Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Sobre a inauguração do Museu Regional na revista "O Cruzeiro"

Matéria da revista "O Cruzeiro", de 1968, trata sobre a inauguração do Museu Regional de Feira de Santana - em 26 de março de 1967. O texto começa elogiando a campanha "admirável que Yolanda Penteado preside e Assis Chateaubriand aciona e desencadeia em todo o país."
Relata que personalidades importantes estiveram presentes à inauguração do Museu como sir John Russel, embaixador da Grã-Bretanha, e brigadeiro Faria Lima, então prefeito de São Paulo e padrinho da exposição.
A reportagem diz que "o então governador baiano Lomanto Júnior mobilizou-se ao primeiro apelo de Chateaubriand" e que o prefeito Joselito Amorim doou um velho edifício do antigo ginásio "entregues a uma equipe de jovens arquitetos, que adaptou e instalou, em menos de noventa dias."
Nota-se que a concepção do Museu Regional de Feira de Santana atendeu aos objetivos de Chateaubriand: o prédio disponibilizado em tempo recorde, inauguração com personalidades, o acervo diferenciado e, neste caso, contando com uma Sala Inglesa e outra Nacional.
Sobre a Sala Inglesa, o artigo questiona o porquê dessas obras em uma cidade do interior baiano. A resposta vem da própria publicação: "foi o desejo de Chateaubriand". Os pintores da sala internacional descritos na revista eram: "John Piper, Graham Suterland, Auerbach, Ostoby, Organ citando alguns". A Sala Nacional contava com nomes como "Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro, Manabu Mabe, Tomie Otake, Wakabayashi, Aldemir Martins, Mário Cravo, Carybé, Emanuel Araújo, entre outros".

Nenhum comentário: