Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Caixa reduz taxa de juros do Fies

Sérgio Carneiro diz que reivindicação foi sua

A Caixa Econômica Federal, principal agente de execução de políticas públicas do Governo Federal, efetuará de forma imediata a redução da taxa de juros incidente sobre o saldo devedor dos contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para 3,5% ao ano, autorizada pela Lei N° 12.202, de 14 de janeiro de 2010. Assim, todos os contratos com taxa superior a 3,5% ao ano terão seu percentual reduzido automaticamente, a partir da próxima emissão de prestação, não sendo necessário que o cliente compareça a qualquer agência da Caixa para ser beneficiado.
Atuação parlamentar
Em outubro do ano passado, o deputado federal feirense Sérgio Carneiro (PT) fez pronunciamento na Câmara criticando a elevada taxa de juros praticada nos contratos do Fies. Ele também cobrou da Caixa a redução de juros que agora se concretiza.
Balanço
Desde a criação, em 1999, o Fies beneficiou mais de 500 mil estudantes. Hoje, são mais de 480 mil contratos ativos, somando um investimento de R$ 5,5 bilhões e 1,5 mil instituições de ensino superior cadastradas.
O Fies atua em complementaridade ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e está alinhado com os “Objetivos do Milênio”, que visam à melhoria de uma série de indicadores socioeconômicos até 2015 e também com o Plano Plurianual (PPA) 2004-2007, que objetiva, dentre outras diretrizes, a redução do desemprego e das disparidades regionais e o fortalecimento da cidadania.
Seleção
A classificação dos candidatos ao financiamento é baseada em critérios socioeconômicos, tendo prioridade, por exemplo, estudantes com bom desempenho acadêmico no ensino superior ou candidatos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.
A partir da nova lei, o Fies passa a ter um novo agente operador, gestor do programa e responsável pela sua normatização e operação junto as Instituições de Ensino Superior (IES) e agente financeiro. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) assume este papel, substituindo a Caixa em suas atribuições como agente operador. A Caixa passa a ser exclusivamente agente financeiro, cuja principal responsabilidade é o relacionamento com os estudantes.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do deputado federal Sérgio Carneiro e Caixa Econômica Federal)

Nenhum comentário: