Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Civilização Maya em exposição até dia 11



1. Cônsul Vidal Sorto Rubio com prefeito Tarcízio Pimenta e secretário José Pinheiro
2. Peças do artesanato maya em exposição
Fotos: Silvio Tito/Secom

Prefeito abre mostra com cônsul geral de El Salvador

A exposição internacional “O Mundo Maya em El Salvador", retratando através do artesanato secular a civilização que surgiu em 1.800 antes de Cristo e habitou a América Central, foi aberta pelo prefeito Tarcízio Pimenta e o cônsul geral de El Salvador na Bahia, Vidal Sorto Rubio, no início da noite desta terça-feira, 1º, no Foyer do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.
A mostra fica em cartaz até o dia 11 de dezembro, expondo 137 peças artesanais em madeira, pedras, cerâmica e sobre penas, além de oito banners, que retratam a cultura de um povo que se espalhou por uma vasta região onde hoje existem alguns países. A exposição também marca o primeiro aniversário do equipamento municipal, inaugurado em dezembro de 2008.
O evento é uma promoção da Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, em parceria com o Consulado Geral de El Salvador na Bahia. Além desta mostra, existem outras duas ocorrendo em concomitância no mundo, com permissão do Governo de El Salvador, sendo uma em Toronto (Canadá) e outra em Bacelona (Espanha), nesta última contando somente com banners.
Ao observar a riqueza de detalhes das peças artesanais que revelam os mistérios da civilização Maya, incluindo a área onde atualmente se localiza El Salvador, o prefeito Tarcízio Pimenta, que esteve acompanhado da primeira-dama Graça Pimenta, observou a importância da mostra para revelar ao feirense um pouco da história da antiga civilização que ainda encanta todo o mundo.
Para os visitantes da mostra, a oportunidade ímpar de conhecer os mistérios de uma civilização, cujo mundo de cultura e misticismo permanece vivo através de seus artesanatos, sítios arqueológicos e na cresça de seus descendentes.
A exposição reúne peças raras, algumas datadaas de até mais de 600 anos, como vasos em cerâmica, figuras simbolizando os deuses da fertilidade e produtividade, pinturas em vasos diversos com predominância do tigre, antigo símbolo da força do povo Maya e também trabalhos em pena. Ainda uma coleção oficial do Consulado Geral de El Salvador com caixinhas de surpresa com cenas do cotidiano.
O cônsul Vidal Sorto Rubio fez a entrega de um quadro típico de El Salvador, com pintura em pena, para a primeira dama Graça Pimenta.
Na abertura da mostra também estiveram presentes o consultor da Câmara de Comércio de El Salvador, João Carlos Lopes; secretários de Planejamento, Carlos Brito; de Governo, Geraldo Sampaio; de Administração, João Marinho Gomes Júnior; de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro; e de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes; diretor presidente da Fundação Cultural Egberto Costa, César Orrico; superintendente municipal de Trânsito, Vanderval Menezes, diretor do Departamento de Difusão Científica, Basílio Fernandez, assistente do Consuldado de El Salvador, Valéria Sales; presidente da Academia Feirense de Letras e vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Eduardo Kruschewsky, além do radialista Carlos Geilson e do presidente do Clube de Fotografia Gerson Bullos, José Ângelo Pinto.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)

Nenhum comentário: