Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Como se fazia política nos anos 30 em Feira de Santana

Texto de mensagem política de 1934:

Caro Conterraneo Amigo:
Vimos trazer ao presado patricio o nosso incondicional apoio ás suas aspirações maiores.
Sim, dissemos ás suas aspirações, porque, o sonho dourado, o desejo ardente de todo brasileiro digno deste nome, é a felicidade, a grandeza e o progresso da Patria comum.
E para conseguirmos esta finalidade precisamos manter a Bahia, a nossa querida Bahia, no logar de destaque que ela no momento ocupa no seio da federação – logar que ela nunca conseguiu ter em 40 anos de Republica.
O Partido Social Democratico, estribado em novos moldes, com uma nova mentalidade politica, veio procurar, no interior do Estado, todos aqueles que, conhecedores das suas necessidades, podessem contribuir para o benefício coletivo ás suas zonas e para a redenção politico-administrativa da Bahia.
Não mais os candidatos desconhecidos, impostos pelos governos!
Agora é o povo quem escolhe os seus representantes por intermedio dos Diretorios locaes, pessoas identificadas com o ambiente, em condições, portanto, de colaborar para o bem estar de todos, com leis adaptadas ao seu meio, que tragam beneficios imediatos.
E é isso que se vem fazendo em todos os municipios.
O da Feira, mais que nem um outro vem sendo distinguido: 1º. Com a honra insigne de apresentar um Deputado á 3ª Constituinte Nacional e, agora, alem de um Deputado á Camara Federal um Deputado á Constituinte Estadual. E porque esta distinção? Porque na eleição de 3 de Maio, nós mostramos a todos, desde Municipios até o próprio Governo, a grandeza moral dos brasileiros de Feira de Santana, sua solidariedade, na coesão como fomos ás urnas naquela data.
Agora mais que nunca devemos estar unidos para repetir aquele feito de 3 de Maio, nas eleições de 14 de Outubro próximo, para a gloria da Feira, para a elevação do seu nome!
Devemos mostrar que as nossas paixões, os nossos despeitos, se os temos, não devem e não podem estar acima da felicidade e do futuro da nossa terra.
E é isso que o Diretorio local do Partido Social Democratico vem, por intermedio dos seus componentes, pedir ao distinto patricio. E só há um meio de provar que V. S. é digno de figurar entre os feirenses dignos, votando na chapa do Partido Social Democratico que acaba de escolher o nome de Arnold Silva, para Deputado Federal, e do Dr. Elpidio Nova para Deputado á Constituinte Estadual.
Só assim terá o ilustra conterrâneo concorrido para o engrandecimento, para a paz e o bem estar que ora existe em todo Municipio de Feira de Sant’ana.
Feira, 27 de Setembro de 1934
Dr. Eduardo Fóes da Motta
Aureo de Oliveira Filho
Alvaro Simões Ferreira
Heraclito Dias de Carvalho
João Martins da Silva
João Barbosa de Carvalho
Adalberto Constancio Pereira
João Marinho Falcão
Americo de Almeida Pedra
Valentim José de Souza
José Pinto dos Santos
Filinto Marques de Cerqueira
Clique na ilustração para ampliar

Obs.: Está escrito conforme o original

Nenhum comentário: