Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Bye, bye 2018!

Blog Demais fecha 2018 com esta postagem - a 151ª de dezembro e 1.935ª do ano. Em 12 anos de atuação, está com 4.579.143 visitas.

Até o novo ano!

domingo, 30 de dezembro de 2018

Sessões de filmes na véspera de Ano Novo

Nesta segunda-feira, 31, véspera de Ano Novo, funcionamento do Orient Cineplace Boulevard com sessões iniciadas até às 15 horas.
BUMBLEBEE: 13h20.
O RETORNO DE MARY POPPINS: 13h40.
OS DETETIVES DO PRÉDIO AZUL 2:  O MISTÉRIO ITALIANO13 horas.
AQUAMAN13 horas.


sábado, 29 de dezembro de 2018

O que vem por aí


1. Hera Hilmar em "Máquinas Mortais"
2. Nicole Kidman em "O Peso do Passado" 
3. Rachel Weisz em "A Favorita"
Fotos: IMDb

Novo ano, novos filmes. Para o mês de janeiro já estão definidas as datas de lançamentos nacionais de filmes. Selecionamos os títulos mais prováveis para exibição em Feira de Santana, no Orient Cineplace Boulevard.
Quinta-feira, 3, a animação da Disney "Wi-Fi Ralph: Quebrando a Internet"; o filme de terror alemão "O Manicômio" e a animação japonesa "Dragon Ball Super: Broly", confirmados no complexo Multiplace do Boulevard Shopping.
No dia 10, o filme de ficção científica "Máquinas Mortais", a animação "Homem-Aranha no Aranhaverso" e o drama "Amigos Para Sempre".
No dia 17, os filmes previstos são a animação "Como Treinar o Seu Dragão 3"; o drama "O Peso do Passado"; e o filme de suspense "Vidro".
No dia 24, a vez da chegada aos cinemas dos dramas "Creed 2" e "A Favorita" mais a comédia brasileira "Eu Sou Mais Eu".

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Escultura de Gil Mário embeleza Palácio de Buckingham


1 e 2. Escultura "Alma Feminina", no Palácio de Buckingham
3. Artista plástico Gil Mário com a arquiteta Ana Cristina Monteiro

"Alma Feminina", escultura em aço carbono, 150 x 100 x 440 cm, está implantada no jardim do Palácio de Buckingham, projeto da arquiteta Ana Cristina Monteiro, que valoriza um artista da terra.
Criada pelo artista plástico Gil Mário para o belo edifício de apartamentos no bairro Santa Mônica, que por sua vez é "uma escultura utilitária difícil de ser superada em nossos dias pela criatividade e conforto projetado para os proprietários".
A contribuição da obra de Gil Mário para a cultura de Feira de Santana tem se elevado com a criação de outros dois monumentos, que são percebidos no cenário urbano da cidade. Um em homenagem a Georgina de Melo Erismann, inaugurado em 2 de dezembro de 2008; outro ao Caminhoneiro, inaugurado em 15 de setembro de 2007.
O artista encheu de novas formas o vazio de espaços urbanos. Em homenagem aos profissionais do volante que contribuem decisivamente para o progresso e o desenvolvimento de Feira de Santana, o Monumento ao Caminhoneiro, construído pelo governo do prefeito José Ronaldo de Carvalho, é considerado o maior dos monumentos já construídos no interior do Norte e Nordeste do país. O Monumento ao Caminhoneiro possui estrutura mista, metálica e em concreto armado, transpassando a avenida Presidente Dutra, sobre a rotatória da praça Jackson do Amaury. De arquitetura abstrata bastante moderna, remete à ideia da cabine de um caminhão e sua carroceria atravessando a pista.
Escultura, intitulada "Liberdade de uma Poetisa" pelas formas de asas alçando voo, registra a criação mais enaltecida de Georgina Erismann quando elaborou o Hino a Feira de Santana.
Homenagem idealizada pelo então prefeito José Ronaldo de Carvalho, a obra criada por Gil Mário foi plantada na avenida João Durval Carneiro, em frente o Boulevard Shopping, demonstrando que Feira de Santana "ainda tem rasgos de memória e retribui aos seus benfeitores, dando exemplo para futuras gerações", como considera Gil Mário. O monumento tem altura de 5.60m x largura 2.00m x comprimento 1.10m. Constam na parte inferior da escultura o Hino a Feira de Santana e o nome Georgina Erismann vazados na chapa.

Morre escritor israelense Amós Oz


 
O escritor israelense Amós Oz (Foto) faleceu nesta sexta-feira, 28, aos 79 anos, em Tel Aviv.
Quatro filmes foram baseados em sua obra:
2015 De Amor e Trevas (basedo em seu livro homônimo) 
2007 O Pequeno Traidor (baseado na novela "Panther in the Basement") 
1992 Kufsa Sh'hora (baseado em novela de sua autoria) 
1974 Michael Sheli (baseado em novela de sua autoria).
Fonte: IMDb 


Em reunião com Bolsonaro, Netanyahu diz que "Israel é terra prometida e Brasil é terra da promessa"


Encontro ocorreu no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil


O presidente eleito Jair Bolsonaro se encontrou na tarde desta sexta-feira, 28, com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no Rio de Janeiro. Após almoço e reunião no Forte de Copacabana, fizeram um pronunciamento à imprensa.
O brasileiro começou dizendo que os dois países, mais do que parceiros, são "irmãos no futuro, na economia, na tecnologia e em tudo aquilo que pode trazer benefícios para ambos". O israelense agradeceu pela "gentilíssima recepção" e destacou que o momento era histórico - já que foi a primeira visita de um primeiro-ministro de Israel ao Brasil. "Israel é a terra prometida. E o Brasil é terra da promessa (para o futuro)", disse.
Visita em março
Ainda durante a conversa com a imprensa, Netanyahu contou que convidou Bolsonaro para visitar Israel, o que foi prontamente foi aceito. A viagem deve ocorrer até o mês de março do ano que vem.
"O que for acertado entre nós será muito bom para brasileiros e israelenses. E, por que não dizer, também para grande parte do mundo, porque estamos demonstrando que essas parcerias trazem o bem-estar para seus povos. Queremos que mais gente faça parceria com Israel, bem como conosco também", destacou o presidente eleito.
"Começamos um governo difícil a partir de janeiro, mas o Brasil tem potencialidades, tem massa humana, como a formada em nosso ministério, para que possamos vencer esses obstáculos. Em parte, precisamos, sim, de bons aliados, de bons amigos, de bons irmãos, como Benjamin Netanyahu", completou.
Após mais alguns dias com compromissos na cidade, incluindo encontros com a comunidade judaica, o primeiro-ministro irá para Brasília, onde acompanhará a cerimônia de posse, na terça-feira, 1º de janeiro de 2019.
Fonte: https://jovempan.uol.com.br

Unifacs oferece cursos semipresenciais em Feira de Santana

São nove cursos na modalidade, além de quatro novas graduações presenciais
Aulas presenciais e online, com flexibilidade e inovação. Assim são os cursos semipresenciais que passarão a ser ofertados na Unifacs em Feira de Santana a partir do primeiro semestre de 2019. A modalidade chega com nove graduações e vem somar aos quatro novo cursos presenciais que a universidade também lança no próximo ano na cidade.
"A modalidade semipresencial permite flexibilidade e adaptação para os alunos que possuem uma rotina intensa de trabalho ou querem dedicar mais tempo à convivência da família. Além da inovação, essa tendência de ensino contribui para o crescimento dos futuros profissionais e muitas empresas já utilizam este modelo para treinamentos e capacitações dos funcionários", relata o diretor da Unifacs Feira de Santana, Vinicius Machado.
São nove cursos ao total na modalidade semipresencial: Serviço Social, Engenharia Civil, Design de Moda, Administração, Ciências Contáveis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pedagogia, Engenharia de Produção e Educação Física. Já os novos cursos presenciais são nas áreas de Relações Internacionais, Engenharia da Computação, Jornalismo e Processos Gerenciais.
Para quem quiser garantir uma vaga, as inscrições para o vestibular 2019.1 já estão abertas. A prova será realizada no dia 20 de janeiro. Mais informações em www.unifacs.br/vestibular.
(Com informações de Julia Raquel, de ComuncAtiva Associados)

Mensagem de Feliz 2019


Investigado na Operação Pityocampa não integra Rotary Club de Feira de Santana


O Rotary Club de Feira de Santana, fundado há 77 anos, vem esclarecer sobre notas publicadas nesta sexta-feira, 28, sobre a Operação Pityocampa e a decretação de prisão preventiva de nove investigados, que Helton Marzo Dourado Casaes não é e nunca foi integrante do Rotary Club de Feira de Santana.
Dimas Oliveira
Comissão de Imagem Pública
Rotary Club de Feira de Santana


Quase 100 anos do epíteto "Princesa do Sertão"

1 e 2. Rui Barbosa (à direita) em visita à Biblioteca Municipal de Feira de Santana
3. Rui Barbosa entre o casal Edite e Fernando José de São Paulo (médico, professor e folclorista, membro da Comissão Baiana de Folclore) e o menino Silvio de São Paulo
Fotos: Maximiano Cecilio Soledade
Fonte: FCRB


Foi na Conferência de Feira de Santana, proferida por Ruy Barbosa, então senador, no Cine-Theatro Santana, depois de ser candidato a presidente da República e perder, quando fez um périplo pela Bahia apoiando o candidato para governador do Estado Paulo Martins Fortes, em 25 de dezembro de 1919, que ele criou o epíteto de Princesa do Sertão para a cidade. Logo no início, ele falou: "Se houvesse de dar um nome a esta série de excursões, que, muito a pesar meu, vai acabar, e já quase por momentos, chamar-lhe-ia eu 'a minha viagem ao coração da Bahia'; pois é o coração da terra flagelada o de que, com meus companheiros, viemos todos à busca, nesta romagem pelos sertões e pelo recôncavo, de Vila Nova da Rainha à Feira de Santana, da antiga corte sertaneja à bela princesa do sertão".
Sobre a recepção que teve na cidade, Ruy disse na conferência: "... Realmente extraordinário quadro esse de anteontem, quando, ao cair da tarde, mas talvez ainda mais para o dia que sobre a noite, debaixo da abóbada celeste inteiramente azulada, na planura imensa dos gerais que a cercam, estendendo-se a perder de vista, através de uma atmosfera onde se adivinhava o crepúsculo, que vinha esbatendo-se entre os primeiros vapores vespertinos, a cidade das graças do sertão emergia como que suspensa num sonho de riso, contentamento e harmoniosa ebriedade".
Disse mais, poeticamente, Ruy Babosa sobre Feira de Santana: "Diríeis que um caricioso impulso do chão a levitava suavemente para o ar, que uma atração misteriosa do espaço a chamava subtilmente para o céu, e que, librando-se, transportada, no ambiente, miragem de eflúvios da tarde, abrolhada em pétalas de beleza como a corola grandiflora de uma árvore do firmamento voltada para a terra, a donairosa capital sertaneja vogava numa evocação de luz, magnificência e energia vitórios".
Na sua visita, entre 23 e 26 de dezembro daquele ano, Rui Barbosa esteve na Biblioteca Municipal de Feira de Santana - prédio na esquina da praça João Pedreira com avenida Senhor dos Passos.

Há quase 100 anos

Assim, Feira de Santana é Princesa do Sertão desde 1919. Também é chamada pelo equivocado diminutivo de Princesinha do Sertão e até pelo pretencioso e desnecessário Rainha do Sertão. Feira também é Princesa do Desenvolvimento, como quer o site SkyCraperCity (www.skycrapercity.com). Tem gente em Juazeiro que considera que Feira de Santana não está no sertão e que Ruy Barbosa nominou a cidade erroneamente de Princesa do Sertão.
Princesa do Sertão foi marca do governo José Ronaldo de Carvalho e nomina várias competições esportivas de natação, motociclismo, rapel e sinuca, bem como Festival de Filarmônicas. Também, com as variantes de Princesa e Princezinha, é nome de fantasia ou não de empresas de autopeças, retífica de motores, comércio de gás, corretora de seguros e concessionária de veículos, fábrica de gelo e sorvetes e empresa de transporte coletivo urbano.
Mas, não é só Feira de Santana que tem o epíteto. Na Bahia, Caetité e Conceição do Coité também têm o mesmo cognome. Em Alagoas, a cidade de Palmeira dos Índios. No Maranhão, as cidades de Carolina, Caxias e Colina têm o epíteto de Princesa do Sertão. Em Sergipe, a cidade de Nossa da Glória. Em Pernambuco, é Serra Talhada. Em Minas Gerais, são duas cidades: Montes Claros e Uberaba. E até em São Paulo tem Princesa do Sertão, a cidade de São José do Rio Preto.

Feira de Santana viu Elvira Pagã em show no FTC

A cantora, compositora, atriz e vedete Elvira Pagã (1920-2003) já cometeu apresentação em Feira de Santana. Foi no Feira Tênis Clube em 26 de junho de 1953, há 63 anos. A informação está na matéria "50 fatos sobre o Feira Tênis Clube", na "Revista do FTC", edição comemorativa aos 50 anos do clube (8 de dezembro de 1994), editada por Dimas Oliveira. Diz mais que o show foi contratado por Cr$ 7.500,00.
Elvira Olivieri Cozzolino era paulista e teve carreira no Rio de Janeiro, principalmente no teatro de revista, quando disputou com Luz Del Fuego o papel de mulher mais ousada do seu tempo.
O livro "Uma Mulher Chamada Elvira Pagã", do jornalista Thiago de Menezes, biografa a polêmica personalidade feminina. O livro traça a carreira dela com destaque em sua participação na MPB e no cinema nacional.
Nos anos 40 e 50, ficou conhecida no exterior como "The Original Bikini Girl" e "The Brazilian Buzz Bomb", pois foi a primeira a usar biquíni. Em suas apresentações arrebatava paixões enchendo clubes e teatros onde se exibia. 
Filmografia
1975 Assim Era a Atlântida (Documentário)
1950 Aviso aos Navegantes 
1950 Écharpe de Seda 
1949 Carnaval no Fogo 
1949 Dominó Negro 
1948 Vegas Nights (Documentário)
1940 Laranja-da-China 
1939 Favela (Curta) 
1938 Três Ilhados em Paris
1937 O Bobo do Rei 
1936 Cidade-Mulher  
1936 Alô Alô Carnaval 
Fonte: IMDb

Contratação emergencial de serviços de saúde

O Município de Feira de Santana torna público, para conhecimento dos interessados, que realizará processo de contratação emergencial, de serviços de saúde voltados às atividades de PFS, Caps e Policlínicas, sob a gestão da Secretaria de Saúde, bem como as especialidades da área de saúde necessárias às atividades médicas prestadas pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana.
A finalidade deste comunicado é seleção de propostas para celebração de contração com o Município e entidades sem fins lucrativos ou organizações sociais, para consecução de finalidade de interesse público e recíproco que envolve a transferências de recursos financeiros, conforme condições a serem passados aos interessados.
É esclarecido que os critérios e especificações para contratação dos serviços encontram-se à disposição dos interessados na Secretaria de Administração, a fim de que possam apresentar propostas para a regular contração e execução dos serviços.
O comunicado do Gabinete do Prefeito está publicado na edição desta sexta-feira, 28, do "Diário Oficial Eletrônico". 

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Feira de Santana tem sete distritos

Segundo a divisão administrativa do Brasil, concernente a 1911, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Feira de Santana subdividia-se em nove distritos: o da sede e os de Almas, Bom Despacho, Bonfim, Humildes, Itapororocas, Remédios da Gameleira, Santa Bárbara, Tanquinho. 
Em 1920, Feira de Santana aparece com os mesmos distritos e mais São Vicente. Também aparece São José das Itapororocas (e não mais Itapororocas).
No quadro territorial fixado pelo Decreto Estadual nº 11.089, para vigorar no qüinqüênio 1939-1943, os mesmos distritos apontados em 1933, alguns com alterações toponímicas, como Ipuaçu (ex- Remédios da Gameleira), Itacuruçá (ex-Bonfim), Maria Quitéria (ex- São José das Itapororocas). 
Em 1944, mais alterações toponímicas, como Anguera (ex-Almas), Bonfim de Feira (ex-Itacuruçá), Jaguara (ex- Bom Despacho), Pacatu (Santa Bárbara) e Tiquaruçu (ex- São Vicente).
Em 1953, a criação do distrito de Jaíba, com partes da sede, Humildes e Maria Quitéria.
Em 14 de agosto de 1958, Feira de Santana perdeu parte do distrito de Tanquinho para o município do mesmo nome, ganhando para o distrito de Pacatu parte do distrito-sede do novo município.
Em 20 de novembro de 1961 e 14 de novembro do mesmo ano, registraram-se os desmembramentos dos distritos de Anguera e Pacatu (Santa Bárbara), que passam a ser municípios.
Desde então, Feira de Santana conta com os distritos sede, Bonfim de Feira, Humildes, Ipuaçu (que passa a ser Governador João Durval Carneiro pela lei estadual nº 4224, de 26 de dezembro de 1983), Jaguara, Jaíba, Maria Quitéria e Tiquaruçu. 
Os distritos de Almas e São José das Itapororocas foram criados ela resolução provincial nº 657, de 16 de dezembro de 1857; Remédio da Gameleira foi criado pela resolução provincial nº 737, de 18 de maio de 1859; o distrito de Santa Bárbara foi criado pela resolução provincial nº 742, de 06 de junho de 1859; o distrito de Bonfim foi criado pela resolução provincial nº 756, de 16 de junho de 1859; Humildes foi criado pela resolução provincial nº 794, de 13 de julho de 1859; Bom Despacho foi criado pela lei provincial nº 1795, de 03 de julho de 1877; o distrito de Tanquinho foi criado pela lei provincial ou resolução nº 1907, de 28 de julho de 1879. 
Por lei estadual nº 978, de 26 de julho de 1913, é criado o distrito de São Vicente.
Pelo decreto estadual nº 11089, de 30 de novembro de 1938, o distrito de Remédio da Gameleira passa a chamar-se Ipuaçu, Bonfim tomou o nome Itacuruçá e o distrito de São José das Itapororocas passou a denominar-se Maria Quitéria.
Pelo decreto estadual nº 141, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de São Vicente passou a denominar-se Tiquaruçu, Bom Despacho a chamar-se Jaguara e o distrito de Itacuruçá tomou o nome de  Bonfim da Feira.
Pelo decreto estadual nº 12978, de 01 de junho de 1944, o distrito de Almas passou a denominar-se Anguera e o distrito de Santa Bárbara tomou o nome de Pacatu.


Cláudia Cardinale no Rio de Janeiro há 53 anos


Assista ao vídeo

Claudia Cardinale em "Uma Rosa Para Todos", nas ruas do Rio de Janeiro
Foto: IMDb

Quem lembra da bela atriz Claudia Cardinale em filme com locações no Rio de Janeiro, em agosto de 1965. O filme é "Uma Rosa Para Todos" (Una Rosa Per Tutti).
Então, o Canal 100 registrou a chegada dela. A narração é de Cid Moreira.
No filme, uma comédia italiana de Franco Rossi, assistido em Feira de Santana, no Cine Santanópolis, no início de 1967, ela faz uma garota que mora no Rio, trabalha como enfermeira e tem aventuras com vários homens ao mesmo tempo. Estava com 27 anos.
Nino Manfredi, Mario Adorf, Lando Buzzanca e Akim Tamiroff estão no elenco internacional, enquanto José Lewgoy, Milton Rodrigues, Oswaldo Loureiro, Grande Otelo e Célia Biar estão no elenco brasileiro.
No lançamento, foi anunciado com as frases de efeito:
"Amar demais é um pecado Cardinale..."
"O nome dela é Rosa... agradas os homens é o prazer dela"
"Algumas garotas corariam, não Rosa"

No tempo da Galeria de Arte Raimundo de Oliveira


Imagem feita na inauguração da Galeria de Arte Raimundo de Oliveira, em 1986.
Uma modelo negra teve seu corpo desnudo pintado pelos artistas plásticos Marcus Moraes, já falecido, e Juraci Dórea, no passeio da Galeria, na avenida Sampaio.
Foi uma performance que causou frisson nos convidados. A modelo, a convite de Marcus Moraes, chegou de roupão e se despiu à vista de todos, para a estupefação geral, há 32 anos. 
Detalhe interessante é que motivos tribais foram pintados no corpo da modelo, bem antes da Timbalada, criada em 1991, que tem os desenhos como característico da banda.
A Galeria de Arte Raimundo de Oliveira funcionou até 1987 e no período promoveu exposições e leilão de arte. Ficava na avenida Sampaio, entre a rua Barão de Cotegipe e a rua Castro Alves. O jornalista Dimas Oliveira e o médico Eduardo Leite eram sócios no empreendimento.

Filmes em Exibição no Orient Cineplace Boulevard

Semana até quarta-feira, 2 de janeiro de 2019
BUMBLEBEE (Bumblebee), de Travis Knight, 2018. Com Haille Steinfeld, Jorge Lindeborg Jr., Angela Bassett, John Cena e Dylan O’Brien. Ação, aventura e ficção científica. Em um ferro-velho numa pequena cidade da Califórnia, Bumblebee, um fusca amarelo aos pedaços, machucado e sem condição de uso, é encontrado e consertado pela jovem Charlie. Cópia dublada. Não recomendado para menores de 12 anos. Duração: 114 minutos. Horários: 10h50 (sábado, 29), 13h20, 15h50, 18h20 e 20h50. Sala 1 (165 lugares).

MINHA VIDA EM MARTE, de Susana Garcia, 2018. Com Monica Martinelli e Paulo Gustavo. Comédia. Com a ajuda de sua melhor amiga, Fernanda agora tem que lidar com as vantagens de ser casada, ou talvez solteira. Não recomendado para menores de 12 anos. Duração: 93 minutos. Horários: 11h20 (sábado, 29), 17 horas, 19h10 e 21h20. Sala 2.
                                           CONTINUAÇÕES
O RETORNO DE MARY POPPINS (Mary Poppins Return), de Rob Marshall, 2018. Com Emily Blunt, Lin-Manuel Miranda, Colin Firth, Dick Van Dyke e BeN Wishaw. Fantasia. Mary Poppins desce dos céus para um novo encontro com a família Banks, dessa vez cuidando dos filhos de Michael e Jane, agora adultos. Segunda semana. Cópia dublada. Classificação: Livre. Duração: 130 minutos. Horários: 13h40 e 16h20. Sala 3 (165 lugares).
OS DETETIVES DO PRÉDIO AZUL 2:  O MISTÉRIO ITALIANO, de Vivianne Jundi, 2018. Com Pedro Henrique Motta, Letícia Braga e Anderson Lima. Aventura infantil. Pippo, Sol e Bento são desafiados a atravessar um oceano para concluir uma investigação e salvar um grupo de crianças enganadas por dois bruxos disfarçados de produtores de um concurso musical. Seguindo pistas, encaram uma viagem de vassoura até a Itália, onde, onde acontece o evento de magia - a Expo-Bruxo. Segunda semana. Classificação: Livre. Duração: 93 minutos. Horários: 11 horas (sábado, 29), 13 e 15 horas. Sala 2 (158 lugares).
AQUAMAN (Aquaman), de James Wan, 2018. Com Jason Mamoa, Patrick Wilson, Amber Heard, Nicole Kidman, Dolph Lundgren, Willem Dafoe, Djimon Hounsou e Temuera Morrison. Ação, aventura, fantasia e ficção científica. Arthur Curry descobre que é o herdeiro do reino subaquático de Atlântida e deve dar um passo adiante para liderar seu povo e ser um herói para o mundo. Terceira semana. Não recomendado para menores de 12 anos. Duração: 143 minutos. Horários: 10h10 (sábado, 29), 13 horas, 15h50, 18h40 e 21h30, com cópia dublada, na Sala 4 (261 lugares); e 19 horas, com cópia dublada, e 21h40, com cópia legendada, na Sala 3.
ENDEREÇO E TELEFONE
Orient Cineplace Boulevard - Multiplex do Boulevard Shopping, telefax 3225-3185 e telefone 3610-1515, para informações sobre programas e horários.

(Com informações do Departamento de Marketing de Orient Cinemas)

Alberto Pimentel nomeado secretário em Salvador


O empresário Alberto Pimentel (na foto, com o presidente eleito Jair Bolsonaro e sua esposa Dayane Pimentel) foi nomeado para o cargo de secretário do Trabalho, Esportes e Lazer de Salvador. Filiado ao PSL, ele é marido da deputada federal eleita e presidente da sigla no Estado, Dayane Pimentel.
A nomeação foi publicada no "Diário Oficial do Município" desta quinta-feira, 27. Com isso, o partido do presidente eleito Jair Bolsonaro entra na gestão do prefeito ACM Neto (Democratas).


Carlos Brito na Agência Reguladora


Considerando o falecimento do diretor-presidente da Agência Reguladora de Feria de Santana, Manoel Cordeiro Neto, ocorrido no dia 24 passado, o prefeito Colbert Martins, através de Portaria, resolve prorrogar a designação de Carlos Alberto Oliveira Brito, secretário de Planejamento, para responder interina e cumulativamente pelo órgão.

