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quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Senso crítico

Por Sérgio Augusto

Imagine! Se o saber fosse democratizado no Brasil, sobretudo o ensino superior, contemplando todas as pessoas de baixa renda e de pouca escolaridade. Os indivíduos pudessem, por exemplo, descrever a diferença entre senso comum e conhecimento científico; discutissem as explicações filosóficas de Sócrates e Platão acerca do mundo; conhecessem o materialismo-histórico-dialético proposto por Karl Marx, o liberalismo político de John Locke e o método de investigação psicológica dos processos mentais criado por Sigmund Freud.
O que mudaria no país se todas as escolas fossem informatizadas; se os alunos refletissem sobre o “voto de cabresto”; tivessem a consciência ambiental de Chico Mendes; entendessem a poesia social de Castro Alves; ou pelo menos, abrissem a Constituição Brasileira e os sites dos institutos de pesquisas, com o propósito de verificar se os agentes do poder estão praticando ações contrárias à eficácia cívica e ao bem comum?
Quem arriscaria um palpite se a população menos favorecida dançasse arrocha, axé e samba, mas também ouvisse Mozart e Tom Jobim; risse com Tiririca, Tom Cavalcante, Renato Aragão e não silenciasse com o humor de Juca Chaves e Jô Soares; sintonizasse na Globo, SBT, Bandeirante, Record e não esquecesse da TV Cultura; tivesse acesso ao teatro, museus, laboratórios e bibliotecas; lesse revistas de sexo, moda, fofoca e, no entanto, priorizasse as notícias de interesse público dos meios de comunicação de massa?
Já pensou! Se o ensino básico gratuito não fosse simplificado. Por exemplo, se 80% dos estudantes discorressem sobre a importância das relações interpessoais e da ética para o bem estar social; analisassem o perfil sociopolítico-econômico e cultural dos heróis brasileiros; a ocupação estrangeira na floresta amazônica, bem como, a inspeção americana nas usinas nucleares de Angra dos Reis e, ainda, cientificasse acerca dos temas: alimentos transgênico, células tronco, biodisel, eutanásia, internet, sensacionalismo, clonagem, robótica, bolsa de valores...
Entretanto, acredita-se que um indivíduo que alcança um estágio intelectual é capaz de discernir que a cultura do norte-nordeste não é superior nem inferior as das outras regiões; que não há comprovação científica a despeito da imagem física de Jesus Cristo, como por exemplo, pele branca e olhos claros; que o jornalismo pós-moderno não está cumprindo satisfatoriamente sua missão social, enfim, que o homem bem educado está apto a fazer uma averiguação concisa do desenrolar real dos fatos.

* Sérgio Augusto é jornalista e trabalha como chefe de Redação da Assessoria de Comunicação da da Câmara Municipal de Feira de Santana

3 comentários:

Unknown disse...

Bom artigo, o de Sergio Augusto, mas infelizmente, também sou obrigada a lhe dizer..."SE" o povo não fôsse enganado mais uma vez, com falsas promessas de igualdade de oportunidades...quando entenderem que a igualdade de direitos começa na base, como a escolha de uma boa semente que se planta prá se colher bons frutos lá adiante e não, eliminarem etapas fundamentais do processo como fazem hoje e quererem colher já, frutos de igual qualidade. Tudo muito imediatista, não visando o povo, mas a si mesmo, seus votos nas próximas eleições.

Sergio Augusto disse...

Colega jornalista Dimas Oliveira,

Muito obrigado pela publicação do meu artigo "Senso crítico". Para mim é uma honra muito grande ter o meu humilde trabalho divulgado em seu blog, principalmente porque o Blog Demais é um veículo que tem credibilidade. Deus te abençoe.

Grato,
Sérgio Augusto.

Anônimo disse...

Informar-se para poder avaliar e decidir.
Esse é o papel do cidadão comum, como eu, politizado mas sem influência na mídia, que só através dos novos meios de comunicação democráticos via internet tem a oportunidade de espressar sua opinião e desacordo com a práxis política do Brasil, uno-me a você caro Sérgio Augusto para formar um país melhor.