Matéria publicada no site "Terra" dá outra interpretação para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não ter conseguido anunciar a abertura dos Jogos Pan-Americanos, como estava previsto, na cerimônia desta sexta-feira, no Maracanã. "Por conta de uma confusão, quem fez o anúncio oficial foi o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman", diz a nota.
No texto consta que "segundo Laércio Portela, da secretaria de Imprensa do Planalto, "houve um desentendimento de cerimoniais".
Conforme documento divulgado pela organização dos Jogos, o presidente deveria declarar a abertura do Pan logo após os discursos do presidente da Organização Esportiva Pan-americana (Odepa), Mario Vázquez Raña, e de Carlos Nuzman.
"No entanto, enquanto os dois primeiros ainda cumpriam o protocolo, o microfone foi retirado da frente do presidente brasileiro. Quando Raña solicitou a ação de Lula, o microfone reapareceu, mas acabou não sendo usado. Nuzman tomou a atitude de fazer a declaração", como está contido na matéria.
No texto consta que "segundo Laércio Portela, da secretaria de Imprensa do Planalto, "houve um desentendimento de cerimoniais".
Conforme documento divulgado pela organização dos Jogos, o presidente deveria declarar a abertura do Pan logo após os discursos do presidente da Organização Esportiva Pan-americana (Odepa), Mario Vázquez Raña, e de Carlos Nuzman.
"No entanto, enquanto os dois primeiros ainda cumpriam o protocolo, o microfone foi retirado da frente do presidente brasileiro. Quando Raña solicitou a ação de Lula, o microfone reapareceu, mas acabou não sendo usado. Nuzman tomou a atitude de fazer a declaração", como está contido na matéria.
6 comentários:
O que aconteceu com o Presidente Lula no RIO/PAN está acontecendo em todos o Brasil. Ele foi vaiado também em Salvador e todos estamos mostrando a nossa indignação com a corrupção do seu péssimo governo.
Ele e toda a sua corja se prepare para um "impeachment" que os brasileiros vão exigir desses maus e medíocres políticos que estão aí a gastar o nosso dinheiro público.
Falando de coisas melhores, mais elevadas, vejam:
PROGRAMAÇÃO DE 13 A 19 DE JULHO DE 2007 / UFBA
Avenida Reitor Miguel Calmon, s/n. Vale do Canela – PAC (Pavilhão de Aulas do Canela) - Tel: 71. 3237 - 9681
Estacionamento Gratuito: estacionamento do PAC.
PRINCESAS
Direção: Fernando León de Aranoa. Prod: Espanha/2005. Duração: 1:55. Classificação: 16 anos. Elenco: Candela Pena, Micaela Nevárez. Sinopse: A história de duas mulheres, duas prostitutas: Caye, uma espanhola cuja família de classe média ignora sua opção de vida, e Zulema, uma imigrante dominicana que usa o dinheiro para sustentar o filho em sua terra natal. Antes rivais nas ruas, elas tornam-se cúmplices na busca do amor improvável. Vencedor de três prêmios Goya. l "Princesas" tira roupa de prostitutas l l l Site Oficial l Assista ao Trailer.
Diariamente às 14:20
OSCAR NIEMEYER - A VIDA É UM SOPRO
Direção: Fabiano Maciel. Prod: Brasil/2007. Dur.: 1:30. Classif.: 12 anos. Elenco: Oscar Niemeyer, José Saramago, Carlos Heitor Cony. Sinopse: Documentário sobre a vida e a obra do maior dos arquitetos modernos brasileiros. O arquiteto conta de maneira descontraída como foram concebidos seus principais projetos. Fala também de política, de amigos, das mulheres e do Brasil. Faz ainda uma apaixonada defesa da invenção e da criatividade, o que o arquiteto considera vital nesses tempos em que o Brasil resolveu copiar Miami. l Niemeyer exibe simplicidade notável l O jovial e irreverente Oscar Niemeyer l Documentário retrata Oscar Niemeyer no ano de seu centenário l l Site Oficial l Assista ao Trailer .
Diariamente às 16:30
UM LUGAR NA PLATÉIA (Fauteils d'Orchestre)
Direção: Danièle Thompson. Prod: França/2006. Dur: 1:45. Classificação: 14 anos. Elenco: Cécile de France, Valérie Lemercier, Albert Dupontel. Sinopse: Comédia dramática. Jessica é uma jovem da província, que decide mudar-se para Paris após uma fase de azares sucessivos. Lá arranja emprego num café chique na Avenue Montaigne, um eixo de agentes das artes, música, teatro e moda. É aí que ela conhece Catherine, uma conhecida atriz de teatro e Jean-François, um pianista mundialmente conhecido. Apesar da sua fama e riqueza, estes revelam fragilidades e algum insucesso pessoal, mas a inocência e franqueza de Jessica acabam por ter um efeito de enorme transformação nas suas vidas. l Comédia francesa mostra Paris idílica e cultural l Encontros e desencontros envolvendo um grupo de francesas que circulam pela Avenida Montaigne l Um lugar aonde? No coração... l l Site Oficial l Assista ao Trailer .
Diariamente às 18:20
A BATALHA DE ARGEL (La Battaglia di Algeri)
DDireção: Gillo Pontecorvo. Prod: Itália / Argélia: 1965. Duração: 2:00. Classif: 14 anos. Elenco: Brahim Haggiag, Jean Martin, Yacef Saadi. Sinopse: Os eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, marco do processo de libertação das colônias européias na África. Entre 1954 e 1957 é mostrado o modo de agir dos dois lados do conflito, a Frente de Libertação Nacional e o exército francês. Enquanto que o exército usava técnicas de tortura e eliminava o maior número possível de rebeldes, a FLN desenvolvia técnicas não-convencionais de combate, baseadas na guerrilha e no terrorismo. l l l Site Oficial l Assista ao Trailer .
Diariamente às 20:20 * Sessão Cine Clube
ALIANÇA FRANCESA
Av. 7 de Setembro, 401, Vitória – Aliança Francesa - Tel: 71. 3237 - 9681.
A VIDA SECRETA DAS PALAVRAS (La Vida Secreta de las Palabras)
Direção: Isabel Coixet. Prod: Espanha/2007. Duração: 1:55. Classificação: 12 anos. Elenco: Sarah Polley, Tim Robbins, Javier Cámara. Sinopse: num lugar isolado no meio do mar, a história da aproximação de um homem ferido e uma mulher solitária, que aos poucos vivem uma intimidade singular. Da mesma diretora de 'Minha vida sem mim', o filme foi o grande vencedor do Prêmio Goya no ano (2006), recebendo os prêmios por Melhor Filme, Melhor Diretora, Melhor Roteiro Original e foi exibido na Mostra São Paulo, 2006. l A cada novo filme, a atriz canadense Sarah Polley se confirma como uma das mais competentes de sua geração l Assim como fez em Minha Vida Sem Mim, a cineasta e roteirista espanhola Isabel Coixet emociona o espectador com uma sensibilidade única l Existem filmes que tocam profundamente o espectador l Site oficial l Assista ao trailer.
Diariamente às 14:10, 18:20 e 20:35 ! ESTRÉIA !
O QUE FIZ EU PARA MERECER ISSO ? (Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?)
Direção: Pedro Almodóvar. Prod: Espanha - 1984. Duração: 1:40. Claassificação: 16 anos. Elenco: Carmen Maura, Luis Hostalot, Ryo Hiruma. Sinopse: Num ato de desespero, uma dona-de-casa viciada em remédios mata seu marido, um taxista grosseirão. Mas para quem tem uma vizinha prostituta, uma mãe retardada e filhos traficantes, os problemas estão apenas começando. l Almodóvar mostra já ter um bom domínio das câmeras neste filme l Traz a tona uma família extremamente excêntrica de uma Espanha dos anos 80 l Filme mostra o que pode acontecer com uma faxineira descontente com uma vida cheia de problemas l l Site oficial l Assista ao trailer.
Diariamente às 16:20
MAM - SOLAR DO UNHÃO
Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão - acesso pela SALA 01 de exposição - Tel: 71.3329 - 5727.
VERMELHO COMO O CÉU (Rosso Come Il Cielo)
Direção: Cristiano Bortone. Prod: Itália/2006. Duração: 1:40. Classificação: 12 anos. Elenco: Francesco Campobasso, Luca Capriotti. Sinopse: Mirco é um jovem toscano de dez anos apaixonado por cinema, que perde a visão após um acidente. Com um velho gravador passa a criar histórias sonoras. Baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som da indústria cinematográfica italiana, o longa foi escolhido como melhor filme estrangeiro pelo júri popular da Mostra de São Paulo. l Drama italiano é conduzido com sobriedade l Drama italiano questiona os sentidos do mundo das imagens l Vermelho como o Céu: ver a vida com outros olhos l Emotivo e emocionante, como só o cinema italiano sabe fazer l Site Oficial l Assista ao Trailer.
Diariamente às 14:20, 16:20 e 20:45 ! ESTRÉIA !
O DESPERTAR DE UMA PAIXÃO (The Painted Veil)
Direção: John Curran. Prod: EUA/China: 2006. Duração: 2:05. Classificação: 12 anos. Elenco: Edward Norton, Naomi Watts. Sinopse: Uma paisagem belíssima. Um país ameaçado. Uma história de amor. Após a traição de sua esposa Kitty, Walter Fane, um introspectivo bacteriologista, aceita trabalho voluntário em um pacato vilarejo infectado pelo cólera. Sem escolha, Kitty muda-se com Walter. Uma grande jornada de reclusão e auto-conhecimento dará novo significado ao relacionamento e irá reascender a paixão entre os dois, num dos lugares mais bonitos e remotos do planeta. l l l l Um lugar aonde? No coração... l "O Despertar de uma Paixão" revê colonialismo na China l ‘O despertar de uma paixão’ tem atuações viscerais l Em O Despertar de uma Paixão, Edward Norton redescobre um autor – e o melhora l Site Oficial l Assista ao Trailer .
Diariamente às 18:20 ! PRÉ – ESTRÉIA !
CINEMA DO MUSEU
Av. Sete de Setembro, nº 2595. Corredor da vitória - Museu Geológico. - Tel: 71 3338 - 2241.
PARIS, TE AMO (Paris, Je T'Aime)
Direção: 21 diferentes diretores. Prod: França / Alemanha / Liechstenstein / Suíça: 2006. Duração: 2:00. Classif: 16 anos. Elenco: Nick Nolte, Juliette Binoche, Elijah Wood, Natalie Portman, Maggie Gyllenhaal e mais uma infinidade impressionante de estrelas do cinema. Sinopse: Em Paris, o amor está por todos os lugares. Está nos bares, nos cafés, na Torre Eiffeil, até no metrô que circula abaixo de suas ruas. Paris, Te Amo é uma declaração à Cidade Luz através dos olhos de alguns dos maiores diretores do mundo incluindo Walter Salles os Irmãos Coen, Alfonso Cuarón, Wes Craven. Cada um retrata, de um jeito ou de outro, a alegria, a separação, os encontros inesperados e acima de tudo o amor. l "Paris, Te Amo", em cartaz na Mostra, traz megalópole múltipla l Site Oficial l Assista ao Trailer .
Diariamente às 16:00, 18:20 e 20:40.
Sábado e Domingo, também às 13:50
CINE XIV
Rua Frei Vicente, 12/14 - Quarteirão Cultural do Pelourinho - Tel. 71. 3324 - 9206.
O BUDA (Un Buda)
Direção: Diego Rafecas. Prod: Argentina/2005. Duração: 1:55. Classificação: 14 anos. Elenco: Agustín Markert, Diego Rafecas, Julieta Cardinali. Sinopse: Rafael e Tomás são dois irmãos diferentes, filhos de pais budistas, mas com as mesmas dúvidas existenciais. O mais novo retoma as crenças da infância em busca de uma vida melhor. Já o mais velho acredita que a razão e a filosofia são os caminhos. l Filme pequeno e com algumas questões interessantes l "O Buda" trata das conexões entre a vida ocidental e as práticas orientais l l Site oficial l Assista ao trailer.
Diariamente às 14:40
Sessão Popular às 14:40 - Preço único - R$ 4,00
ESSES MOÇOS
Direção: José Araripe. Prod: Brasil/2007. Duração: 1:25. Classificação: 12 anos. Elenco: Inaldo Santana, Chaiendi Santos e Flaviana da Silva. Sinopse: Duas meninas encontram um velho perdido e passam a vê-lo como um avô que nunca tiveram. Mas a mais velha passa a usá-lo para pedir esmolas nas ruas de Salvador. Essa jornada de inocência e velhice mudará o rumo de suas vidas. l Pré-estréia de “Esses Moços” atrai convidados e curiosos para estação da Calçada l Esses Moços, um filme que encanta os olhos e esquenta o coração l Site oficial l Assista ao trailer.
Diariamente às 16:55
Sessão Popular às 16:55 - Preço único - R$ 4,00
INFÂNCIA ROUBADA (Tsotsi)
Direção: Gavin Hood. Prod: África do Sul / Inglaterra: 2005. Dur: 1:35. Classificação: 14 anos. Elenco: Presley Chweneyagae, Terry Pheto, Kenneth Nkosi. Sinopse: Uma noite, após sair de briga de bar, Tsotsi rouba um carro. Enquanto acelera pela noite, ouve um barulho no banco de trás e acaba sofrendo um acidente. Na traseira do carro, descobre um bebê. Sem saber o que fazer, leva-o para o gueto de Johanesburgo (África do Sul) em que vive. Lá, convencerá a jovem mãe Miriam a cuidar de “seu filho”, numa relação que logo provocará mais confrontos. Baseado no romance de mesmo nome, único trabalho em literatura do famoso dramaturgo sul-africano Athol Fugard. O filme ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2005. l l l l l Site Oficial l Assista ao Trailer.
Diariamente às 18:35
Sessão Popular às 18:35 - Preço único - R$ 4,00
UMA JUVENTUDE COMO NENHUMA OUTRA (Karov La Bayit)
Direção: Vardit Bilu e Dalia Hagar. Prod: Israel / 2005. Duração: 1:30. Classificação: 14 anos. Elenco: Neama Shendar, Smadar Sayar, Sharon Raginiano. Sinopse: Duas jovens israelenses de 18 anos. Sinopse: Duas adolescentes, Smadar e Mirit, cumprem o serviço militar em Jerusalém. Elas vivem imersas em seus próprios assuntos amorosos e de amizade, numa cidade onde árabes e judeus vivem em constante tensão. Filme premiado no Festival de Berlim. l Dilemas femininos em um ambiente hostil l Este sensível retrato humanista venceu o prêmio CICAE no Festival de Berlim 2006 l Longa explora obsessão por segurança l l Site oficial l Assista ao trailer.
Diariamente às 20:30
Sessão Popular às 20:30 - Preço único - R$ 4,00
INGRESSOS: Segunda, terça e quarta: R$ 12,00 e R$ 6,00. Quinta e sexta: R$ 13,00 e R$ 6,50.
Sábado, domingo e feriados: R$ 14,00 e R$ 7,00.
SALADEARTE - UFBA: Estudantes, Fuincionário e Professores da UFBA pagam R$ 4,00 em qualquer sessão da sala
TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT
ES T A C I O N A M E N T O
PARA AS SALAS DO CIRCUITO SALADEARTE
CINEMA DO MUSEU - Estacionamento SOL PARK. Fica ao lado do Colégio Odorico Tavares - Corredor da Vitória. Preço do selo vendido na bilheteria do cinema: R$ 4,00 com tempo de permanência de 3 horas.
CINE XIV - Estacionamento WELL PARK. Entrada única pela Baixa dos Sapateiros, dando acesso direto ao cinema. Preço do selo vendido na bilheteria do cinema: R$ 3,50 com tempo de permanência de 3 horas.
MAM - SOLAR DO UNHÃO - O estacionamento do Museu de Arte Moderna fica atrás da capela, logo após o portal de entrada. Gratuito para os frequentadores da sala.
ALIANÇA FRANCESA - Estacionamento: convênio com o Sol Park Vitória 2 - em frente ao Museu Carlos Costa Pinto. Preço do selo vendido na bilheteria do cinema: R$ 4,00 com tempo de permanência de 3 horas.
>: - - - - >: - - - - >: - - - - >: - - - - >: - - - - >: - - - - >: - - - - >:- - - - >:- - - - >- - - - >:- - - - >:- - - - >:- - - - >:- - - ->:- - - - >:- - -
LEMBRETE POR HORÁRIO
UFBA
14:20 - Princesas;
16:30 - Oscar Niemeyer;
18:20 - Um Lugar na Platéia;
20:20 - A Batalha de Argel (sessão cine clube).
ALIANÇA FRANCESA
14:10 - A Vida Secreta das Palavras;
16:20 - Que fiz eu para Merecer Isso;
18:20 - A Vida Secreta das Palavras;
20:35 - A Vida Secreta das Palavras.
MAM - SOLAR DO UNHÃO
14:20 - Vermelho como o céu;
16:20 - Vermelho como o céu;
18:20 - O Despertar de uma Paixão;
20:45 - Vermelho como o céu.
CINEMA DO MUSEU
13:50 - Paris Eu te Amo (apenas sáb e dom);
16:00 - Paris Eu te Amo;
18:20 - Paris Eu te Amo;
20:40 - Paris Eu te Amo.
CINE XIV
14:40 - O Buda (Sessão Popular);
16:55 - Esses Moços (Sessão Popular);
18:35 - Infância Roubada (Sessão Popular);
20:30 - Uma Juventude como Nenhuma Outra (Sessão Popular).
________________________
Próximas estréias: 20 centimetros, Maria Bethania - Pedrinha de Aruanda, Ping pong na Mongólia, Mestre Bimba - Capoeira Iluminada, Brasileirinho, Atravessando a ponte – O som de Istambul, A Casa de Alice, Medos Privados em Lugares Públicos, O Despertar de uma Paixão, Caparaó, Encontro com Milton Santos, Transylvania, Hérules 56, Saneamento Básico, A Comédia do Poder, Querô, Escola do Riso, Maria, Fabricando Tom Zé, Cão sem Dono, Marcas da Vida, Além do Desejo, A Leste De Bucareste, Baixio das Bestas, O Violino, O homem duplo, Inferno.
NOTÍCIAS***NOTÍCIA***NOTÍCIA***NOTÍCIA***NOTÍCIA***NOTÍCIA***NOTÍCIA***NOTÍCIA***NOTÍCIA***NOTÍCIA
SESSÃO POPULAR - Toda semana, sessão especial. Consulte sempre a programação da SALADEARTE e aproveite!!
DIARIAMENTE ÀS 14:40, 16:55, 18:35 e 20:30 NA SALADEARTE– CINE XIV.
Preço único: R$ 4,00
Está de volta a parceria entre a Sala de Arte e o VILA VELHA!!! Quem for assistir a um filme em qualquer um dos espaços do Circuito Sala de Arte poderá apresentar o canhoto do ingresso na bilheteria do Vila e pagar apenas meia entrada! O contrário também tá valendo: o canhoto do Vila vale como meia entrada na Sala de Arte. A promoção é válida por até uma semana, a partir da data de emissão do tíquete. Aproveite!
Acontecerá entre os dias 9 e 14 de julho, o III Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, no Teatro Castro Alves. O evento, promovido pela Universidade Federal da Bahia e pela VPC Cinemavídeo, terá mesas temáticas, com transmissão em tempo real pelo site do evento, projeção de filmes inéditos na cidade, encontro de distribuidores e produtores, lançamentos de livros, exposições fotográficas e outras atividades. Inscrições e maiores informações: www.seminariodecinema.com.br ou pelo telefone (71)3283-7016/7017.
ATENÇÃO: Esta mensagem é enviada com a complacência da nova legislação sobre correio eletrônico, Seção 301, Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S. 1618, Título Terceiro aprovado pelo "105 Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM".
Este e-mail não poderá ser considerado SPAM quando inclua uma forma de ser removido. Para ser removido de futuros correios, simplesmente envie um email para saladearte@uol.com.br, indicando no assunto: REMOVER.
.............................................................................................................................................................................................
CIRCUITO SALADEARTE - informações Telefax.(71) 3338-2241 - SALVADOR-BA e-mail: saladearte@uol.com.br
Atualizamos nossa programação semanalmente também no endereço: www.saladearte.art.br
Acompanhe alguns momentos do CIRCUITO SALADEARTE acessando o nosso Fotoblog
Gostaria de estar no Maracanã para assistir ao vivo as vaias recebidas pelo presidente Lula. Um fato histórico, que mostra que ele não é tão popular assim.
FANTÁSTICAS LIÇÕES DE MESTRE (2)
http://blogdosblogs.blig.ig.com.br/
Do jornalista Carlos Chagas, comentarista do SBT e da Rádio Jovem Pan:
Brasília (ALO) – O "Código da Vida", de Saulo Ramos, é cheio de revelações. Uma delas de que, já eleito Fernando Collor, o então presidente Sarney reuniu alguns ministros, como ele, Saulo Ramos, da Justiça, Mailson da Nóbrega, da Fazenda, João Batista Abreu, do Planejamento, Leônidas Pires Gonçalves, do Exército, Otávio Moreira Lima, da Aeronáutica, Henrique Sabóia, da Marinha, Ronaldo Costa Couto, do Gabinete Civil, e Ivan de Souza Mendes, do SNI.
Ninguém sabia o objetivo da reunião, o diagnóstico sombrio da área econômica, no sentido de que a inflação iria disparar em janeiro, e por isso Maílson da Nóbrega recomendava que Sarney renunciasse imediatamente. O ministro da Fazenda teve o apoio do ministro do Planejamento, que para o Autor "era um pouco delicado demais, tinha uns trejeitos de mãos e falava afetado". Saulo conta haver ficado irritadíssimo e indagou se o Dr. Ulysses estava de acordo, pois a ele caberia substituir Sarney. João Batista respondeu que estava e o ministro da Justiça explodiu, dizendo que os ministros da Fazenda e do Planejamento estavam propondo uma traição. Mailson retrucou dizendo não aceitar a expressão, mas o ministro do Exército, Leônidas Pires Gonçalves, deu um murro na mesa e exclamou: "Vai aceitar, sim senhor!" A hipótese foi logo afastada, a reunião terminou, Sarney completou o mandato sem renunciar e o relato do episódio é encerrado com um estranho adendo: "O general Ivan do Souza Mendes votou com os ministros da área econômica..."
COLLOR PAGARIA DEZ MILHÕES
Outra revelação no livro de Saulo Ramos, contada em detalhes, é de que tendo voltado para sua banca de advogado em São Paulo, depois do governo Sarney, estava uma noite no aeroporto de Cumbica, embarcando para a Europa, quando foi chamado pelos alto-falantes. Era o telefonema de um amigo, pessoa muito ligada ao então presidente Fernando Collor. Sem meias palavras, ouviu que Collor mandava convidá-lo para assumir outra vez o ministério da Justiça. Já andava alta a crise gerada pelas acusações a PC Farias e o interlocutor foi direto ao assunto: o presidente queria um ministro, mas, também, um eficiente advogado que o livrasse do processo de impeachment já iniciado. E estava oferecendo, junto com a nomeação, cinco milhões de dólares!
Recusou, é claro, enfatizando que nem pelo dobro daquela quantia aceitaria. Do outro lado do telefone, ouviu que não estava autorizado a tanto, mas que daria notícias. Em Paris, na embaixada brasileira, com o embaixador Leite Barbosa e o ex-presidente José Sarney, foi contatado outra vez, com a notícia de que os dez milhões de dólares estavam aceitos. O embaixador lembrou que aquela quantia o deixaria sem problemas até o fim da vida, mas Sarney foi veemente na necessidade da recusa, de resto já decidida desde a primeira vez.
Por ironia, quando o Senado insistiu em processar Collor, que já tinha renunciado, Saulo Ramos foi contratado como advogado dos senadores, para levar o processo até o fim, o que acabou acontecendo com a suspensão dos direitos políticos do ex-presidente por oito anos.
PAU NO LULA
O "Código da Vida" não poupa o presidente Lula. Saulo Ramos começa pegando leve, mas vai aumentando o diapasão, depois de escrever que o presidente conseguiu imensa popularidade com o Bolsa-Família e com a política financeira, mas passou a ser o pai dos pobres e a mãe dos ricos. Acabou com Fernando Henrique, o "sátrapa de Higienópolis" e seu plano quixotesco de voltar ao poder, "uma das boas obras do Lula". Lembra que na campanha eleitoral de 2006, desesperado, o ex-presidente e ex-sociólogo promulgou um manifesto contra o seu próprio partido e ousou criticar a desonestidade dos outros, inclusive a de Lula. "O gambá falando da raposa em defesa do galinheiro".
