Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Telefones: (71) 3634-6194/ 6197/ 6060 - (71) 99965-4537 * E-mails: cpl@construtorapereiralima.com.br - construtoraplima@terra.com.br * Site: https://construtorapereiralima.com.br/

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Lançamento de DVD e reedição de "Cascalho" lota Aliança Francesa

Intelectuais baianos de diversos segmentos do cenário cultural prestigiaram o evento promovido pela Assembleia Legislativa
Foto: Divulgação

Cerca de 400 pessoas foram ao concorrido lançamento da sétima edição do romance "Cascalho", de Herberto Sales, e do DVD homônimo, roteirizado e dirigido por Tuna Espinheira, no Café Terasse, da Aliança Francesa. Acadêmicos, artistas, professores, jornalistas, cineastas, críticos e atores do filme predominaram no evento, que finalizou as ações culturais do Legislativo baiano em 2010.
O assessor da Assembleia para Assuntos de Cultura e Arte, professor Délio Pinheiro, representou o deputado Marcelo Nilo (PDT) e discorreu brevemente sobre o programa editorial executado pela Casa - responsável pela publicação de 50 livros, nos últimos quatro anos. Rememorou ainda a importância de "Cascalho" para a literatura brasileira:
- Um livro que já nasceu clássico e trouxe a lume um dos personagens emblemáticos das letras nacionais, o garimpeiro Filó Finança. Tão importante para a minha formação pessoal quanto o padre Nando, de "Quarup" ou o retirante Fabiano, de "Vidas Secas".
PREFÁCIO
Délio Pinheiro agradeceu em nome do presidente Marcelo Nilo o empenho de Ruy Espinheira Filho e de seu irmão, Tuna Espinheira, para que os familiares de Herberto Sales, notadamente Beto Sales, cedessem os direitos de publicação de "Cascalho" – destacando também "o belíssimo prefácio escrito por Ruy para esta edição". Lembrou também que o Legislativo não procura concorrer com as editoras, mas suprir lacunas e fazer circular para as novas gerações obras só encontradas em sebos.
A filha do cineasta, Rosa Maria Espinheira, que trabalhou no principal papel feminino do filme "Cascalho", falou sobre a experiência de rodar um filme em apenas 30 dias, em Andaraí, e do esforço de uma década despendido por seu pai para viabilizar este projeto, "que muitos julgavam impossível de ser executado". Defendeu a distribuição do filme pela Internet para que pessoas de todo o mundo conheçam a realidade dos garimpeiros da Chapada através desse trabalho.
Rosa convidou, em seguida, alguns dos atores presentes para falar. Lúcio Tranchesi, que não é baiano, revelou o quanto aprendeu com um personagem tão plangente. Rosa Espinheira homenageou ainda os atores Irving São Paulo e Wilson Melo, falecidos antes de o DVD ficar pronto.
Fonte: Site da Assembleia Legislativa da Bahia

Nenhum comentário: