Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard
28/11 a 04/12: 14 - 16h10 - 18h20 - 20h30 (Dublado)

segunda-feira, 12 de abril de 2021

“Os 100 melhores longas de estreia da História do Cinema”





Tão felizes em suas estreias, alguns cineastas terminaram perseguidos por elas. Outros, tomados pela audácia, pela liberdade criativa, foram além: mudaram as regras da sétima arte. A lista abaixo traz nomes consagrados, vários com carreiras sólidas e prêmios às dúzias.

O amontoado não deixa de ser uma boa viagem pela História do Cinema e a anunciação de autores e momentos importantes como nouvelle vague, cinema novo alemão, free cinema inglês, cinema novo brasileiro, nova Hollywood, entre outros. Não custa lembrar: a lista é puramente pessoal.

Para uma lista ousada como tal, estipulamos algumas regras.

§   considerado longa-metragem um filme com 70 minutos ou mais, como previsto pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

§  Filmes de diretores que possuem apenas um trabalho -  como Mario Peixoto e Charles Laughton - não foram considerados, pois não houve a evolução de uma carreira no ofício.

§  Filmes de diretores que fizeram apenas um longa, mas que possuíam antes médias e/ou curtas-metragens, foram considerados, caso de Jean Vigo.

§  Trabalhos em codireção foram considerados.

100) Angel – O Anjo da Vingança (Neil Jordan, 1982)

 99) O Relojoeiro (Bertrand Tavernier, 1974)

 98) Vivendo na Corda Bamba (Paul Schrader, 1978)

 97) Geração (Andrzej Wajda, 1955)

 96) Carrossel da Esperança (Jacques Tati, 1949)

 95) Fuga Para Odessa (James Gray, 1994)

 94) Na Mira da Morte (Peter Bogdanovich, 1968)

 93) Ganga Zumba (Carlos Diegues, 1963)

 92) Metropolitan (Whit Stillman, 1990)

 91) Eu Matei Jesse James (Samuel Fuller, 1949)

 90) Chocolate (Claire Denis, 1988)

 89) Quero Ser John Malkovich (Spike Jonze, 1999)

 88) O Leão no Inverno (Anthony Harvey, 1968)

 87) O Jovem Törless (Volker Schlöndorff, 1966)

 86) Gosto de Sangue (Joel e Ethan Coen, 1984)

 85) O Pranto de um Ídolo (Lindsay Anderson, 1963)

 84) O Pássaro das Plumas de Cristal (Dario Argento, 1970)

 83) Jogada de Risco (Paul Thomas Anderson, 1996)

 82) O Signo do Leão (Eric Rohmer, 1962)

 81) Suzaku (Naomi Kawase, 1997)

80) O Pequeno Apartamento (Marco Ferreri, 1959; cod. Isidoro M. Ferry)

 79) Lola, a Flor Proibida (Jacques Demy, 1961)

 78) Isto É Spinal Tap (Rob Reiner, 1984)

 77) Rio, 40 Graus (Nelson Pereira dos Santos, 1955)

 76) Cenas de Caça na Baixa Baviera (Peter Fleischmann, 1969)

 75) A Estrutura de Cristal (Krzysztof Zanussi, 1969)

 74) O Jogo de Emoções (David Mamet, 1987)

 73) Despedida de Ontem (Alexander Kluge, 1966)

 72) Uma Cidade de Amor e Esperança (Nagisa Oshima, 1959)

 71) O Último Golpe (Michael Cimino, 1974)

 70) Barravento (Glauber Rocha, 1962)

 69) Desejo Não Alcançado (Shohei Imamura, 1958)

 68) Sexo, Mentiras e Videotape (Steven Soderbergh, 1989)

 67) Artesão Pickpocket (Jia Zhangke, 1998)

 66) Amarga Esperança (Nicholas Ray, 1948)

 65) Here Is Your Life (Jan Troell, 1966)

 64) O Velho e o Menino (Claude Berri, 1967)

 63) Quando os Jovens Se Tornam Adultos (Barry Levinson, 1982)

 62) Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (Mike Nichols, 1966)

 61) Crimes da Alma (Michelangelo Antonioni, 1950)

 60) Encurralado (Steven Spielberg, 1971)

59) Stella (Mihalis Kakogiannis, 1955)

 58) O Homem Que Se Vendeu (Preston Sturges, 1940)

 57) A Infância de Ivan (Andrei Tarkovski, 1962)

 56) Corpos Ardentes (Lawrence Kasdan, 1981)

 55) A Greve (Sergei Eisenstein, 1925)

 54) Desajuste Social (Pier Paolo Pasolini, 1961)

 53) Um Dia em Nova York (Stanley Donen e Gene Kelly, 1949)

 52) Um de Nós Morrerá (Arthur Penn, 1958)

 51) O Matador de Ovelhas (Charles Burnett, 1978)

 50) Carter – O Vingador (Mike Hodges, 1971)

 49) Nocturno 29 (Pere Portabella, 1969)

 48) Terra de Ninguém (Terrence Malick, 1973)

 47) Mulheres e Luzes (Federico Fellini, 1950; cod. Alberto Lattuada)

 46) A Margem (Ozualdo Ribeiro Candeias, 1967)

 45) Nosso Barco, Nossa Alma (David Lean, 1942; cod. Noël Coward)

 44) O Filho de Saul (László Nemes, 2015)

 43) Mad Max (George Miller, 1979)

 42) Anjos do Pecado (Robert Bresson, 1943)

 41) A Terça Parte da Noite (Andrzej Zulawski, 1971)

 40) Sombras (John Cassavetes, 1959)

 39) O Assassino (Elio Petri, 1961)

 38) Os Cafajestes (Ruy Guerra, 1962)

 37) Pedro, o Negro (Milos Forman, 1964)

 36) A Falecida (Leon Hirszman, 1965)

 35) Ainda Resta uma Esperança (John Schlesinger, 1962)

 34) A Faca na Água (Roman Polanski, 1962)

 33) O Pântano (Lucrecia Martel, 2001)

 32) Eu, um Negro (Jean Rouch, 1957)

 31) Eraserhead (David Lynch, 1977)

 30) A Bela e a Fera (Jean Cocteau, 1946)

 29) A Honra Perdida de Katharina Blum (Margarethe von Trotta, 1975; cod. Volker Schlöndorff)

 28) A Noite dos Mortos-Vivos (George A. Romero, 1968)

 27) E Deus Criou a Mulher (Roger Vadim, 1956)

 26) Infância Nua (Maurice Pialat, 1968)

 25) Touki Bouki – A Viagem da Hiena (Djibril Diop Mambéty, 1973)

 24) Os Duelistas (Ridley Scott, 1977)

 23) Sem Destino (Dennis Hopper, 1969)

 22) A Força do Mal (Abraham Polonsky, 1948)

 21) La Pointe-Courte (Agnès Varda, 1955)

 20) O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla, 1968)

 19) 12 Homens e Uma Sentença (Sidney Lumet, 1957)

 18) Nas Garras do Vício (Claude Chabrol, 1958)

 17) Porto das Caixas (Paulo César Saraceni, 1962)

 16) Paris Nos Pertence (Jacques Rivette, 1961)

 15) Performance (Nicolas Roeg e Donald Cammell, 1970)

 14) Gente no Domingo (Robert Siodmak, Edgar G. Ulmer e Fred Zinnemann, 1930; cod. Rochus Gliese e Curt Siodmak)

 13) Acossado (Jean-Luc Godard, 1960)

 12) Bandidos de Orgosolo (Vittorio De Seta, 1961)

 11) Sorgo Vermelho (Zhang Yimou, 1987)

 10) De Punhos Cerrados (Marco Bellocchio, 1965)

 9) Os Incompreendidos (François Truffaut, 1959)

 8) O Espírito da Colmeia (Víctor Erice, 1973)

 7) São Paulo, Sociedade Anônima (Luís Sérgio Person, 1965)

 6) A Canção da Estrada (Satyajit Ray, 1955)

 5) Obsessão (Luchino Visconti, 1943)

 4) O Atalante (Jean Vigo, 1934)

 3) O Falcão Maltês (John Huston, 1941)

 2) Hiroshima, Meu Amor (Alain Resnais, 1959)

 1) Cidadão Kane (Orson Welles, 1941)

 Fonte: https://palavrasdecinema.com/

Observação: Os títulos grifados em negrito foram vistos por Dimas Oliveira

Nenhum comentário: