Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 13 de abril de 2011

NBN lança na Fimec sensor de temperatura sem fio


Equipamento diminui carga poluente, reduz gastos de energia e aumenta produtividade

No ano em que comemora 25 anos de atuação, a NBN Automação Industrial apresenta na Fimec 2011 uma novidade que otimiza o dia a dia dos curtumes. Trata-se do sensor de temperatura sem fio (Foto 2: Divulgação), que pode ser instalado em qualquer tipo de fulão, equipamento onde são feitas as várias etapas do processo de curtimento do couro (Foto 1: Divulgação).
A primeira versão do equipamento monitora a temperatura do banho no interior do fulão com até três termômetros.
O produto desenvolvido pela NBN é uma ferramenta simples e de baixo custo que possibilita o monitoramento do que ocorre no interior do fulão de curtimento. O monitoramento da temperatura melhora o processo, promovendo a diminuição da carga poluente e redução dos gastos de energia e produtos químicos.
Com o sensor indicando a situação dentro do fulão, o processo sempre ocorrerá na temperatura ideal. Em caso de o banho ultrapassar o limite pré-programado de temperatura, um alarme alertará o técnico para que este possa tomar as providências necessárias para evitar um problema na produção, ou até mesmo um acidente grave.
A instalação do TF 01 é muito simples, já que não existem fios que interliguem os termômetros à unidade receptora. Basta fixar o cabeçote de leitura e a caixa plástica com o sistema transmissor na parede lateral do fulão. O link de rádio digital é de baixa potência e opera na frequência - ISM - que é liberada pela Anatel. O equipamento pode ser instalado em qualquer tipo de fulão.
A NBN partiu de um design muito simples, que resolve o maior problema dos curtumes, que é medir a temperatura do banho de um fulão comum sem ter que instalar complicadas e caras uniões rotativas.
A possibilidade de monitorar a temperatura da água usada nos diferentes processos de curtimento possibilita economia, pois a temperatura correta otimiza o rendimento dos produtos químicos usados no curtimento. O sistema acaba com o risco de choque térmico sobre a matéria-prima, o que resulta em perda de área do couro, pelo encolhimento das fibras.
(Com informações de Raquel Guimarães)

Nenhum comentário: