Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard
28/11 a 04/12: 14 - 16h10 - 18h20 - 20h30 (Dublado)

domingo, 18 de junho de 2023

Livro revisita história da Igreja Senhor dos Passos


"Memórias: Igreja Senhor dos Passos - 171 anos de devoção" é um livro-reportagem que tem lançamento na noite deste domingo, 18, às 19 horas, na Igreja Senhor dos Passos. Trata-se de mais uma edição da Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie Poppino. Pesquisa e texto são de Carlos Brito e Carlos Mello.
"Uma obra rica de significados, porque revisita a trajetória histórica do templo erguido para a glória do Senhor, ao mesmo tempo que faz memória da Igreja viva, povo de Deus", considera na apresentação do livro, o bispo diocesano de Eunápolis dom José Edson Santana Oliveira.
"A sua incansável determinação foi, sem sombra de dúvidas, a grande alavanca para que o principal objetivo daquela luta fosse alcançado, a construção do belo templo da Igreja Senhor dos Passos", está no preito de gratidão ao coronel Francisco de Macedo (1857-04.10.1952), construtor da Igreja Senhor dos Passos.
Foi esse cidadão que "mobilizou a comunidade católica para arrecadas fundos, através da doação de materiais, recursos financeiros, bandos precatórios e campanhas de diversas naturezas, a exemplo de festas, peças de teatro e bingos".
Embutida na fachada anterior, à esquerda da porta principal da Igreja, nota-se uma lápide de mármore com os seguintes dizeres em alto relevo: "Construída pelo Cel. Francisco de Macedo, com auxílio do povo catholico da Feira de Sant’Anna. 1921-1936".
Na edição, ilustrada com fotografias, consta como tudo começou, histórico da construção - primeira etapa de 1921 a 1936, segunda etapa de 1951 a 1979 -, reforma e restauração, reforma do telhado, restauração das partes interna e externa, decreto de desapropriação,  escrituras de desapropriação, de permuta e de doação. Traz ainda publicações do jornal "Folha do Norte", entre 1917 e 1974.

Nenhum comentário: