1. Estação Ferroviária, já
desativada
2. Estação Ferroviária de
Feira de Santana, nos anos 30
3. Muita gente em frente da
Estação
4. Dia de festa na Estação
5.
Imagem mais antiga da Estação, atrás da Igreja Matriz, ainda sem as torres
Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução
Onde atualmente está situado
o Feiraguai, funcionou no passado a Estação Ferroviária de Feira de Santana,
que foi inaugurada no século 19, em 1876, como ponta do ramal que partia de
Cachoeira, pela Estrada de Ferro Central da Bahia.
Era operada pela Estrada de
Ferro Central da Bahia (1876-1911), Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est
Brésilien (1911-1935), e Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (1935-1958).
Foi a primeira Estação Ferroviária da cidade, que ficava atrás da então Igreja Matriz, que era basicamente o limite da zona urbana na época. Em 1958, essa estação foi desativada e uma nova estação foi construída em ponto mais afastado do centro - a Estação Nova -, que era isolado na época.
Foi a primeira Estação Ferroviária da cidade, que ficava atrás da então Igreja Matriz, que era basicamente o limite da zona urbana na época. Em 1958, essa estação foi desativada e uma nova estação foi construída em ponto mais afastado do centro - a Estação Nova -, que era isolado na época.
A velha estação passou a
servir de depósito da Prefeitura e depois foi abandonada. Era uma construção
com três prédios de duas águas fazendo os fundos da Igreja de Santana, no
centro da cidade. Nos seus fundos, outros prédios saindo de suas extremidades
completavam o pátio ferroviário, que ficava entre eles.
No final dos anos 60, a estação velha foi demolida e no seu lugar se construiu a praça Presidente Médici, hoje chamada de Feiraguai, onde fica boa parte do comércio popular da cidade.
HISTÓRICO DA LINHA
No final dos anos 60, a estação velha foi demolida e no seu lugar se construiu a praça Presidente Médici, hoje chamada de Feiraguai, onde fica boa parte do comércio popular da cidade.
HISTÓRICO DA LINHA
O trecho entre Cachoeira e
Feira de Santana foi o primeiro trecho aberto pela Estrada de Ferro Central da
Bahia, no ano de 1876. Em 1942, com a remodelação geral das linhas da região, o
trecho entre Conceição de Feira e Feira de Santana passou a ser um ramal, que
foi extinto oficialmente em 16 de maio de 1975, mas que não operava, pelo menos
com passageiros, desde 1964. O resto do trecho original entre Cachoeira e
Conceição passou a fazer parte da Linha Sul desde 1942. Os trilhos do ramal
foram retirados.
TRENS
TRENS
De acordo com os guias de
horários, os trens de passageiros pararam nessa estação de 1876 a 1958. Alguns
horários registrados: (1948) 9h20 e 19h20 (em dias alternados) e 7h55 (todos os
dias) chegava a Feira; 4h25 e 11h45 (dias alternados) partia para Conceição e
16h00 para Cachoeira (todos os dias).
Fonte: "Estações
Ferroviárias do Brasil (http://estacoesferroviarias.com.br/), página elaborada por Ralph Mennucci
Giesbrecht
Nenhum comentário:
Postar um comentário