Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Orient CinePlace Boulevard 14 a 20

Orient CinePlace Boulevard 14 a 20
15 - 18 - 21 (Dublado)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Prefeitura lança programa para integrar escola e família












1. Prefeito Tarcízio Pimenta entrega kit de fardamento
2. Secretária Anaci Paim fala sobre a relevância do programa
3. Platéia de pais e mães no Teatro Ângela Oliveira
ACM/Secom


O Governo Cidade Princesa lançou na manhã desta sexta-feira, 13, durante o encerramento da Jornada Pedagógica, no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro, o programa "Família Educativa". A iniciativa, que engloba os projetos "Mães Educadoras", "Mães Colaboradoras" e "Mães Supervisoras", através da Secretaria da Educação, consiste no incentivo à participação efetiva das mães na educação dos filhos, principalmente no ambiente escolar.
O programa visa ações como a promoção de atividades sócio-educativas que envolvam a família na escola; implantação de projetos, programas e prêmios que incentivem atitudes cidadãs de preservação e conservação do patrimônio físico e cultural da escola; e também a participação da família na elaboração do seu Projeto Político Pedagógico.
Durante a solenidade, o prefeito Tarcízio Pimenta entregou o kit de fardamento escolar a alguns pais e mães de alunos. A primeira a receber o fardamento foi Elizete Nascimento de Souza, mãe de Joice, da Escola Monteiro Lobato. Em seguida, Iracema de Jesus Santos, mãe de Tiago, da Escola Mãe da Providência.
“Entendemos o quanto é importante o movimento para integração da família à escola. No meu tempo não aconteciam estas coisas. E hoje temos consciência de que o desempenho dos alunos está muito relacionado com sua vida em casa. Se a família não acompanhar as atividades escolares e extra-escolares, não vai à escola e não ouve o professor, não se tem o desempenho desejado”, frisou o prefeito.
A secretária da Educação, Anaci Bispo Paim, ressaltou a relevância do programa "Família Educativa" para a integração da família/escola e o conseqüente fortalecimento do processo educativo. “Não entendemos a educação sem a presença da família, pois é ela quem inicia o processo educacional”, disse.
“Mãe de todos os estudantes”
Dividido em três pilares, o programa tem no projeto "Mães Educadoras" a atuação destas nas unidades escolares em tempo integral, passando a atuar como mãe dos alunos da escola e não somente da classe na qual seu filho está inserido.
A princípio o projeto piloto será implantado na Escola Célida Soares, sendo que a mãe voluntária inserida no programa é contemplada com um auxílio de R$ 100,00.
Também serão oferecidos cursos para as mães das comunidades nos fins de semanas, a exemplo de culinária, informática, higiene pessoal, imagem pessoal, sexualidade - dela e dos filhos, e orientação pedagógica. A idéia é, gradativamente, contemplar todas as escolas infantis.
Já o projeto "Mãe Colaboradora" deverá contemplar todas as escolas, com as mães atuando no auxílio à elaboração da alimentação escolar, cuja participante também vai receber R$ 100,00.
E, por fim, o projeto "Mãe Supervisora", que terá, dentre as incumbências, a função de observar a freqüência dos alunos nas unidades escolares, visitar a residência dos alunos que faltarem três vezes consecutivas e acompanhar o roteiro do transporte escolar.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Nenhum comentário: