Destaque no exterior, obras de artistas nacionais começam a
ser vistas com bons olhos pelos brasileiros e passam a ganhar mais espaço
Com peças comercializadas nos EUA e
Suíça, o artista plástico Jocimar Tavares vê com bons olhos o reconhecimento
das artistas plásticas brasileiras no exterior
Fotos: Divulgação
Em 2005, as vendas de obras de arte
brasileiras no exterior representavam no máximo 10 milhões de dólares. A
partir de 2008, esse cenário começou a mudar e, em 2011, o Brasil bateu recorde
de exportações de arte, com a bela soma de 61 milhões de dólares. Esses números
demonstram a abertura de outros países para produtos artísticos com rótulo
'made in Brazil'. Mais que isso: demonstram que os artistas brasileiros estão
sendo reconhecidos pelo talento e qualidade das obras.
Segundo o artista plástico Jocimar Tavares,
esse reconhecimento internacional é excelente para valorizar a arte aqui dentro
do Brasil. "Aqui, se valoriza aquilo que ou vem de fora ou que teve uma
aceitação fora do país antes. Isso ocorre muito na área de artes plásticas. Às
vezes, mesmo que a peça tenha tido boas críticas no exterior, ainda é difícil
uma abertura no Brasil", lamenta.
Mas isso pode estar mudando. O
mercado de arte brasileiro movimenta atualmente cerca de duzentos milhões por
ano, o que mostra o interesse maior das pessoas. Inclusive, ao que indica as
pesquisas, o interesse vai além de adornar os ambientes, obras de arte passaram
a ser vista também como forma de investimento, o que tem atraído mais as
pessoas.
Tanto brasileiros como instituições
estrangeiras têm apreciado muito a arte contemporânea, que, aliás, é o estilo empregado
nas criações de Jocimar. O profissional já exportou algumas peças para os
Estados Unidos e, por meio da parceira com a loja Maria Alice Decorações,
também para a Suíça.
"Ter seu trabalho exposto em outras
nações é importante para que sua obra possa ser reconhecida dentro e fora do
país, para que seja mais divulgada, e também para que haja maior compreensão
das peças, por meio de várias culturas. Isso só enriquece a produção", salienta
o artista.
Jocimar, que produz esculturas belas
e irreverentes através do aço, lembra que a melhor forma de divulgar o trabalho
e acabar com o preconceito das pessoas por produções nacionais é usar os meios
de comunicação de maneira correta, principalmente as redes sociais. "A
tecnologia ajuda muito, aliado a isso, temos bons escritórios que levam nossas
produções mundo afora. Esses dois fatores fortalecem as obras brasileiras e,
aos poucos, quebram esses paradigmas", encerra.
(Com
informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)
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