Calendário do Pagamento dos Servidores em 2019

Através de Decreto, o prefeito Colbert Martins estabelece o Calendário do Pagamento dos Servidores Públicos Municipais para o exercício de 2019.

Calendário
Janeiro, abril, maio, julho, agosto, setembro, outubro e dezembro, no dia 30. Fevereiro e junho: dia 28; março e novembro: dia 29. Décimo-terceiro, no dia 20 de dezembro.
O Decreto está publicado no "Diário Oficial Eletrônico", com data de 21 de dezembro.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Feira de Santana em filme alemão de Gunther Pluschow



Assista ao vídeo
Quando em suas viagens de avião pela América do Sul, em 1927, o aviador e explorador alemão Gunther Plüschow (Foto: Reprodução) passou pela Bahia e registrou tanto em fotografias, quanto em filmagens um belo filme sobre a cidade de Maragogipe e sua economia, assim como da Bahia. 
Feira de Santana e a atividade de gado, com vaqueiros e abate de bois, também está no filme. 
Vale a pena conferir e conhecer um pouco da história. O filme completo foi recuperado e restaurado pelo argentino Roberto Litvachkes.

"Bolsonaro defende decisão de não convidar Cuba"


No Twitter, Jair Bolsonaro defendeu a decisão de não convidar representantes de Cuba para sua posse, citando matéria do jornal estatal "Granma" com críticas a seu futuro governo.
"Cuba se alimentou de bilhões de R$ de impostos dos brasileiros em nome do Foro de SP e em detrimento de seus cidadãos", escreveu o presidente eleito.
Fonte: https://www.oantagonista.com

Filmes da última semana do ano

Haille Steinfeld em "Bumblebee"
Foto: IMDb

Última semana do ano, que inclui dois dias do Ano Novo e os filmes programados no Orient Cineplace Boulevard, entre esta quinta-feira, 27, e quarta-feira, 2 de janeiro, são os mesmos que estão em cartaz, incluindo o filme de ação, aventura e ficção científica "Bumblebee" e a comédia brasileira "Minha Vida em Marte", que entraram no feriado do dia de Natal, terça-feira, 25.
O quadro é completado pelo musical "O Retorno de Mary Poppins"; a aventura infantil brasileira "Os Detetives do Prédio Azul 2: O Mistério Italiano", e o filme de ação, aventura, fantasia e ficção científica "Aquaman", baseado em personagem dos quadrinhos da DC Comics, entra em terceira semana, atraindo grande público em duas salas.
Na matinal de sábado, 29, sessões programadas de "Aquaman" (10h10), "Bumblebee" (10h50), "Os Detetives do Prédio Azul 2: O Mistério Italiano" (11 horas), e "Minha Vida em Marte" (11h20). São filmes com classificação livre ou não recomendados para menores de 12 anos, o que garante participação de toda a família.
Lembrar que pela Lei de Classificação Indicativa, fica a critério dos pais o acesso de crianças e adolescentes para qualquer sessão classificada até os 16 anos. Mas, para tanto, é obrigatório que os pais estejam acompanhando os filhos e portando autorização preenchida e assinada.

"Cinema do lixo"


O cinema brasileiro ainda padece da doença infantil de bajular bandidos de favelas do Rio, pintados com as cores de "líderes". Até a HBO embarcou nessa canoa furada, com uma série sobre esse lixo.
Fonte: Cláudio Humberto

Na Revista NoiteDia lançada no dia 21


terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Vislumbres de um Criador


Por Abraão de Almeida
O elefante é o único animal cujas pernas dianteiras se dobram para a frente. Por quê? Porque de outra forma seria difícil para esse animal levantar-se, por causa do seu peso.
Por que os cavalos, para se erguerem, usam as patas dianteiras, e as vacas, as traseiras? Quem orienta esses animais para que ajam dessa maneira?
Deus. Esse mesmo Deus que coloca um punhado de argila no coração da terra, e, através da ação do fogo transforma-a em formosa ametista de alto valor. Esse mesmo Deus que coloca certa quantidade de carvão nas entranhas do solo, e, mediante a combinação do fogo e a pressão dos montes e das rochas, transforma esse carvão em resplandecente diamante, que vai fulgurar na coroa dos reis ou no diadema dos poderosos!
Por que o canário nasce aos 14 dias, a galinha aos 21, os patos e gansos aos 28, o ganso silvestre aos 35 e os papagaios e avestruzes aos 42 dias? Por que a diferença entre um período e outro é sempre de sete dias?
Porque o Criador sabe como deve regular a natureza e jamais comete engano. Ele determinou que as ondas do mar se quebrem na praia à razão de 26 por minuto, tanto na calma como na tormenta. Aquele que nos criou pode também nos dirigir. Somente aquele que fez o cérebro e o coração pode guiá-los com êxito para um alvo útil.
A insondável sabedoria divina revela-se ainda nas coisas que poucos notam: A melancia tem número par de franjas. A laranja possui número par de gomos. A espiga de milho tem número par de fileiras de grãos. O cacho de bananas tem, na última fila, número par de bananas, e cada fila de bananas tem uma a menos que a anterior. Desse modo, se uma fileira tem número par, a seguinte terá número ímpar.
A ciência moderna descobriu que todos os grãos das espigas são em número par, e é admirável que Jesus, ao se referir aos grãos, tenha mencionado exatamente números pares: 30, 60, e 100.
Pela sua maravilhosa sabedoria e graça, é assim que o Senhor determina à vida que cumpra os propósitos e os planos dele. Somente a vida sob o cuidado divino está a salvo de contratempos.
Outro mistério que a ciência ainda não descobriu: Enormes árvores, pesando milhares de quilos, apoiadas em apenas poucos centímetros de raízes. Ninguém até agora conseguiu descobrir esse princípio de sustentação a fim de aplicá-lo em edifícios e pontes.
Mas há maravilha ainda maior. O Criador toma o oxigênio e o hidrogênio, ambos sem cheiro, sem sabor e sem cor, e os combina com o carvão, que é insolúvel, negro e sem gosto. O resultado, porém, é o alvo e doce açúcar.
Esses são apenas alguns vislumbres de um Deus sábio e amoroso. Esse mesmo Deus que realiza tais maravilhas no mundo que ele criou, pode também efetuar em nós um milagre ainda muito maior. Ele pode dar-nos um novo nascimento, fazendo novas todas as coisas.
Ele pode tomar nossa vida triste, inútil e insípida, e torná-la alegre, útil e plena de significado para a glória dele.
Portanto, amado, não se desespere. Não importa quão grave seja a sua condição física, moral ou espiritual. O Senhor Jesus, que "ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre", só ele tem a última palavra. Você pode experimentar um milagre! Tão somente creia nele, receba-o como seu único Senhor e Salvador, e coloque a sua vida nas mãos dele.
A Bíblia diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna".

Mais uma revisão do clássico "Sansão e Dalila"


                                       Victor Mature e Hedy Lammar 
                                                Foto: Reprodução

"Sansão e Dalila" (Samson and Delilah), de Cecil B. De Mille, 1949, foi  quarto filme que assisti. Foi em 1955, com sete anos de idade, no Cine Íris - ou no Cine Plaza. Depois, foi revisto no Cine Timbira, em meados dos anos 70. De quando em vez faço revisão, em DVD da minha coleção, com a constatação de que realmente é um filme que pode ser considerado clássico, um épico que conta uma história de amor e traição, baseada em texto bíblico do Velho Testamento, no livro de Juízes. Na tarde desta terça-feira, 25, mais uma revisão no TeleCine Cult.
Os cenários são magníficos e impressionam pela suntuosidade, 69 anos depois de realizado. São desses filmes que valem a pena ver de novo.
O filme ganhou dois Oscar, nas categorias de Melhor Direção de Arte (Hans Dreier e Walter H. Tyler) e Melhor Figurino (Edith Head, Dorothy Jeakins, Elois Jenssen, Gile Steele e Gwen Wakeling). Foi também indicado em três outras categorias: Melhor Fotografia (George Barnes), Melhor Trilha Sonora (Victor Young, que inclui a maravilhosa "For To Win a Bride", o tema de Dalila) e Melhores Efeitos Especiais.
Victor Mature faz o papel de Sansão e a belíssima Hedy Lammar o de Dalila. Ainda no elenco: George Sanders, Henry Wilcoxon, Ângela Lansbury, Olive Deering, Russ Tamblyn, Julia Faye e Fay Holden.