Para as mais veementes críticas ao presidente da República, o Autor vale-se outra vez do amigo fiel, o "Gervásio", que reaparece inconformado com as imagens de um diretor dos Correios recebendo propina em nome do PTB:
"(...) Aquela cena, transmitida pela TV, deu origem a um dos maiores escândalos da história do Brasil em matéria de corrupção, bandalheira, suborno de deputados, negociatas denunciadas pelo então deputado Roberto Jefferson. Quem diria? Justo o governo Lula, que pregava a ética, "não roubo e não deixo roubar", acabou trocando os valores morais por "valérios" imorais. (...) Não pretendo chamar ninguém de burro ou de analfabeto. Aliás, nessas histórias, ninguém comeu capim. Lula é inteligente. Iletrado, sem cultura, mas inteligente e muito esperto. Ele nunca sabe de nada. (...) Estou falando do governo Lula e da imoralidade que nele se instalou com a distribuição de cargos nas empresas estatais, de contratos de obras, de publicidade, de superfaturamentos, de Valério distribuindo dinheiro para deputados e partidos políticos, de depósito no exterior de milhões de dólares na conta do publicitário de Lula, Duda Mendonça. Comércio descarado de compra de consciências para assegurar votações no Congresso. (...) Sabia (o Lula) de tudo ou quase tudo. Em Paris, ele concedeu entrevista dizendo que o caixa dois é costumeiro nos partidos políticos. deu a entender que não reprovava. O ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse que caixa dois é coisa de bandido. Logo, o presidente aprova coisa de bandido."
O trator passa, também, sobre a administração:
"Com o Bolsa-Família, está resolvido. Não há atividade produtiva, que geraria empregos. Não há infra-estrutura, que geraria atividade produtiva, salvo a indústria da tapioca. Com a família no bolso, nem precisa dessas coisas. Muitos não vão querer trabalhar para não serem privados da mensalidade embolsada e, no futuro, perder o emprego que por acaso surgir."
É citada a jornalista Maria Sylvia Carvalho Frenco, para quem "Lula escolheu a via tortuosa da esperteza, minando as instituições, atingindo o calcanhar de adversários e aliados: o dinheiro, num mundo de mercado e escassez, foi seu astucioso aparato destrutivo; desmoralizou a soberania e a representação do povo, catalizou a desonra de pessoas, admitiu a corrupção de consciências, relegou velhos aliados ao haraquiri para salvar-se, expandiu a desigualdade, pôs à venda, por pratos de lentilhas, a altivez e a dignidade dos pobres."
Pan, um constrangimento só
Estou no Rio, chegando ao hotel. Vim da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos. Fiquei ali ao lado da tribuna de honra, olhando atentamente o presidente Lula, o governador Sérgio Cabral e o prefeito César Maia. Nunca tinha visto tanto constrangimento numa relação.
Lula e César Maia mal se falavam. Tratavam só do necessário. Realmente essa história de paternidade do Pan azedou de vez a relação entre os dois. As vaias, então!
O Lula já estava invocado com o partido do César Maia, o Democratas, que é o que mais tem radicalizado no ataque ao governo e nas tentativas de desalojar o governista Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. Mas mantinha uma relação cordial com César Maia.
Podem estar certos: A partir desses Jogos Pan-Americanos, essa relação nunca mais será a mesma. Lula e César Maia agora viverão em guerra aberta.
Se você tocar no assunto com o prefeito, ele vai dizer que os primeiros gestos de hostilidade partiram de Lula. Lá atrás. Lembra da crise da Saúde no Rio, quando Lula interveio nos hospitais? Pois é, a vaia desta sexta-feira foi só o troco, acredita o prefeito.
O Rio vai sofrer por isso? Lembra da machadinha no ônibus do então presidente José Sarney, durante o governo Moreira FRanco? Desde então nunca mais o Estado se entendeu com o presidente de plantão e a grana ficou curta, sempre curta para obras por aqui.
Mas neste segundo governo Lula a coisa mudou. Mas nada tem a ver com César Maia. Foi a substituição do casal Anthony Garotinho/Rosinha por Sérgio cabral que aproximou Lula do Rio.
E na cerimônia do Maracanã, Cabral era todo zelos e mimos para Lula. Uma pesquisa em mãos do Palácio Guanabara e do Palácio do Planalto mostra que 65% dos cariocas defendem essa aliança Cabral-Lula e querem mais. César Maia e o presidente estão rompidos, mas isto nada tem a ver com a relação entre Cabral e Lula. Ainda bem!
enviada por Tales Faria
Pan: experiência política bem sucedida
Acho que Lula perdeu um pouco do rebolado com as vaias de hoje lá no Maracanã. Mas não é isso que vai ficar. Para mim, a cerimônia de abertura do Pan foi um acontecimento político. É bom lembrar: até seis meses atrás, ninguém sabia nem se o Pan do Rio ia sair, tal era a confusão e o atraso nas obras provocado pela falta de recursos, por sua vez provocada pela falta de entendimento entre as autoridades federais, estaduais e municipais. Justiça seja feita: César Maia sempre teve idéia-fixa com o Pan e reclamou, reclamou, reclamou. Mas sozinho não ia conseguir.
Com a retirada do casal Garotinho, a reeleição de Lula e a eleição de Sérgio Cabral, o Planalto começou a se mexer. Saiu grana - dizem que até demais - e o Pan saiu.
A lição que fica de tudo isso é que todo mundo ganha quando os governantes resolvem passar por cima das diferenças partidárias, da rivalidade política e de de suas briguinhas.
MUITÍSSIMO MENOS, LULA
15/07/2007
Tamanho embevecimento tomou conta de Lula ao saborear resultados positivissimos para a sua imagem e para ao seu governo, a partir de pesquisas de opinião pública, que, efetivamente, passou a se sentir acima dos mortais expostos em atividades públicas. Levitando, Lula imaginou-se além de qualquer manifestação de desaprovação, senhor dos aplausos, do mimo e da estima dos brasileiros. Corpo fechado, sentiu-se um político inatingível. E foi assim, ególatra ao extremo, que veio à Bahia para ensinar ao governador Jaques Wagner o que se deve fazer quando se recebe uma vaia, e a ele ensinou não ler jornais para não se aporrinhar com críticas. A ele ensinou, diante das rebarbas, andar com o povo, não receber notíciais ruins depois das dez e dormir os sonhos dos anjo, recusando qualquer notícia ruim depois das 22 horas. Se Lula exercita o que ensina, não sabe de nada do que acontece no PAN, porque quer ver jornais à distância. Quando se está diante de números positivos produzidos pelas pesquisas, sabedor de que os males dos escândalos, mesmo que seguidos, repetitivos, não o atingem, seria natural que o presidente, na Bahia, terra dos terreiros, dos pais e das mães de santo, presumisse que é homem de corpo fechado. E, aí, brindou Wagner e a platéia política do evento acontecido na quinta feira na Bahia com "O discurso Além da Vaia". Deitou e rolou, desqualificou a manifestação, de modo a fazer um desagravo ao governador pelas vaias de Dois de Julho. O mestre dos mistérios populares, esqueceu que há vaias e vaias". As programadas, anunciadas, orquestradas como a do Dois de Julho, não causaram estragos ou arranhões. Errou Lula ao exumá-las, já haviam ficado no passado. Retornou, professoral, a Brasília e, de lá, foi ao Rio de Janeiro abrir os Jogos Panamericanos. Nunca, em tempo algum, pelo menos que eu tenha notícia, um governante recebeu uma vaia tão desqualificante e constrangedora. Não foi uma, apenas, foram seis. E do presidente foi excluído "para poupá-lo" a honra, o dever e a tradição de abrir os jogos do Pan. Seria outra vaia, seguramente, Pior a emenda do que o soneto. O mundo inteiro então tomou conhecimento de que os brasileiros não são vacas tangida, não são povo-gado. O povo reage. E quando o faz expontâneamente, como no Maracanã, o mestre que ensina o que fazer diante das vaias, baixou a cabeça, marejou os olhos, ficou nervoso. Lula apenas imaginou. Mas não é Deus. Nem do Olimpo, pior do Pan.
(Samuel Celestino)
Postar um comentário