, a anunciar: “Eu sei o que vocês estão querendo”. E desandou a falar sobre a morte de Orlando Zapata, preso político condenado a mais de 30 anos por defender os direitos humanos em Cuba. Culpou os EUA. Escrevi ontem a respeito.
Obediente, sem nenhum constrangimento, Lula, o “grande líder da América Latina”, assistia à pantomima do tirano. Agora entendemos por que não há imprensa livre em Cuba. Raúl já sabe o que os jornalistas querem perguntar… Foi um espetáculo grotesco, e Lula, quero crer, superou todos os limites da abjeção. Já tinha se revelado, conforme escrevi, na tal reunião de Cancún, quando havia atacado a ONU e os americanos. Ontem, superou-se.
Falando a linguagem própria da tirania, Lula acusou a vítima de ser responsável por sua própria desgraça. A política externa brasileira jamais conheceu esse pântano. Agora, com efeito, ela assumiu a cara de Marco Aurélio Garcia.
Cubanos que lutam pelos direitos humanos já haviam feito menção de se encontrar com Lula. O Itamaraty não deu a menor bola. O brasileiro não disse uma única palavra em defesa da democracia e da tolerância política! Nada! Ao contrário: demonstrou indignação com os defensores dos direitos humanos na ilha:
“Eu não recebi nenhuma carta. As pessoas precisam parar com o hábito de fazerem carta, guardarem para si e depois dizerem que mandaram para os outros. Se essas pessoas tivessem falado comigo antes, teria pedido para parar e eu, quem sabe, teria evitado que eles morressem, de forma que eu lamento que uma pessoa se deixe morrer por uma greve de fome”.
Censurando ontem o comportamento de Raúl Castro, Arnaldo Jabor classifico-o de “fascistóide”. Epa! Fascistas e fascistóides são também a escória do mundo, mas Raúl pertence a outra escória. Ele é “comunista”, não é fascista. Por que algumas pessoas que, a exemplo de Jabor, desprezam aquela figura sanguinária e patética resistem em associar seus crimes à esquerda? Eu respondo: porque há ainda quem queira que o comunismo, o socialismo e os esquerdismos vários tenham uma origem humanitária e benigna, como se o marxismo de fato, alguma vez, tivesse se dissociado do crime e da violência.
Não! Raúl Castro é esquerdista, como esquerdista era o pançudo brasileiro a seu lado, com o ar entre cínico e aparvalhado, a vê-lo acusar os EUA pela morte de Zapata. Lula é de outra esquerda, sabemos. Tenho tratado amiúde desse assunto aqui. O nosso “socialismo” guarda do original a paixão pela ditadura e a propensão para justificar os crimes em nome do bem comum. Em Cuba, eles ainda matam pessoas; no Brasil, o esforço é para matar instituições e substituí-las pelo partido, que toma, então, o lugar da sociedade. E agora já posso voltar à fala de Lula, esmiuçá-la e denunciar a sua essência maléfica.
Notem que ele censura os dissidentes cubanos por não lhe terem entregado carta nenhuma, como se fosse fácil, numa tirania, romper os círculos de segurança para chegar a um chefe de estado. Nem nas democracias isso é tarefa trivial. Lula, para não variar, fala para enganar, para despistar. Era tarefa de sua diplomacia ter agendado um encontro.
Releiam isto: “Se essas pessoas tivessem falado comigo antes, teria pedido para parar e eu, quem sabe, teria evitado que eles morressem, de forma que eu lamento que uma pessoa se deixe morrer por uma greve de fome”. Observem que Lula procura tirar do evento qualquer sentido político, como se a greve de fome fosse, sei lá, uma idiossincrasia de Zapata, que, então, “se deixou morrer”.
Todo o mundo democrático protestou contra a morte de Zapata e pediu a libertação dos presos políticos de Cuba. O Brasil se calou sobre as duas coisas e lamentou a morte do dissidente como se a lamenta a morte de qualquer homem, procurando retirar o seu peso político. Todo o mundo democrático - e até o não-democrático - protesta contra a delinqüência nuclear iraniana, e só o Brasil empresta apoio incondicional a Mahmoud Ahmadinejad.
Lula tem uma característica política particularmente perigosa. No Brasil, aproveita a sua popularidade para mandar às favas a Lei Eleitoral, para atropelar o TCU e para transformar instâncias do Estado em braços operativos do seu partido; nas relações globais, usa o prestígio crescente do Brasil - obra de seus empreendedores - para se aliar ao que o mundo pode produzir de pior.
Foi longe demais ao acusar Zapata pela própria morte e banalizá-la? Foi! Mas ele sempre pode se superar.