Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Telefones: (71) 3634-6194/ 6197/ 6060 - (71) 99965-4537 * E-mails: cpl@construtorapereiralima.com.br - construtoraplima@terra.com.br * Site: https://construtorapereiralima.com.br/

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pesquisas com "sorteio aleatório" que enganam

Por Sérgio Oliveira
A última pesquisa eleitoral, Sensus/Sintrapav, deixou os dilmistas eufóricos, tendo em vista o empate técnico detectado pela mesma, é "muito interessante".
Na pesquisa de janeiro, CNT/Sensus, a de nº 1570/2010, realizada de 25 a 29 de janeiro, com 2.000 entrevistas, ponderadas pelas cinco regiões e para 24 Estados, com o sorteio aleatório de 136 municípios por representatividade de grupos populacionais. Probabilística sistemática com cotas para sexo, idade, escolaridade e renda no setor censitário.
SORTEIO ALEATÓRIO, o "Blog Coturno Noturno" constatou o seguinte:
Rio Grande do Sul: Mas, bah, tchê! No Rio Grande, então, não basta aquele ministro jacu ficar perseguindo a governadora tucana com os seus coletes pretos. Além do mais, o PT tem uma sorte estupenda nos pampas! Tem 12% das prefeituras, mas conseguiu ser sorteado em 40% da amostra da Pesquisa CNT/Sensus ! Mas o pior de tudo nem te falo, que é de desesperar o vivente, a oposição conseguiu não ter nenhum município sorteado aleatoriamente pela Sensus.
FORAM SORTEADOS 10 MUNICÍPIOS: 4 DO PT, 3 DO PMDB, 3 DO PP.
Pernambuco: O Estado tem 185 municípios. A amostra é feita por sorteio e Lula é um cara sortudo mesmo. Garanhuns foi sorteada, justamente a cidade onde ele nasceu. Da mesma forma a cidade de Paulista, justamente aquela onde na mesma data em que a pesquisa era realizada, Lula inaugurava a famosa UPA 18 x 12. Provavelmente muitos dos assistentes especialmente convidados a festa responderam a pesquisa. Maravilha! Mas a sorte de Lula não acabou aí não. Dos sete municípios pernambucanos, três são do PSB, justamente o partido do governador Eduardo Campos. O mais impressionante, no entanto, é que nenhum município sorteado para responder a pesquisa é governado pelo PSDB, DEM ou PPS. Todos são da base de governo e praticamente não tiveram oposição em 2006.
FORAM SORTEADOS 7 MUNICÍPIOS: 3 DO PSB, 1 DO PDT, 1 DO PCdoB, 1 DO PR, 1 DO PT.
Rio de Janeiro: Mesmo tendo 60% mais prefeituras do que o PDT, o PSDB não conseguiu emplacar uma só cidade onde os eleitores poderiam ser mais simpáticos ao Serra. Já o PDT conseguiu ser sorteado em dois municípios! O PMDB do governador voador, que emplacou três municípios, além da capital... Mesmo nas duas cidades em que o DEM venceu não conseguiu ter mais do que 50% dos votos em 2006.
FORAM SORTEADOS 9 MUNICÍPIOS: 4 DO PMDB, 2 DO PDT, 1 DO PT, 2 DO DEM.
São Paulo: Se vocês acham que o azar do Serra tinha acabado no Pernambuco e no Rio de Janeiro, a amostra em São Paulo é generosa com o Lula. O PSDB, o DEM e PPS têm 48% das prefeituras paulistas.
Sabe qual é o percentual na amostra probabilística aleatória da Sensus, sem a capital, que é automaticamente escolhida? Das 22 cidades paulistas que "sofreram" a pesquisa, apenas cinco são governadas pelos tucanos e pelos partidos aliados de Serra. Apenas 23%. É muito azar... E vejam que o PT, com apenas 10% das prefeituras, compõe 22% da amostra. Que sortudo este Lula...
As cinco prefeituras petistas, tirando a capital, que é sempre pesquisada em todos os estados, somam 1.787.000 eleitores, enquanto as quatro prefeituras tucanas somam 159.000 eleitores. Sim, porque o PT foi mais sorteado aleatoriamente pela Sensus do que o PSDB, mesmo tendo 150 prefeituras a menos.
Para finalizar, este Lula tem o rabo virado para a lua! São Bernardo do Campo, cidade onde ele mora, foi aleatoriamente sorteada na amostra probabilística da Sensus!
FORAM SORTEADOS 12 MUNICÍPIOS: 1 DO PT, 1 DO PDT, 1 DO PV, 3 DO PMDB, 3 DO PSDB, 2 DO DEM, 1 DO PTB.
A nova pesquisa Sensus, 7.594/2010: 2.000 entrevistas, ponderadas pelas regiões e para 24 estados, com o sorteio aleatório de 136 municípios por representatividade de grupos populacionais. Probabilística sistemática com cotas para sexo, idade, escolaridade e renda no setor censitário.
SORTEIO ALEATÓRIO, SORTEIO ALEATÓRIO, SORTEIO ALEATÓRIO: OS MESMOS MUNICÍPIOS DA ANTERIOR. BOTA ALEATÓRIO NISTO.
Comentário do "Blog Coturno Noturno" referente a pesquisa Vox Populi de janeiro (1.057/2010), aquela em que nas cartelas o nome de José Serra apareceu invertido (ESOJ ARRES):
Uma amostra realizada em 122 municípios e aí está o escândalo. Os municípios foram escolhidos a dedo, meticulosamente, dentro de redutos eleitorais de partidos da base eleitoral de Lula.
Atenção! Denúncia 1! Dos 122 municípios que compõem a amostra da Vox Populi, apenas 27 têm prefeituras oposicionistas, do PSDB, DEM ou PPS. Apenas 22%. A oposição elegeu 27% dos prefeitos, quase 25% mais!
Atenção! Denúncia 2! Em 45 municípios, ou 37%, além das prefeituras serem governistas, não houve um só candidato da oposição. Em um terço da amostra não houve oposição nas últimas eleições municipais.
Atenção! Denúncia 3! As cidades escolhidas pela Vox Populi que têm prefeitos oposicionistas tiveram férrea disputa eleitoral ou são pequenas e inexpressivas cidades.
É uma vergonha estatística. Observem, por exemplo, a amostra do Rio de Janeiro, onde a Vox Populi conseguiu que Dilma Rousseff ultrapassasse José Serra. As cidades escolhidas foram Campos (PMDB), Nilópolis (PP, sem oposição em 2008), Niterói (PDT), Nova Iguaçú (PT, sem oposição nas eleições de 2008), Paraíba do Sul (PMDB), Rio de Janeiro (PMDB), São João do Meriti (PR, sem oposição em 2008) e, finalmente, um município oposicionista: Resende, onde o DEM venceu uma eleição dificílima, com placar embolado.
Não há município governado por tucano na amostra da pesquisa e não surpreende que Dilma esteja à frente. No Rio Grande do Sul, dos oito municípios, apenas um é governado pelo PSDB e em três deles não houve candidato a prefeito fora da base do governo. Seria necessário fazer um cruzamento, agora, com as obras do PAC e com aquele programa de Lula, denominado Territórios da Cidadania. Em São Paulo, a manipulação é flagrante. A amostra tem cinco municípios, totalizando 573 mil eleitores, que são dirigidos por tucanos. Já o número de eleitores em três municípios petistas da amostra é de 1 milhão e 400 mil eleitores, incluindo Guarulhos e São Bernardo do Campo.
Existem outros indícios de falcatrua das grossas. Em Santa Catarina, montaram uma amostra de cinco municípios, apenas um tucano, onde a eleição foi acirradíssima. Em três municípios não houve oposição aos partidos da base de Lula em 2008. E o mais escandaloso: trocaram a capital Florianópolis por São José, do PSB, onde a filha do Lula é secretária de Ação Social e está entupindo a cidade de verbas federais".
O "Coturno Noturno" fez a sua parte. Que os comentaristas e oposicionistas façam a sua.
Não dá para deixar de comentar a Bahia. A amostra é imensa e tiram dali a representatividade do Nordeste. Por acaso, são 13 cidades no Estado do Jaques Wagner. Em nove delas não houve candidato de oposição em 2008. Sabem quantos municípios governados pelo DEM na amostra? Nenhum! Isto na terra do ACM! O mais engraçado é que escolheram um município, cujo nome é Boa Nova, onde o nome do prefeito é Toinho da Dilma. Nada mais simbólico para emoldurar esta pesquisa da Vox Populi.
E o que dizer do Ceará? Naquele estado, o PSDB fez 30% das prefeituras. Sabe quantas cidades tucanas estão na amostra da Vox Populi? Zero! Das cinco cidades, duas são do PT e uma do PCdoB. Melhor do que isso, só patinha de caranguejo.
Em Minas Gerais, então, a Vox Populi chutou o balde. São 13 municípios na amostra, sendo que apenas dois são do DEM. Sabem quantos eleitores os municípios demos de Antonio Dias e Antônio Prado de Minas têm? Menos de 10 mil! Sabem quantos municípios não tiveram concorrência do PSDB, DEM e PPS em 2008, na amostra mineira? Cinco! E sabe quantos municípios governados pelo PSDB do governador Aécio Neves estão na amostra? Nenhum! Aliás, um! Juiz de Fora, com 370 mil eleitores, onde o PSDB elegeu o prefeito com 51% contra 48% do PT. Melhor que isso só uma vaca desatolada!
Escrevo eu: sem levar em conta que municípios com menos eleitores, mas com muitos beneficiários do Bolsa Família, tiveram mais entrevistas do que municípios com número muito maior de eleitores e, proporcionalmente, menos beneficiários do Bolsa Família.
Depois tivemos a nova pesquisa Vox Populi, a 7.337/2010, onde os municípios sorteados, exceto na Bahia, foram os mesmos da pesquisa 1.057/2010. Agora tivemos a tal pesquisa Sensus/Sintrapav, a 7.594/2010, onde há o tal empate técnico. E os municípios sorteados? Rigorosamente os mesmos da pesquisa lá de janeiro, a 1.570/2010.
Nas quatro pesquisas, duas da Vox Populi e duas da Sensus. a coincidência: OS MUNICÍPIOS SORTEADOS FORAM OS MESMOS. Nas da Vox Populi até o itinerário, nos municípios, foi o mesmo; mesmos bairros, mesmas ruas.
MAS FOI SORTEIO. Me engana que eu gosto.
* Sérgio Oliveira é de Charqueadas-RS

Um comentário:

Mariana disse...

Sou meio que S.Tomé, tenho que ver...NUNCA soube, nêsses anos petistas, de alguma pesquisa de intenções de votos realizada nos locais que frequento ou moro; nem as pessoas que conheço, parentes e amigos, desde que começaram a anunciar a tal popularidade de Lula, nunca responderam a qualquer uma. É muita coincidência, nunca escolherem a minha gente prá ser perguntada! E depois, salvo todo o mundo minta prá mim, não conheço uma alma viva que fale em votar no cara ou que não desgoste de sua forma grosseira de se auto promover...e não bebo, estou sempre sóbria. O país conheceu nêsses anos o supra sumo das armações, como nunca antes. Mas as eleições estarão aí e todo cuidado será pouco.