Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

domingo, 14 de fevereiro de 2010

"Barton Fink - Delírios de Hollywood", o filme visto

John Turturro em "Barton Fink"

Foto: Divulgação
Neste domingo, 14, a visão - em DVD da coleção - de "Barton Fink - Delírios de Hollywood" (Barton Fink), de Joel Coen, 1991, com roteiro de Joel e Ethan Coen. Não foi visto em cinema de Feira de Santana.
Em ritmo lento, o filme se passa em 1941. Em Nova York, Barton Fink (John Turturro) é o dramaturgo judeu, tímido, que faz sucesso inesperado com uma peça de teatro e a Broadway e a imprensa se curvam diante do seu talento. Então, ele é convidado para ir para Hollywood escrever um roteiro para um filme com Wallace Beery (01.04.1885-15.04.1949, ator que fez vários filmes nos anos 40), sobre luta livre. Barton Fink fica hospedado em uma espelunca - sugestão de que é o inferno -, para se concentrar no roteiro. O tempo vai passando e ele, em crise de criação e de identidade, não consegue escrever nada, pois tem bloqueio criativo - a folha de papel em branco na máquina de escrever é uma constante, assim como papéis amassados. Aparece um vizinho (John Goodman) que tenta ajudá-lo. Mas acontecimentos deixam o escritor à beira de um ataque de nervos. Um filme sobre o ato de escrever.
"Barton Fink" é um dos mais premiados filmes dos Irmãos Coen, inclusive ganhando a Palma de Ouro e mais duas premiações no Festival de Cannes e com indicações ao Oscar. Como os demais, um filme original e criativo, que são características dos autores.
"Barton Fink" é como se fosse um filme dentro do filme. Com humor negro e mordacidade, mostra aspectos da indústria cinematográfica, como opressão e paranóia de executivos dos estúdios, ascensão e queda de revelações.
Filmes dos irmãos Coen
"Um Homem Sério" (A Serious Man), 2009 - recém-lançado no Brasil; "Queime Depois de Ler" (Burn After Reading), 2008; "Onde os Fracos Não Têm Vez" (No Country For Old Men), 2007; "Matadores de Velhinhas" (The Ladykillers), 2004; "O Amor Custa Caro" (Intolerable Cruelty), 2003; "O Homem Que Não Estava Lá" (The Man Who Wasn't There), 2003; "E Aí Meu Irmão, Cadê Você" (O Brother, Where Art Thou?), 2000; "O Grande Lebowksi" (The Big Lebowski), 1999; "Fargo" (Fargo), 1996; "A Roda da Fortuna" (The Hudsucker Proxy), 1994; "Barton Fink", 1991; "Ajuste Final" (Miller's Crossing), 1990; "Arizona Nunca Mais" (Raising Arizona), 1987; e "Gosto de Sangue" (Blood Simple), 1984.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dimas, faltou o ótimo Miller's Crossing, de 90. E ai vem a refilmagem de "Bravura Indômita", bom western que deu o Oscar a John Wayne.

André Setaro disse...

Considero 'Barton Fink' um dos melhores filmes dos 'fratelli' Coen.