1. Estação Ferroviária, já desativada
2. Estação Ferroviária de Feira de
Santana, nos anos 30
3. Muita gente em frente da Estação
3. Dia de festa na Estação
5. Imagem mais antiga da Estação, atrás da Igreja Matriz, ainda sem as
torres
Fotos: Reprodução
Onde atualmente está situado o Feiraguai,
funcionou no passado a Estação Ferroviária de Feira de Santana, que foi
inaugurada no século 19, em 1876, como ponta do ramal que partia de Cachoeira,
pela Estrada de Ferro Central da Bahia.
Era operada pela Estrada de Ferro
Central da Bahia (1876-1911), Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien
(1911-1935), e Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (1935-1958).
Foi a primeira Estação Ferroviária da cidade, que ficava atrás da então Igreja Matriz, que era basicamente o limite da zona urbana na época. Em 1958, essa estação foi desativada e uma nova estação foi construída em ponto mais afastado do centro - a Estação Nova -, que era isolado na época.
Foi a primeira Estação Ferroviária da cidade, que ficava atrás da então Igreja Matriz, que era basicamente o limite da zona urbana na época. Em 1958, essa estação foi desativada e uma nova estação foi construída em ponto mais afastado do centro - a Estação Nova -, que era isolado na época.
A velha estação passou a servir de
depósito da Prefeitura e depois foi abandonada. Era uma construção com três
prédios de duas águas fazendo os fundos da Igreja de Santana, no centro da
cidade. Nos seus fundos, outros prédios saindo de suas extremidades completavam
o pátio ferroviário, que ficava entre eles.
No final dos anos 60, a estação velha foi demolida e no seu lugar se construiu a praça Presidente Médici, hoje chamada de Feiraguai, onde fica boa parte do comércio popular da cidade.
HISTÓRICO DA LINHA
No final dos anos 60, a estação velha foi demolida e no seu lugar se construiu a praça Presidente Médici, hoje chamada de Feiraguai, onde fica boa parte do comércio popular da cidade.
HISTÓRICO DA LINHA
O trecho entre Cachoeira e Feira de
Santana foi o primeiro trecho aberto pela Estrada de Ferro Central da Bahia, no
ano de 1876. Em 1942, com a remodelação geral das linhas da região, o trecho
entre Conceição de Feira e Feira de Santana passou a ser um ramal, que foi
extinto oficialmente em 16 de maio de 1975, mas que não operava, pelo menos com
passageiros, desde 1964. O resto do trecho original entre Cachoeira e Conceição
passou a fazer parte da Linha Sul desde 1942. Os trilhos do ramal foram
retirados.
TRENS
TRENS
De acordo com os guias de horários, os
trens de passageiros pararam nessa estação de 1876 a 1958. Alguns horários
registrados: (1948) 9h20 e 19h20 (em dias alternados) e 7h55 (todos os dias)
chegava a Feira; 4h25 e 11h45 (dias alternados) partia para Conceição e 16h00
para Cachoeira (todos os dias).
Fonte:
página
elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht
Um comentário:
Havia o "Motriz" que fazia Feira-Salvador e Salvador-Feira, diariamente.
Postar um comentário