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terça-feira, 24 de julho de 2007

Estevam Moura tem centenário comemorado

No dia 3 de agosto, o centenário do maestro Estevam Moura. Uma série de eventos marcará a data de nascimento do músico, em realização da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, em parceria com a Câmara Municipal.
A abertura da programação alusiva ao centenário se dará no dia 1º de agosto, às 11 horas, no saguão da Câmara, com exposição do Acervo Musical de Estevam Moura e palestra da historiadora Lélia Vitor Fernandes de Oliveira.
Em 3 de agosto, dia maior das comemorações, estão programadas missa solene, às 19 horas, na Catedral Metropolitana, com participação do Coral Estrela de Belém, e tocata no coreto da praça Monsenhor Renato Galvão, às 20 horas, com participação da Sociedade Filarmônica Estevam Moura, de Santo Estevão; Sociedade Filarmônica Euterpe Feirense e Sociedade Filarmônica 25 de Março, ambas de Feira de Santana; e Oficina de Frevos e Dobrados do Maestro Fred Dantas, de Salvador.
No dia 6 do próximo mês, às 8h30, no plenário da Câmara, sessão especial tendo como preletor o médico Carlos Estevam Moura Dórea, neto do homenageado in memoriam, com Hino a Feira em solo de Celiah Zaiin.
No dia 7, a programação será transferida para Salvador, com concerto em homenagem a Estevam Moura, iniciativa do maestro Fred Dantas, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), às 20 horas.
Filho de João pedreira de Moura e Minervina Carvalho de Moura, Estevam Pedreira de Moura nasceu em Santo Estevão em 3 de agosto de 1907. Desde cedo teve o pendor pela música, pois fabricava flauta com o talo do mamoeiro, para acompanhar a Zabumba da Vila.
Ele foi aprendiz da Filarmônica 26 de Dezembro e depois chegou a maestro. Ele executava vários instrumentos, como piano, violão, flauta, sax e trombone, deixando um grande número de composições.
Aos 18 anos, veio para Feira de Santana, residir no distrito de Bonfim de Feira. A concite, passou a dirigir a Filarmônica Minerva. Depois, transferiu-se para Conceição do Almeida, onde regeu a filarmônica local. De volta a Feira de Santana, foi professor de Canto Orfeônico do Colégio Santanópolis e regeu a Sociedade Filarmônica 25 de março, onde permaneceu até sua morte, em 9 de março de 1951.
A programação do centenário conta com apoio da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, Fundação Senhor dos Passos, Sociedade Filarmônica Euterpe Feirense, Sociedade Filarmônica 25 de Março, Sociedade Filarmônica Estevam Moura, Banda Sinfônica da Universidade Federal da Bahia e Oficina de Frevos e Dobrados Maestro Fred Dantas, Palácio da Música e Sociedade Filarmônica Lira 8 de Setembro, de Riachão do Jacuípe.

2 comentários:

Anônimo disse...

IN:

http://www.samuelcelestino.com.br/

Estão querendo destruir os que os baianos levaram anos para contruir a duras penas: a cultura do nosso povo: as artes!!

Que governo inculto é esse que até o ballet do TCA querem desconstruir?



BALLET DO TCA

12/06/2007 00:00:00


Ana Vitória


Para se pensar a dança no século XXI é preciso refazer seu percurso histórico, pois, muito mais rápida que o teatro e mesmo a música, em razão de sua essência experimental, a dança avança a galopes seu processo evolutivo. Talvez um dos fatores mais importantes desse processo seja o fato polêmico de a dança não conseguir se definir ou mesmo estar formatada em nenhuma espécie de escritura, partitura ou modelo. Ela sempre foi a manifestação mais vanguardista de todas as épocas!

Quando pensamos nas principais culturas do mundo, modelos de investimento artístico e educacional, lembramos dos países que nos ensinaram a ouvir música de boa qualidade, ver pinturas e esculturas que reformataram nosso olhar, ler histórias que enriqueceram nosso vocabulário e admirar a poética do corpo humano desafiando a si e à gravidade.

A Rússia, a França, a Itália e a Alemanha nos ensinaram que a arte é uma forma de construir-se identidade, fortalecer o indivíduo, preservar a história e a memória de um povo.

Para o Brasil, conquistar esse status quo talvez seja um dos raríssimos passos de crescimento e amadurecimento histórico-sócio-cultural. E esse processo só acontece lentamente. É preciso muita política conjugada a artistas corajosos e dispostos a garantir o espaço das artes na sociedade. É preciso ética, trabalho, responsabilidade e, sobretudo, talento para se chegar a um resultado onde a reflexão e o pensamento crítico estejam assegurados. E aqui está, também, um dos papéis fundamentais da arte: garantir a nossa liberdade de expressão.

Os teatros, museus, bibliotecas, salas de concertos, centros culturais, cinemas são os espaços que fomentam nosso pensamento evolutivo. Eles não existiriam sem suas orquestras, corpos de baile, pensadores, pesquisadores e produtores das artes que fazem desses espaços seus laboratórios e devolvem à sociedade seus resultados.

Quando se pensa em destruir tais patrimônios, se pensa em destruir nossa história, nossa memória e conseqüentemente comprometer nosso futuro.

O Ballet do Teatro Castro Alves (BTCA) é a prova de uma resistência cultural, assim como os são os candomblés. Quem poderia destruí-los e por quê? Hoje conhecemos o que é gestão, seu poder corrosivo ou replicador. O BTCA passou alguns tantos anos de ditadura, e é verdade, quase acabou. Mas, nem essa força minguante corroeu totalmente nosso patrimônio, porém o enfraqueceu, o envelheceu e o tornou uma engrenagem pesada demais para se adaptar aos novos caminhos das artes contemporâneas.

O que o BTCA precisa hoje é tornar-se leve, rápido, exato, consistente e cheio de visibilidade, tomando prerrogativas mais assertivas para esse milênio, propostas por um artista visionário e apaixonado por todas as formas de arte: Ítalo Calvino.

Acabar com mais uma instituição de resistência cultural desse país é caminhar para trás em um terreno já árido e minado de conquistas fracassadas. É querer que a burrice, a preguiça, o esquecimento, o embrutecimento e a covardia imperem.

O que é fundamental é trabalhar para conquistar mais autonomia, mais espaços criativos e mais verbas para que outros, espelhados neste exemplo, queiram se estabelecer como interlocutores da nossa cultura. Não é destruindo um patrimônio que se constrói uma história.



Ana Vitória é coreógrafa, bailarina e diretora artística da Cia. Ana Vitória Dança Contemporânea. Graduada em Dança pela UFBA e Mestre pela UGF/RJ.



Ana Vitória

Anônimo disse...

A resposta das autoridades não pode ser o silêncio, muito menos um gesto obsceno.

Padre Juarez Pedro de Castro durante missa pelos mortos do acidente da TAM. Na Sé de São Paulo.

Deu no Blog: http://www.pep-home.blogspot.com/

Federação às avessas
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Otaciano Costa Arantes Filho - empresário
Há muito venho me perguntando: somos uma verdadeira federação? Somos Estados autônomos e democráticos, associados para a construção de uma nação forte?.
O princípio dos Estados federativos está na associação das unidades menores, Estados, a uma entidade que congregue os interesses dessas unidades, chamda União ou Governo Federal, como queiram denominá-la..
Partindo dessa premissa, é de se supor que cada unidade da federação mantenha sua autonomia de gestão administrativa, legislativa, tributária, etc.Enfim, uma certa independência em relação às outras unidades (Estados) e à União, federal, porém associadas umas às outras com o objetivo comum de proporcionar bem-estar social e desenvolvimento econômico e científico, enfim, progresso..
Nosso grande exemplo ocidental é o nosso parceiro do Norte, os Estados Unidos da América, em cuja formação histórica se encontram todos os princípios básicos de uma verdadeira federação democrática..
Pois vivemos no Brasil, justamente a inversão total desses valores. Aqui, vivemos sob a égide de um governo cada vez mais centralizador. Não é possível que tenhamos que conviver com a situação de penúria dos municípios e Estados brasileiros. exceção feita a São Paulo, contrapondo-se à opulência e prodigalidade do governo federal..
Todas as ações do governo se dirigem para o centralismo exacerbado, controle das unidades federativas por meio da centralização dos tributos e concessão de repasses como se fossem favores.
Agora mesmo, aqui no Rio Grande, receberemos nosso presidente com festas, pois este vai anunciar o repasse de verbas para saneamento. Ora, isso é missão e dever do Estado e não da União. Mas como cobrar do Estado, se este se encontra praticamente falido?.
Precisamos, urgentemente, lutar por uma reforma tributária que, há muito ,deveria ter sido levada a efeito.Uma reforma que descentralize e diminua a carga tributária, para que as empresas possam respirar, crescer e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento da nação.
Porque não é possível, se tão simples seria, que cada cidadão , cada empresa, enfim, cada pessoa registrada nesse país, pagasse um imposto único para sua cidade, seu município domiciliar?
Todos os problemas, todas as reividicações, todos os assuntos seriam resolvidos ali mesmo, na sua cidade, na nossa cidade.
Esta, por sua vez, do montante arrecadado, repassaria um percentual a ser definido para o Estado, como associação; e este, por sua vez, deste percentual arrecadado de todos os municípios, repassaria uma parcela ao governo federal.
Cada um desenvolveria suas políticas, cabendo aos Estados estimular o desenvolvimento daqueles municípios mais atrasados, e a União, o desenvolvimento daqueles Estados mais necessitados.
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O sonho não é impossível, alguém precisa começar a pô-lo em prática.



Editado por Ralph J. Hofmann às 7/24/2007 04:32:00 PM Comentários

Eu também vou vaiar Lula!
Por Adriana Vandoni


São uns imbecis! Foi assim, com essa frase que o brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero respondeu à Associação Internacional dos Controladores Aéreos que sugeriu uma intervenção internacional para resolver a crise aérea no Brasil. A associação acha que o governo brasileiro "não tem capacidade" para resolver a crise sem ajuda da comunidade internacional. Eu também acho. Mas o brigadeiro ainda acha que pode resolver, no entanto, de janeiro a junho deste ano a Infraero, que tem como missão “garantir a infra-estrutura aeroportuária e aeronáutica, primando pela eficiência, segurança e qualidade”, investiu na infra-estrutura apenas 32% do previsto para todo o ano de 2007. Seu antecessor, Carlos Wilson, gastou no aeroporto de Congonhas R$ 16 milhões numa obra superfaturada, segundo o Tribunal de Contas da União.
Aonde foi empregado esse dinheiro? De que forma? A prioridade foi investir no terminal de passageiros, o conforto antes da segurança. Por outro lado, melhorando o terminal de passageiros possibilitaria à Agência Nacional de Aviação Civil, conceder mais linhas às companhias aéreas para operação no Aeroporto de Congonhas. Essa é a suspeita do senado que pretende, caso isso seja comprovado, destituir Milton Zuanazzi do cargo de presidente da Anac.
Agora levantaram a hipótese de que as empresas aéreas pressionaram o governo para que liberasse a pista de Congonhas antes das férias. E para que serve este governo de energúmenos? Foi pressão ou foi bola, agrado, suborno?
Onde estão as autoridades deste governo? É exatamente aí que começam os problemas, na falta de autoridade e no excesso de covardia. Ninguém cuida de nada, ninguém se responsabiliza por coisa alguma.
Este parece ser um governo de meliantes que se preocupam mais com a própria imagem que com o sofrimento da população.
A situação aérea do Brasil é surreal, como descreveu o jornal La Nacion: “os aeroportos se tornaram acampamentos de 'sem terra': as pessoas se deitam nos corredores à espera de vôos que atrasam horas”. E com ironia diz que Congonhas virou “escala virtual para o terminal de ônibus”. Viramos chacota da América Latina.
E o presidente desta joça toda? Não menos meliante e covarde que sua equipe, está preocupado com a sua imagem. Fugindo de lugares onde possa ser vaiado, cancelou sua ida ao Sul do país onde ia lançar o PAC do Saneamento Básico (mais uma abobrinha virtual), cancelou também sua ida ao encerramento do PAN no Rio de Janeiro.
Mas está prevista sua vinda a Cuiabá no dia 31 (terça-feira), também para lançar o PAC do Saneamento.
Vem Lula, vem! Eu junto a um enorme grupo de pessoas de bom senso, estamos confeccionando adesivos para recepcioná-lo: “Eu também vou vaiar Lula”. Os interessados podem entrar em contato.


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Editado por Adriana às 7/24/2007 04:08:00 PM | 0 Comentários |

PAN do merchand


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Editado por Adriana às 7/24/2007 04:00:00 PM | 0 Comentários |

Raoni de Garanhuns
Meu amigo Etienne Douat é de poucas palavras, mas pensa muito e quando emite uma opinião faz colocações precisas. Leiam abaixo.
R.J. Hofmann


Alguém lembra do Cacique Txucarramãe Raoni?


Aquele índio, que o roqueiro Sting levava a tiracolo, mundo a fora, apresentando como uma espécie de "espírito guardião da floresta", como que cumprindo a sua penitência pelos "pecados ecológicos" cometidos pelos povos do Velho Mundo?
Lula, parece, é um "upgrade" do Raoni do Sting.
O francês François Mitterand, o alemão Gerhard Schroeder, o britânico Tony Blair gostavam de tê-lo junto, publicamente. Era como se tivessem a oportunidade de redimir-se, pelos quinhentos anos de dominação, por meio da condescendência com mais um exótico Chefe de Estado latino americano – o europeu sempre foi chegado a um exotismo de colônia, principalmente das latino americanas, as tradicionalmente mais mansas. Isso começou com a índia Pocahontas.
O Raoni de Garanhuns prestou um serviço mais importante, ainda, ao americano Bush, que, a seu lado, se transformava no exemplo de simpatia, elegância e educação.
Agora, depois que deixou de ser novidade pelo Velho Mundo, foi “requentado” por "proto-ditadores" amalucados latino americanos que passaram a usá-lo como “saco de pancadas diplomático”.
Lula e Raoni não passam disso, versões "modernizadas" dos bons selvagens, levados à "corte" para serem apresentados como algo exótico durante "rega bofes".

A diferença é que, há quatro séculos, iam de caravela. Agora, o nosso "bom selvagem moderno" vai ao "rega bofe" da "corte" de Airbus ACJ, o famoso "Air Force 51", para usar uma expressão do jornalista Cláudio Humberto.
Falar nisso, por onde anda o Sting? Deve andar por aí curtindo um novo hobby. Deve ter cansado de levar mordida de inseto, e está tratando de faturar uma graninha!
Por aqui, a "tribo" não para de surpreender. Semana passada, realmente, nos superamos.
Um pajé e um sub-pajé, da tribo do "Cacique Raoni de Garanhuns", foram filmados "clandestinamente" – sinal dos tempos – fazendo a "dança da vitória" pela guerra contra a tribo da "elite que pode voar". Já assistimos algo parecido na Câmara dos Deputados, ano passado. Lembram da dança da “Guadagneira” – Guadagnin + Lameira?
Foi impressionante, vê-los fazer gestos mágicos, típicos dessa "tribo", comemorando a vitória pelo abate e cremação de 200 cabeças da tribo inimiga, a da "elite que pode voar". Talvez fossem movimentos cabalísticos destinados a remover os maus fluidos que teimam em multiplicar o número de “pássaros que voam”.
Não sei como ainda não culparam Santos Dumont pelo acidente!
A julgar-se os gestos de pajelança, devem achar uma tribozinho muito vagabunda, essa, a da "elite que pode voar".
Recentemente, outra dupla de pajés da tribo do "Cacique Raoni de Garanhuns", já tinha declarado que seria melhor que "relaxássemos e gozássemos" em regozijo à "prosperidade" que nos oferece o grande líder.
As expressões e gestos de pajelança encaixam-se, na continuidade e na sutileza, percebem?
Não sei porquê, lembrei de Asterix, meu personagem de histórias favorito na adolescência.
Para quem não conhece, Asterix era um gaulês impagável. Baixinho, simpático, ranheta e teimoso, mas bonachão e querido na aldeia. Era o líder guerreiro da única aldeia gaulesa que – por volta de 50 AC – ainda resistia ao poderoso imperador romano Júlio César, e seus invencíveis exércitos de legionários.
Asterix, e seu companheiro Obelix, faziam os legionários de palhaços, tomando uma poção mágica secreta que lhes dava força sobre humana, fornecida pelo druida Panoramix.
Os Gauleses – habitantes da antiga Gália, antepassados dos franceses – eram conhecidos como valorosos guerreiros e nada temiam, além de uma única coisa: Que o Céu lhes caísse sobre a cabeça.
A cada vitória humilhante sobre os exércitos de Roma, no tradicional banquete da vitória, quando serviam javali assado caçado a golpe de menires, Asterix exclamava: "Por (Deus) Tutatis! Não permita que o Céu caia sobre nossas cabeças"!
Tutatis, aparentemente, perdeu a paciência em Congonhas. Pena que sacrificou inocentes!



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Editado por Ralph J. Hofmann às 7/24/2007 03:21:00 PM | 0 Comentários |

Parece que a Punição está Chegando
Nesta segunda-feira última, entrou em vigor a medida cautelar que bloqueia os bens dos agressores da doméstica Sirlei. A medida visa a não movimentação desses bens a fim de garantir o pagamento da indenização.Parabéns aos advogados de Sirlei e a Juíza Anelise de Faria Martorell que com esta decisão “pedagógica – punitiva” pegam pelos calcanhares ou bolsos outras formas de crime que pode estar incluso nisso tudo! E muito mais por fazer valer a dignidade independente da conta bancária. Me levando a dúvida de como estas “CRIANÇAS” possuem tantos bens? Vale lembrar que são apenas universitários! (F.S.)

Leia a matéria em O Dia online


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Editado por Giulio Sanmartini às 7/24/2007 02:27:00 PM | 0 Comentários |

Conivência não!
Por Fabiana Sanmartini

Segunda feira o Rio protestou contra a maioridade. penal. O cenário foi Candelária, no dia do aniversário da chacina que ocorreu há Aniversário é 14 anos. estranho para um acontecimento tão dantesco. Enfim... Vale lembrar que dos oito polícias identificados apenas três estão cumprindo pena, ou seja, a impunidade continua no Rio de Janeiro..
Este assunto sempre gera polêmica... Mas, não é para isso que estamos aqui? Para fazer pensar, tentar por a mostra o que muita das vezes é coberta com o véu cor de rosa de “bondade”, ou pelo menos levantar novas possibilidades. Então vamos lá, a maioridade civil, caiu para 16 anos, o que dá direito a eleger os governantes do país. Ok, para isso são adultos. Quando a moeda troca de face, e o menor em jogo arrasta por quilômetros uma criança indefesa, presa ao cinto de segurança, fora do carro, e ainda depõe dizendo que o menino João Hélio era seu “boneco de Judas”, aí são menores legalmente. É isso que protege assassinos bárbaros. Estimula espancadores covardes que já faz tempo são maiores! Não faz realmente diferença a idade, foi barbárie! Isso falando apenas destes “acidentes” uma vez que tiveram relevância. Está se criando uma indústria de menores bandidos, pais bandidos iniciando seus filhos na profissão, assim como pais médicos, engenheiros e assim por diante.
Esta semana em Maricá foi desfeita uma quadrilha familiar, é assim mesmo, o pai que agenciava os um filhos menores para roubos a casas e vans. Este assunto precisa ser visto por outro ângulo, qualquer.
É verdade que as cadeias no Brasil são universidades formando bandidos piores do que entraram. As superlotações e a penas cumpridas de forma atabalhoada, juntam ladrões de galinha, estupradores, assassinos... Ficam de fora só os que nos roubam de forma oficial, mas ai já é outro assunto. Os centros de reabilitação para menores também fazem escola, juntam todas as infrações em um só saco, amarra-se e deixa-se fermentar. Pouco tempo depois... Rebeliões como as noticiadas. Qual a diferença de tratamento dado aos menores ou maiores rebelados? A julgar pelo que nos é permitido saber, nenhuma!
É verdade, eu não tenho a solução, para achá-la temos os especialistas, o que não nos obriga de forma alguma a aceitar qualquer coisa como verdade absoluta. Quando estamos doentes, procuramos um médico, se achamos que o diagnóstico podia ser outro, consultamos outro e ainda um terceiro se for necessário. O Rio está doente, ou melhor, o País está doente, os especialistas consultados até agora nos dão diagnósticos e tratamentos que são um acinte a nossa inteligência. É preciso fazer alguma coisa com urgência, ou corremos o risco de sermos sócios de uma nova indústria como tantas já criadas, a da seca, a do “analfabetismo” e tantas mais das quais as maiores vitimas somos, a população, sem sombra de dúvidas. Enquanto enterramos nossos mortos somos obrigados a conviver com o alto escalão do governo nos mandando relaxar e gozar, quando não verbalmente através de cenas dignas de botequim cospe grosso. Não podemos deixar que cenas assim tornem-se cotidianas. REAGE!

(*) Fotos: um dos assassino de João Helio. Os pais do menino



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Editado por Giulio Sanmartini às 7/24/2007 01:55:00 PM | 1 Comentários |

Tarde demais
Infraero inicia amanhã obras de ranhuras em pista de Congonhas.


A Infraero (estatal que administra os aeroportos) inicia amanhã as obras de realização do chamado "grooving" (ranhuras que ajudam no escoamento de água) na pista principal do aeroporto de Congonhas (SP). A estatal estima que as obras estarão concluídas entre 20 e 45 dias, pois será montada uma espécie de força-tarefa para a instalação do "grooving". Leia mais.



Custo dessas ranhuras: 200 vidas


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Editado por Adriana às 7/24/2007 12:18:00 PM | 0 Comentários |

O sorriso da esfinge
Por Ralph J. Hofmann

José Carlos Pereira da INFRAERO esbraveja. A Federação Internacional dos Controladores de Vôo sugeriu que o controle aéreo no Brasil seja auditado de fora.
José Carlos Pereira cita a explosão de um avião na Escócia. Lockerbie Sr. General? O que é que o controle de tráfego aéreo tem a ver com uma sabotagem. Acaso os controladores de tráfego são tratadores de cães farejadores de explosivo Sr. General? Cita também uma colisão na Suécia. Tem toda razão. O caso da Suécia reflete mal sobre os Suecos. Mas ninguém pode dizer que a infraestrutura de controle da Suécia estivesse obsoleta, sem manutenção adequada ou tripulada por pessoas que não conseguem dialogar com os pilotos.
Alega o Sr. General também que as passagens terão de aumentar, para gerar recursos que cubram a modernização e segurança do sistema brasileiro.
Como Sr. General? De que recursos adicionais me fala Sr. General? Quando a INFRAERO vai usar os recursos cobrados dos passageiros nas taxas aeroportuárias? Que destino terão recursos adicionais que venham a ser recolhidos pela INFRAERO Sr. General?
O Sr. é General. Supomos que seja um homem combativo por formação. Em nenhum momento suporia que é um homem pusilânime. Senão não teria escolhido a carreira que escolheu.
Reporte-se ao momento em que deixou de ser cadete e incorporou as Forças Armadas como oficial. Jurou defender este povo brasileiro. Volte as costas aos riscos de perder sua posição, deixe de investir contra as críticas construtivas que tem sido feito contra a administração dos ares do Brasil e volte-as contra quem de direito, quem desvia fundos da segurança para a cosmética dos aeroportos. Volte sua verbosidade contra quem hesita em substituir equipamentos de controle, quem não patrocina cursos de imersão total de inglês para sargentos controladores.
Sr. General. O Sr. É homem da aviação. O Sr. sabe que está sentado à mesa com os inimigos da aviação brasileira. Mas o Sr. ainda é homem da aviação.
E especialmente Sr. General, invista contra o que talvez seja o maior algoz da aviação brasileira. Aquela esfinge que tudo observa e nada mais faz senão lacrar as guaiacas. O Tesouro Nacional, cujas mãos pegajosas nunca soltam aquilo que agarram, mesmo que isto custe vidas.


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Editado por Ralph J. Hofmann às 7/24/2007 11:51:00 AM | 1 Comentários |

ATENÇÃO PAULISTANOS!!!
PASSEATA DA GRANDE VAIA: DIA DO FORA LULA



Sábado, dia 4 de agosto, às 14:00, na Av. Paulista (c/ Pamplona) haverá uma passeata "Fora Lula".



-Levar garganta para vaia.
-Aviões de isopor.
-Qualquer cartolina com frases anti-comuno-fascistas escritas.
-Panos pretos.
-Roupas pretas.
-Xerocar textos para distruibuição.
-Ir em dupla, trio ou grupo.
-Narizes de palhaço.
-Mandar mensagem de celular chamando os amigos que não forem facisto-petralha no dia.
-Mandar email convidando todos aqueles conhecidos que não são comuno-facisto-petralhista.
-Ligar para todos os jornais, rádios e TV's informando o acontecimento.
-Fazer o que for possível para essa grande vaia acontecer. Se não acontecer o amanhã será pior.


Clique aqui para conhecer a comunidade da passeata no orkut.

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Editado por Adriana às 7/24/2007 09:12:00 AM | 14 Comentários |

O Valentão de Borra
Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu mudar o roteiro de viagens de lançamento do PAC do Saneamento Básico e da Habitação. Foram tirados do cronograma previsões de eventos em Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. No lugar, entraram Natal, Aracaju, João Pessoa e Teresina.
Auxiliares do presidente se esforçaram ontem para justificar o fato de Lula priorizar, nesta semana, as capitais nordestinas. Mas o fato é um só, Lula cancelou o sul, especialmente Porto Alegre, cidade de onde saiu o avião da TAM que se acidentou em Congonhas por medo de receber vaias e preferiu capitais nordestinas aonde o governo é bem avaliado
A vaia no PAN e o acidente com o avião da Tam resultaram no mais longo isolamento do presidente desde a primeira posse dele, em janeiro de 2003. De terça-feira para cá, Lula evitou contatos com platéias, ainda que formadas por convidados.
Pode-se concluir que essa crise mostra que o logorréioco presidente da República, o eu faço, eu mando, eu exijo. O valentão, o cospe fogo, o arranca toco, o ferrabrás, o “nós é nós o resto é bosta”, como um menino travesso de grupo primário, ao tomar um esporro da professora, amarelou e fez xixi na perna. (G.S.)

Leia a matéria na Tribuna da Imprensa online


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Editado por Giulio Sanmartini às 7/24/2007 08:32:00 AM | 4 Comentários |

Fala um Verdadeiro Técnico
O presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA) e professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia, considerou precipitadas e vagas as medidas anunciadas pelo governo para solucionar o congestionamento nos aeroportos, diz ele: "As medidas só foram anunciadas agora por conta do acidente (com o Airbus da TAM). "O governo falou em readequação, mas não deixou claro o que vai ser feito em Guarulhos e em Viracopos. A construção do terceiro aeroporto deveria ser precedida da reforma em Guarulhos" e concluiu questionando: "Será que o governo tem R$ 5 bilhões para construir um novo aeroporto?" (G.S.)

(*) Na foto Jogadores da seleção brasileira de handebol foram prejudicados em Congonhas

Leia a matéria na Tribuna da Imprensa online


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Editado por Giulio Sanmartini às 7/24/2007 07:40:00 AM | 1 Comentários |

Lições para Relaxar e Gozar
Como a "boquinha" já não está mais segura, a ministra está voltando às suas atividades originais.
Lição para as alunas na aula inaugural:



Vamos lá meninas.

primeiro movimento: levantar a saia.
Segundo movimento: arriar as ...


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Editado por Giulio Sanmartini às 7/24/2007 06:52:00 AM | 0 Comentários |

Seriade não Faz mal a Ninguém
Por Giulio Sanmartini

Mesmo faltando espaço, o caos aéreo continua a aumentar e cada dia pior. Ontem mesmo aconteceu um de proporções bíblicas e como sempre dá-se uma desculpa cada vez mais esfarrapada, desrespeitando a inteligência do cidadão contribuinte. Dessa vez a culpada foi a chuva.
As demonstrações de descaso e incompetência acentuaram-se depois o acidente com o Airbus da Tam (17/7) que deixou algo como 200 mortos.
Ninguém mais se entende, o presidente da República homiziou.-se na covardia do medo de levar mais uma vaia, o responsáveis pelo ministério da Defesa, o Comando da Aeronáutica, a diretoria da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroviária – Infraero e da Agência Nacional da Aviação Civil – ANAC, batem cabeça como um bando de bêbados querendo ir para rumos diferentes ao mesmo tempo.
As providências retóricas tomadas pelo governo em inúmeras infindáveis reuniões, disseram tantas besteiras que acabaram fazendo o que não queriam: reconhecer a culpa, ou pelo menos a parte mais importante desta.Por que somente agora passaram a fechar o aeroporto nos dias de chuva, pois a pista se torna impraticável? ou limitar o preso das aeronaves?.
O presidente da República em mais uma de suas insanidades demagógicas resolveu imediatamente problema e anunciou com todas as pompas e circunstâncias, que mandou construir mais um aeroporto em São Paulo. Ora, os problemas precisam de uma solução imediata, para ontem, quanto tempo levará fazer um novo aeroporto? até lá como é que fica? Vale dizer que Lula fora avisado em 2003, pelo então ministro da defesa José Viegas, que este caos aéreo era esperado, mas ele ignorou o aviso e foi empurrando com a barriga.
Nessa sexta-feira (20/7) o sistema Cidacta 4 entrou em pane, durante horas o sistema aéreo do Brasil parou, até aviões que vinham do exterior voltaram à origem.
Inicialmente a Aeronáutica aventou a hipótese de poder ter sido uma sabotagem. Diante da revolta dos controladores vôo, concluiu que a causa fora um eletricista que inserira erradamente uma tomada e causara um curto circuito.
Um deputado membro da Comissão Parlamentar de Inquérito do Apagão, deputado Efraim Filho (DEM-PB) que acompanha em Washington (EUA) o trabalho de perícia na caixa-preta da aeronave disse que as investigações apontam até agora que o piloto tentou frear a aeronave em vez de arremetê-la.
"Ao terminar a pista, a aeronave teve uma trajetória elíptica. Não há nada que indique que ela tinha potência para decolar, nenhum dado na caixa-preta que diga que o piloto tentou retomar a velocidade", afirmou.
A Aeronáutica negou o fato, ao que tudo indica o deputado deu uma informação precipitada e sem confiabilidade.
De real a essa altura temos o caos e a pista principal do aeroporto Congonhas que continua interditada, mesmo tendo a Infraero anunciado que esta seria reaberta hoje.
Nessa mixórdia aparece ainda uma nota publicada em jornal eletrônico: "AIRBUS DA TAM: RODADO PELO MUNDO Arrendado pela TAM em 27 de dezembro de 2006, o Airbus A320-233 que caiu em Congonhas, matando mais de duzentas pessoas, aparece aqui (foto), com a bandeira da Pacific Airlines, num aeroporto asiático, em 2004, após voar pela Taca, de El Salvador, que o comprou novinho em 1998. Entre 20 de outubro e 26 de dezembro do ano passado, foi operado pela Pegasus Aviation, dos Estados Unidos, com o prefixo original N454TA. No dia seguinte, passou à frota da TAM.” Tudo bem, mas não se diz qual a importância desse fato, em que poderia ter causado o acidente.
Não se trata de defender a TAM, mas se tiver culpa essa tem que ser divulgada de forma séria, não levianamente e com cheiro de velhacaria insidiosa, fatos como esse só conseguem desacreditar a imprensa.



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Editado por Giulio Sanmartini às 7/24/2007 06:45:00 AM | 0 Comentários |

Aqui prá Ele, Oh!

DO FRADIM







DO PASSAGEIRO

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Editado por Giulio Sanmartini às 7/23/2007 11:14:00 PM | 0 Comentários |

Como Remunerar Heróis
Por Ralph J. Hofmann


A cena de Marco Aurélio Garcia dando top-top para a plebe me remete a todos os crimes que a canalha que inspirou este aproveitador já aprontou.
Digo isto pensando não só no Brasil mas em outros países que durante décadas foram o lar espiritual dessa gente antes de 1989.
Digo isto pensando nas polpudas pensões e compensações que tem sido pagas a elementos que vão de desertores a ladrões de banco. Falo de soldados que são promovidos a generais retroativamente quando ninguém poderá afirmar que passariam de majores ou tenentes-coronéis em suas carreiras.
É como se o Brasil tivesse perdido uma guerra e uma força invasora estivesse cobrando compensações de guerra do país todo.
Isso vindo de pessoas que nunca contribuíram para a formação das riquezas que hoje estão esbanjando enquanto as pessoas sensatas vislumbram um novo ciclo econômico à frente em que talvez o desempenho da economia brasileira não seja tão brilhante por ter tornado difícil o desenvolvimento de indústrias de ponta enquanto as colunas móveis de movimentos criminosos como o MST solapam a noção de propriedade e da justa remuneração do esforço pessoal entre a geração futura e ao mesmo tempo atemorizam quem poderia ao menos fortalecer a indústria agropecuária.

Heróis não são essas pessoas que passaram anos na Argélia ou na Alemanha vivendo como refugiados. Essas pessoas podem ser patriotas. Heróis não. Deveriam receber alguma compensação baseada em algum critério adequado semelhante a um pecúlio, com preferência para os idosos para que tenham alguma chance de aproveitar a compensação.
Mas não deveriam ser ganhadores de loteria.
Acabo de ver um DVD tcheco interessante. “A Dark Blue World”, creio que em português” Um Céu Azul Escuro”. Trata dos pilotos tchecos, alguns dos quais atravessaram países a pé para unir-se aos aliados e combater os alemães que haviam invadido sua pátria. De 2000 que serviram na RAF sobreviveram uns mil. Voltando à terra natal, ocuparam seus postos de trabalho, fosse nas forças armadas, fosse como mestres-escolas, fosse trabalhando em fábricas. Em 1948 após o golpe comunista os amigos do Dr. Marco Aurélio Top-Top os recolheram e jogaram em masmorras. Alguns lá ficaram até a “Primavera de Praga” em 1968. Outros foram soltos antes, mas apenas podiam trabalhar como mineiros. Isso para homens que haviam comandado alas inteiras da RAF.
Esses homens hoje têm 80 e mais anos. Poucos estão vivos. Alguns receberam a patente de general, pois haviam ocupado posições de comando comensuráveis durante os combates.
O governo de Vaclav Havel os socorreu. Recebem um soldo digno. Aos poucos o seu povo está descobrindo que há heróis silenciosos entre os velhinhos jogando xadrez na praça. Mas nem eles pleiteiam nem o governo atual concebe a concessão de compensações enormes. Seria diminuir seu heroísmo.



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Editado por Ralph J. Hofmann às 7/23/2007 10:07:00 PM | 1 Comentários |

Ping-pong-tantã
www.sponholz.arq.br


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Editado por Adriana às 7/23/2007 09:37:00 PM | 0 Comentários |

Onde estão as tralhas
Por Ralph J. Hofmann


E eu queria um ranchinho, uma vaca magra e um cantinho pra mim morar.

(Ary Toledo)


Acabo de receber um desses e-mails em que se transcreve as compras da presidência da república.
Os mesmos não me chocam mais, pois já nos acostumamos à idéia de que do ponto de vista do governo atual nada é mais justo de que dotar os vorazes gafanhotos da república com tudo que exista de melhor, e especialmente de que isto deve ser servido em quantidades pantagruélicas.
Até sugiro que devam ser realizados semanalmente exames de triglicérides e colesterol nos elementos que servem à presidência. Seria desumano permitir que venham a enfartar devido à necessidade de consumir tamanhas quantidades de suprimentos. Talvez esses funcionários devam ser pesados na entrada e na saída do trabalho. Uma balança ligada a um computador notificaria: Esta manhã você estava com X quilos. Agora está com Y quilos. Sugerimos que caminhe para casa sob pena de tornar-se obeso.
Contudo o exame da lista de ventiladores, lâmpadas, ventiladores, ar condicionados despertou em mim aquele espírito do proprietário de automóvel.
Em primeiro lugar, em que cômodo de que edificações estarão os materiais comprados (verificar por número de série da fatura)?

Em segundo lugar, se os equipamentos foram colocados em substituição a lâmpadas queimadas, onde estão os equipamentos descartados?
Longe de mim desconfiar da lisura de nossos funcionários da presidência, mas anos de vida em grandes empresas me acostumaram a considerar esse tipo de controle absolutamente normal. Afinal, a estrutura administrativa da presidência, com três mil funcionários, corresponde a uma indústria de bom tamanho, que provavelmente teria vendas brutas de R$ 800 milhões, com um staff administrativo de não mais de 150 pessoas, aí incluídos diretores, e que recolheria aos cofres públicos algo como R$ 250 milhões anuais na forma de impostos, contribuições e achaques. Nada mais correto que as despesas de manutenção e alimentação fossem da mesma ordem. Mas constatamos que num ano (2004) um operário da indústria hipotética contribui com uma produção que gera R$ 83 mil, enquanto o indivíduo que presta serviços à presidência gasta R$ 124 mil. Ou seja, é necessário o fruto do trabalho de aproximadamente 4500 operários de indústrias para manter as despesas (sem contar os salários) de 3000 pessoas.
Como o povo brasileiro é generoso!



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Editado por Ralph J. Hofmann às 7/23/2007 09:08:00 PM | 0 Comentários |

Quem são os imbecis?
Do pérolas políticas

Mais uma para os anais do governo Lula.


Como deveríamos classificar os membros do governo?

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Editado por Adriana às 7/23/2007 08:54:00 PM | 0 Comentários |

Aos governantes e à família brasileira,
Leia a carta escrita por Adi Maria Vasconcellos Soares para as autoridades brasileiras. Adi Maria é mãe de Luiz Fernando Soares Zacchini, de 41 anos, passageiros do vôo da TAM. Luiz Fernando era casdo e deixou um filho pequeno.

Aos governantes e à família brasileira,

Perdi o meu único filho.

Ninguém, a não ser outra mãe que tenha passado por semelhante tragédia, pode ter experimentado dor maior.
Mesmo sem ter sido dada qualquer publicidade à missa que ontem oferecemos à alma de meu filho, Luís Fernando Soares Zacchini, mais de cem pessoas compareceram. Em todos os olhos havia lágrimas. Lágrimas sinceras de dor, de saudade, de empatia. Meus olhos refletiam todos os prantos derramados por ele, por mim, por seu filhinho, por sua esposa, por todos parentes e amigos. Por todos os sacrificados na catástrofe do Aeroporto de Congonhas.
Há muito eu sabia que desastres aéreos iriam acontecer. Sabia que os vôos neste país não oferecem segurança no céu e na terra. Que no Brasil a voracidade de vender bilhetes aéreos superou o respeito à vida humana. A culpa é lançada sobre um número insuficiente de mal remunerados operadores aéreos ou sobre as condições das turbinas dos aviões. Um Governo alheio a vaias é responsável pelo desmonte de uma das mais respeitáveis e confiáveis empresas aéreas do mundo, a VARIG, em benefício da TAM, desde então, a principal provedora de bilhetes pagos pelo Governo. Que a opinião pública é desviada para supostos erros de bodes expiatórios, permitindo aos ambíguos incompetentes que nos governam continuarem sua ação impune. Que nossos aeroportos não têm condições de atender à crescente demanda de vôos cujo preço é o mais caro do mundo. Quando os usuário aguardam uma explicação, à falta de respeito ao cidadão juntam-se o escárnio e a cruel vulgaridade de uma ministra recomendando aos viajantes prejudicados que relaxem e gozem. Assuntos de alcova não condizentes com a reta postura moral e respeito exigidos no exercício de cargos públicos. Assessores do presidente deste país eximem-se da responsabilidade e do compromisso com a segurança de nosso povo exibindo gestos pornográficos. Gestos mais apropriados a bordéis do que a gabinetes presidenciais. Ao invés de se arrependerem de uma conduta chula, incompatível com a dignidade de um povo doce e amável como o brasileiro, ainda alardeiam indignação, único sentimento ao alcance dos indignos. Aqueles que deveriam comandar a responsabilidade pelo tráfego aéreo no Brasil nada fazem exceto conchavos. Aceitam as vantagens de um cargo sem sequer diferenciarem caixa preta de sucata. Tanto que oneraram e humilharam o país ao levar o material errado para ser examinado em Washington. Essas são as mesmas autoridades agraciadas com louvor e condecorações do Governo em nome do povo brasileiro, enquanto toda a nação, no auge de sofrimento, chorava a perda de seus filhos.
Tudo isto eu sabia. A mim, bastava-me minha dor, bastava meu pranto, bastava o sofrimento dos que me amam, dos que amaram meu filho. Nenhum choro ou lamento iria aumentar ou minorar tanta tristeza. Dores iguais ou maiores que a minha, de outras mães, dos pais, filhos e amigos dos mortos necessitam de consolo. A solidariedade e amor ao próximo obrigam-nos a esquecer a própria dor.
Não pensei, contudo, que teria de passar por mais um insulto: ouvir a falsidade de um presidente, sob a forma de ensaiadas e demagógicas palavras de conforto. Um texto certamente encomendado a um hábil redator, dirigido mais à opinião pública do que a nossos corações, ao nosso luto, às nossas vítimas. Palavras que soaram tão falsas quanto a forçada e patética tentativa que demonstrou ao simular uma lágrima. Não, francamente eu não merecia ter de me submeter a mais essa provação nem necessitava presenciar a estúpida cena: ver o chefe da nação sofismar um sofrimento que não compartilhava conosco.
Senhores governantes: há dias vejo o mundo através de lágrimas amargas mas verdadeiras. Confundem-se com as lágrimas sinceras e puras de todos os corações amigos. Há dias, da forma mais dolorosa possível, aprendi o que é o verdadeiro amor. O amor humano, o Amor Divino. O amor é inefável, o amor é um sentimento despojado de interesse, não recorre a histriônicas atitudes políticas.
Não jorra das bocas, flui do coração!
E que Deus nos abençoe!
Adi Maria Vasconcellos Soares

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Editado por Adriana às 7/23/2007 08:31:00 PM | 2 Comentários |

Medalha, Medalha, Medalha
Por Ralph J. Hofmann


A palavra medalha repetida constantemente conforme acima, é inspirada pelo cachorro do meliante Dick Vigarista, que no decorrer de uma corrida maluca sempre exige medalhas por sua participação nas tentativas do vilão em sabotar os veículos dos concorrentes. É um cão cheio de schadenfreude, palavra alemã que descreve o divertimento ante a desgraça alheia.
Parece que o espírito do cão do Dick Vigarista incorporou nos gestores do Brasil. Fazem suas peraltices, ignoram seus deveres, amarram um barco com corda rota antes de chegar um furacão, roubam o cavalo de São Jorge antes do encontro com o dragão e atiram uma bigorna ao homem que está afogando no mar. Depois pedem medalha.
Aparentemente uma dessas medalhas já foi devolvida por quem a tenha recebido em ocasiões anteriores. Ação corretissima. Afinal, o que vale ter uma medalha distribuída a pessoas sem mérito. A maior utilidade está em devolve-la como gesto de repúdio. De dádiva passou a vil enfeite de lata. Sugiro que mais portadores dessa medalha a devolvam. O mais publicamente possível mas sem comentários. O ato em si basta.
Abaixo, os comentários de meu amigo Marcelo Aiquel, que cobrem oi assunto da maneira mais correta possível:

A MEDALHA DA VERGONHA


Em plena semana do Pan, quando os brasileiros tentaram (veja bem, eu disse “tentaram”) esquecer um pouco da tragédia de Congonhas torcendo pelos nossos bravos atletas, e, com natural constrangimento em função do pesar pelo acidente, festejar as medalhas merecida e dignamente conquistadas, nos deram uma bofetada na cara. Mais uma, aliás!
Conseguimos – como nação – nos orgulhar do progresso notável dos esportistas brasileiros. Afinal, nunca ganhamos tanto e com tamanha segurança de não foi apenas “por sorte”. Isto nos faz refletir que poderemos crescer ainda mais no campo do esporte, tão importante para seduzir os jovens e retirá-los das ruas e das drogas. O exemplo de um Thiago Pereira, João Derly, Diogo Silva, entre outros vencedores, seguramente há de motivar centenas de adolescentes a seguir o caminho do esporte em detrimento da vida infeliz da marginalidade. Só isto já vale como esperança de um futuro melhor para o nosso país.
Mas, ao mesmo tempo, na mesma semana, e sem nenhum pudor, o governo patrocinou um evento comemorativo (não sei exatamente o que se poderia comemorar diante da ainda recentíssima tragédia de Congonhas), onde o Comandante da Aeronáutica condecora com a medalha de Santos Dumont às pessoas que prestaram “relevantes serviços à aviação brasileira”.
E, para assombro de todos, perfila-se – impávido e garboso – para receber tal honraria o “ilustre” Presidente da ANAC (Agência Nacional de Aviação Comercial), que, dissimulando naturalidade, não só a aceita como sorri quando o pedaço de lata lhe é incrustado na lapela.
Ora, além da cerimônia oficial (chancelada pelo governo) ser indiscutivelmente intempestiva e despropositada, em razão do luto das duas centenas de famílias diretamente envolvidas no acidente, o “ilustre” condecorado deveria ter – no mínimo – a decência de não participar do ato, eis que ocupa (ou faz de conta que ocupa, o que me parece mais plausível) o cargo de responsável principal pelos destinos da aviação comercial brasileira.
Mas, vou mais adiante: qual o “relevante serviço” teria prestado este senhor à aviação brasileira? Ao que se saiba, é notório o desserviço que a Agência que dirige vem prestando ao país, à aviação, e ao povo brasileiro. Desde a sua fundação, aliás com este mesmo “ilustre Presidente” no cargo.
Ao contrário das verdadeiras medalhas do Pan, esta é a medalha da vergonha! Ou, quem sabe, a medalha do “sem vergonha”, pois se o referido cidadão a tivesse entre seus atributos pessoais, certamente não participaria da festividade num momento tão lamentável na história da aviação comercial brasileira.
Mas, como o comandante da ANAC já demonstrou que mesmo uma condecoração imerecida (por ser sua gestão pífia e ridícula) é mais importante do que realmente esforçar-se para resolver – em parte que seja – o caos aéreo brasileiro, quem sabe ele não aceita outro convite: desfilar pelos saguões dos aeroportos ostentando a sua medalha na lapela para “descobrir” o que as pessoas acham do seu trabalho (?!?) à frente da ANAC?
Senhor Zuanazzi, demonstre pelo menos vergonha de receber a medalha da vergonha!

Marcelo Aiquel



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Editado por Ralph J. Hofmann às 7/23/2007 07:51:00 PM | 2 Comentários |

Resposta à nota de Giulio Sanmartini
Giulio, na nota abaixo, pergunta: Além de receber seu primeiro polpudo salário, o que estaria fazendo o filósofo Porra-louca?

Resposta: Está cantando a canção que ele acabou de aprender com o também ministro Gil:




Ob-observando hipócritas, disfarçados rondando ao redor.....


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Editado por Adriana às 7/23/2007 07:36:00 PM | 0 Comentários |

De Quem se Trata?
Quem será o sujeito que está ao lado do presidente da República, na foto abaixo?. Alguém sabe?




Pois é, trata-se do importantíssimo e indispensável ministro chefe da “Secretaria de Planejamento de Longo Prazo da Presidência da República – SPPLP” (Ufa!) Roberto Mangabeira Unger.
No dia 19 passado, ele completou seu primeiro mês de posse. Além de receber seu primeiro polpudo salário, o que estaria fazendo o filósofo Porra Louca?


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Editado por Giulio Sanmartini às 7/23/2007 07:17:00 PM | 1 Comentários |

Elite
Fernando Canziam escreve sobre a eleite em geral e em especial por aquela petista que tomou conta do Brasil
“A elite petista no comando desse governo é um glorioso desastre como exemplo, idéia de excelência e valores, sem falar em falta de educação e sensibilidade."


Foto 1 - Em cerimônia no Pará, o presidente Lula abre bombom de cupuaçu e joga disfarçadamente o papel no chão, atrás de seu vizinho

Foto 2 - O assessor especial de Lula, Marco Aurélio Garcia, e um assessor fazem gestos obscenos ao saberem que o avião da TAM, que matou quase 200 pessoas, voava com defeito


Foto 3 - A ministra Marta Suplicy (Turismo) ri na cerimônia em que recomendou aos passageiros que 'relaxem e gozem' nas salas de espera abarrotadas dos aeroportos

Leia a matéria na Folha de São Paulo online


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Editado por Giulio Sanmartini às 7/23/2007 06:59:00 PM | 0 Comentários |

Desmoronamento



Cabeceira da pista principal de Congonhas desmoronou hoje por volta das 18:10 h. Um engenheiro que estava no local disse que com o acidente da TAM houve a danificação de um canaleta que acabou enchendo e provocando o deslizamento.
Até às 19:00 a Infraero não tinha dado o ar da graça. Apenas a defesa civil estava no local já tomando as primeiras prodências.


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Editado por Adriana às 7/23/2007 06:55:00 PM | 0 Comentários |

Parece Incível, mas é Verdade
Por Giulio Sanmartini

A Bélgica é um pequeno país da Europa, governado por uma monarquia constitucional. Tem uma superfície de 30,6 mil km², algo como 10 milhões de habitantes (pouco maior que o estado de Sergipe, com a população da cidade de São Paulo) e ocupa o 13° lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (72° para o Brasil). No país convivem, com fortes tendências secessionistas a comunidade francesa da Valonia e aquela flamenga de Flandres.
O moço da fotografada tem por nome Yves Leterme e faz parte da comunidade da Valonia. Quando no dia 21 passado lhe foi que pedido que cantasse o hino nacional do país ele mandou ver na Marselhesa (hino francês) e não sabia que o belga era o chamado Brabançone. Também desconhecia o que se comemorava naquela dia, segundo ele era a Proclamação da Constituição, quando na realidade é a proclamação do primeiro rei belga (1831) Leopoldo.Essa gafes foram cometidas diante as câmeras de televisão da televisão estatal Rtbf.
Tudo está que estaria mais ou menos bem, caso Yves Leterne não fosse o primeiro ministro recentemente eleito (ainda não empossado).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pode inventar uma viagem de Napoleão à China, não saber que o Brasil faz fronteira com a Bolívia, mas sabe o hino nacional (primeira parte) e o que se comemora no dia 7 de setembro.
Pelo menos se espera!

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Editado por Giulio Sanmartini às 7/23/2007 06:29:00 PM | 1 Comentários |

Procuro um domicílio
Vejam a notícia, saiu em um site local:

Acompanhado de um grupo de vereadores do PR, o ex-secretário de Estado de Mato Grosso (Infra-estrutura, Casa Civil e Educação), Luiz Antonio Pagot, acaba de retirar seu título de eleitor com domicílio eleitoral em Cuiabá.
Nos bastidores, comenta-se que Pagot tem pretensões eleitorais na capital, podendo disputar as eleições municipais em 2008, embora as fontes próximas a ele neguem as informações. Antes da transferência, o domicílio eleitoral de Pagot era em Sapezal (473 Km da Capital).

Comentário meu: Quero transferir meu domicílio eleitoral pra qualquer lugar, nem que seja pra Sapezal.
Só pra lembrar, este senhor, Luiz Pagot, é aquele que espera, espera, espera a sabatina no senado para poder ocupar a direção geral do DNIT.


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Editado por Adriana às 7/23/2007 05:45:00 PM | 3 Comentários |

Exame da caixa-preta prova que piloto tentou frear o avião
Do Ricardo Noblat


O piloto que comandou a aterrissagem na última terça-feira do Airbus 320 da TAM, o vôo JJ 3054, que matou cerca de 200 pessoas nas vizinhanças do Aeroporto de Congonhas não tentou arremeter o avião. Pelo contrário: tentou freá-lo.
A pista molhada, escorregadia e inacabada do aeroporto contribuiu de algum modo para que ocorresse a tragédia.
Essas são as primeiras conclusões da comissão de investigação do acidente montada pela Aeronáutica e dirigida pelo coronel Fernando Camargo, segundo informou há pouco a Ricardo Noblat o deputado federal Efraim Morais Filho (DEM-PB), membro da CPI do Apagão Aéreo e que se encontra em Washington juntamente com Mauro Maia (PT-RS), relator da CPI.
O coronel Camargo está em Washington acompanhado de outro coronel da FAB e de um piloto e um engenheiro da TAM.
Disse Efraim que tais conclusões se baseiam na investigação feita até aqui pela comissão da Aeronáutica e nos primeiros dados fornecidos pela primeira das duas caixas-pretas do Airbus que chegou aos EUA na última sexta-feira.
A segunda caixa-preta, a que revela os diálogos entre os dois pilotos do avião e a torre de controle do Aeroporto de Congonhas, só chegou ontem por lá.
A primeira caixa-preta fornece 584 parâmetros capazes de ajudar a esclarecer as causas do acidente. O exame em curso já reduziu o número de parâmetros a 35.
É possível que nas próximas 48 horas se venha a saber por que fracassou a manobra de frear o Airbus. O mais provável é que tenha havido a soma de dois fatores: um defeito técnico no avião e a pista imprópria naquelas condições para a aterrissagem de um aparelho com as dimensões e o peso do Airbus.
- Como representantes da CPI, estamos aqui para garantir duas coisas: a veracidade das informações que venham a ser divulgadas a respeito do acidente e a rapidez no exame das caixas-pretas por parte do órgão do governo americano encarregado da tarefa.


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Editado por Adriana às 7/23/2007 04:11:00 PM | 0 Comentários |

Quem são os imbecis???
"São uns imbecis querendo se meter. O Brasil não precisa de ajuda internacional. Eles que cuidem do espaço aéreo deles e nós cuidamos do nosso", brigadeiro José Carlos Pereira (foto) respondendo à sugestão da Federação Internacional dos Controladores Aéreos (Ifacta, na sigla em inglês) de uma intervenção internacional para resolver a crise aérea no Brasil.

Para a Ifacta, o governo "não tem capacidade" para resolver a crise sem ajuda da comunidade internacional.

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Editado por Adriana às 7/23/2007 03:22:00 PM | 3 Comentários |

Compreensão
Por Giulio Sanmartini

"Eu só peço a compreensão, a compreensão do povo brasileiro para que não haja julgamento precipitado de quem quer que seja, que a gente espere, com prudência, a investigação para dizer o que aconteceu. Ou seja, não existe hipótese alguma da verdade não vir à tona.”
Disse Lula em seu auto promotor “Café da Manhã”.
A compreensão do povo brasileiro com Luiz Inácio Lula da Silva e sua quadrilha vem de longe, mesmo antes da primeira eleição.
O povo foi compreensivo com o assassinato de Celso Daniel (prefeito petista de Santo André) e de mais 9 testemunhas e o que veio a tona foi um dos principais suspeitos, Carlos Carvalho que hoje ocupa o cargo de Chefe de Gabinete da Presidência da República.
Foi compreensivo com o escândalo do mensalão e quem veio à tona foi a deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) com sua escrota dança.
Foi compreensivo com o mensalinho do presidente da Câmara Severino Cavalcanti, que recebia propinas do concessionário do restaurante da Câmara, mas quem veio à tona foi seu apadrinhado Marcio Fortes, ministro das Cidades, onde Severino tem até gabinete..
Foi compreensivo com as negociadas da família Lula, mas só quem veio à tona foi o pobre coitado do lambari Vavá, irmão pobre do presidente.
Foi compreensivo com escândalo do dossiê, com os aloprados, amigos de copa e cozinha de Lula, mas quem veio à tona foi o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) comandante dos aloprados, que além da deputação passou a ser Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores.
O povo está sendo compreensivo com o esgoto a céu aberto que o governo petista transformou o Brasil.
Mas nesse caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não precisa vir à tona, haja vista que material fecal não afunda, bóia!

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Editado por Giulio Sanmartini às 7/23/2007 02:30:00 PM | 3 Comentários |

Não afunda
www.sponholz.arq.br


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Editado por Adriana às 7/23/2007 01:30:00 PM | 2 Comentários |

Toma de volta
O gaúcho Claudio Candiota Filho, Presidente da Andep (Associação Nacional em Defesa dos Passageiros de Transporte Aéreo), ao saber que a aeronáutica condecorou o presidente da ANAC, Milton Zuanazzi com a medalha Santos Dumont, concedida por “relevantes serviços prestados à aviação brasileira”, em protesto, devolveu a sua honraria.


Fonte: Jovem Pan

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Editado por Adriana às 7/23/2007 01:22:00 PM | 1 Comentários |

Os Dois Cafajestes...

...E O VERDADEIRO GESTO OBSCENO!

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Editado por Giulio Sanmartini às 7/23/2007 12:06:00 PM | 0 Comentários |

Dizque
Dizque Lula virá a Mato Grosso lançar sei lá o que, tomara que não seja avião. Quem anunciou sua vinda foi o empresário Blairo Maggi, que nas horas vagas é governador.

Os fãs de Lula estão eufóricos organizando uma calorosa recepção, uniformizados e tudo, muito chique. Veja o modelo da camiseta:



Vem Lula, vem!


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Editado por Adriana às 7/23/2007 11:26:00 AM | 3 Comentários |

Sangramos todos nós, de revolta e indignação!
O culpado pelas tragédias tem nome e sobrenome: Lula da Silva

Deputado José Carlos Aleluia (DEM/BA) Coluna Cláudio Humberto


Por Pedro Oliveira - Jornalista e presidente do Instituto Cidadão.


Três dias após o trágico acidente com o avião da TAM, depois de horas e horas de uma dor intensa da perda de entes queridos, quando o Brasil durante setenta e duas horas misturava tristeza, indignação e revolta e o mundo inteiro noticiava a tragédia, chefes de estado e personalidades internacionais enviavam seus mais profundos sentimentos de solidariedade, eis que aparece na televisão um presidente com ar “apatetado” e vem cinicamente dizer em cinco minutos que estaria “com o coração sangrando como as famílias afetadas”.
O presidente Lula, dentro de sua arrogância e insensibilidade doentia não deu nenhuma importância ao acidente que ceifou a vida de quase duas centenas de brasileiros inocentes, trabalhadores e que foram sim, vitimas do descaso dos órgãos públicos com a crise do setor aéreo que vem se arrastando por quase um ano, sem nenhuma providência concreta, fruto de uma irresponsabilidade generalizada em um governo cuja pauta é a mentira, a enganação.
O Brasil inteiro se perguntou: por que Lula não foi ao local do acidente prestar sua solidariedade às famílias das vitimas? Ficou escondido dentro de seus palácios, nas mordomias que não dispensa e nos prazeres efêmeros do poder que nunca esteve preparado para exercer. Por que não mandou ninguém de representatividade pelo menos para substituí-lo? Talvez o acontecimento não justificasse. Teve medo de ser vaiado? Não seria, pois o momento ali só cabia dor, sofrimento e revolta. O espírito da vaia só vai surgir certamente em suas aparições alegóricas e em concentrações encenadas pelo próprio governo.

Dizem que está “surtado” após a vaia que levou no Maracanã. Tem cancelado algumas viagens por dois motivos: não confia no tráfego aéreo nacional e o pavor da repetição do gesto de brasilidade da abertura dos Jogos Pan-Americanos. Foi assim no enterro do senador Antonio Carlos Magalhães. Com certeza a família de ACM não lamentou a sua ausência, mas a liturgia do cargo que equivocadamente ocupa exigia.
Mas, voltemos ao chulo discurso do senhor Lula na televisão. Anunciou medidas para o aeroporto de Congonhas que vêm sendo proteladas por meses. Ele mesmo no auge da crise do apagão deu prazo e determinações “enérgicas” para as soluções. Nada aconteceu porque ninguém o obedece, porque o seu governo não tem comando.
Lula fez um discurso de mentiras e zombou das famílias atingidas pela tragédia quando afirmou cinicamente: “Estamos todos, homens e mulheres com o coração sangrando. Choramos e nos revoltamos junto com vocês”. Se estiver revoltado como todos nós, então renuncia, pois a revolta é com a incapacidade de seu governo de fazer acontecer e da irresponsabilidade de por em risco milhares de vidas a cada vôo nos aeroportos do Brasil, diante do caos absoluto estabelecido no setor.
Do mesmo jeito que tem feito sempre, ao atestar idoneidades equivocadas em seu governo e em seus suspeitos parceiros, pediu “serenidade” aos brasileiros. Foi além: “Não se pode condenar ou absolver quem quer que seja com base em opiniões apressadas”. Naturalmente pensa no conceito de sua verborragia de botequim, que somos todos idiotas. O que está nos faltando na verdade é paciência para suportar a irresponsabilidade de um governo fadado ao fracasso.
A imprensa, que o despreparado Lula diz que o persegue,expressou a exemplo do Jornal do Brasil em seu editorial, a voz e a alma do pensamento do povo brasileiro: “O país inteiro aguardou o pronunciamento do presidente Lula sobre a tragédia do vôo 3054 em Congonhas. Quando este foi exibido, descobriu mais uma vez que havia esperado demais de um líder que tem medo de comandar.
A reação tardia, três dias depois do acidente, não foi sublimada por ações que a justificassem. O chá de sumiço foi só a estratégia oportuna para impedir que a revolta nacional fosse, de novo, colada à figura presidencial. Para a população brasileira, o governo simplesmente não agiu. E não age. Lula quis transparecer o sentimento de pesar que não resiste à comparação com as decisões que anunciou. Afinal, para quem vai voar hoje, sejam passageiros ou pilotos, a situação é rigorosamente a mesma que culminou em 188 mortes. Ou até pior”.

Para refletir
Duas horas depois de ter saído de Miami com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, o comandante do vôo 995 da American Airlines informou aos seus 245 passageiros que iria retornar a aeronave ao seu ponto de partida. A decisão foi tomada depois que o piloto americano tentou fazer contato com os controladores do espaço aéreo brasileiro, mas não obteve nenhuma resposta. Ele disse aos passageiros que, em 30 anos de profissão, nunca tinha visto algo assim.
Este é o nosso sistema aéreo nacional. Este é o governo Lula. Deus nos proteja!



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Editado por Adriana às 7/23/2007 10:25:00 AM | 0 Comentários |

Desastre envolvido em farsa
Artigo assinado pelo correspondente do jornal britânico Financial Times no Brasil, Jonathan Wheatley, critica duramente a resposta do governo brasileiro ao acidente envolvendo o avião da TAM, na semana passada. O texto começa dizendo que "é difícil decidir qual das ações do governo após o pior desastre da história da aviação brasileira é mais representativa da incompetência de sua resposta a uma crise que já durava pelo menos dez meses".
O jornalista pergunta, em seguida: "terá sido a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não aparecer em público até três dias depois do acidente ou a de não fazer nenhuma declaração nas primeiras quatro horas (sua mensagem de condolências chegou depois, por exemplo, do que aquela do presidente Néstor Kirchner da Argentina)?"
O texto segue listando uma série de críticas ao governo, citando o fato de que o ministro da Defesa Waldir Pires negou ter responsabilidade pelo acidente repetidas vezes e afirmando que ele deveria ter sido afastado do cargo em setembro do ano passado, após o acidente com o avião da Gol que deixou 154 mortos.
O artigo fala ainda do fato de os diretores da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, terem sido condecorados "quando deveriam receber reprimendas ou as demissões que merecem" e comenta ainda o episódio da filmagem que registrou o momento em que o assessor especial da presidência Marco Aurélio Garcia comemorava a notícia de um possível problema mecânico na aeronave.
A conclusão do correspondente é que "qualquer que seja a causa do acidente, ele era uma tragédia esperando para acontecer".
"A extrema necessidade de um governo mais eficiente no Brasil nunca esteve tão clara.

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Editado por Adriana às 7/23/2007 10:15:00 AM | 4 Comentários |

O estadista e o covarde
Por Laurence Bittencourt Leite, jornalista


Winston Churchill quando falava ao povo inglês em praça pública foi vaiado, sem dúvida, muito pior do que no Maracanã, pois aqui nem mesmo deixaram o nosso presidente abrir a boca. Agora reparem: enquanto era vaiado, Churchill disse “grande é o povo que pode vaiar seu primeiro Ministro. Grande é o povo que seu primeiro Ministro vem a público prestar contas do seu governo e é vaiado”. Reparem. A partir daí, dessas frases, começaram os aplausos.
Suas frases foram ditas pouco tempo depois de sua nomeação, em substituição ao pusilânime Chamberlain, como primeiro Ministro da Inglaterra, quando a Segunda Grande Guerra praticamente batia as portas de Londres com Hitler prometendo invadir o país dos ingleses.
Foi nesse momento também que Churchill disse duas de suas não menos célebres e duras frases, prometendo aos ingleses “sangue, suor e lágrimas”, acrescentando em seguida: “lutaremos em terra, nos mares e nos ares até a morte do último inglês, mas jamais esta ilha se renderá”. Foi um estadista presente nos piores e nos bons momentos à frente de seu povo. Sem jamais desaminar.
Em compensação no outro lado do Canal da Mancha estava Hitler se sentindo um Deus e jogando farpas no mundo inteiro. Quando venceu a França, foi até Paris ouvir o barulho das botas do excercito alemão e literalmente dançou de alegria no Champs Elysées.
Quando Londres recebeu os primeiros bombardeios, Churchill pessoalmente junto com o povo inglês ia ajudar as vitimas e transmitir a confiança e solidariedades indispensáveis naqueles momentos terríveis de crise. Diante da gravidade do problema, não se escondeu. Ao contrário, juntou-se ao povo.
Enquanto o exercito alemão acumulava vitórias o Füher saltava (dançava) e se apresentava em público cantando vitória. Mas quando os canhões se voltaram contra a Alemanha, o valentão mandou construir um Banker (casa-mata) para esconder-se; isto é, acovardou-se e mostrou que apenas era um grande covarde e só queria do poder as vantagens. Faltou-lhe a coragem do guerreiro autêntico das horas difíceis.
Nosso presidente Lula depois da vaia se escondeu no Planalto. Agora imagine em uma Guerra? Ele também correu do coronel Chaves e do Evo Morales. A repetição também ocorre agora com a tragédia da TAM. É inconcebível que em um desastre da dimensão da TAM em São Paulo, o nosso chefão não tenha ido prestar solidariedade as famílias que foram vítimas das malandragens do governo, das companhias aéreas e da relação incestuosa das companhias com a Infraero.
Não precisa ser técnico em aviação para entender que um porta aviões como Congonhas não pode ser um aeroporto de distribuição. Bem, mas isto não é de interesse do governo, pois todos tem seus jatinhos particulares pousando em bases militares, por conta do povo. Ser político nesse país é conhecer o Céu na terra. E nós, o “zé povo” é relaxar e rezar.
Sinceramente parece até uma vingança da esquerda carnívora contra as elites. É uma pena que ainda não sabem que hoje o avião é tão popular quanto um ônibus. Mas elites sim, são eles mesmos do PT que tem avião da FAB e bases militares especiais para pouso e decolagem. Acho que o nosso presidente está precisando receber sim, é um “bolsa coragem”.


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Editado por Adriana às 7/23/2007 09:41:00 AM | 1 Comentários |

Nuncantes na história
www.sponholz.arq.br


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Editado por Adriana às 7/23/2007 09:38:00 AM | 1 Comentários |

Gatos para Todos Os Gostos
Por Fabiana Sanmartini

Gatos assim como cães têm uma infinidade de raças, com uma infinidade de temperamentos e particularidades que devem ser levadas em conta quando a opção é ter um bichano. Os persas, bonachões e preguiçosos por natureza, são como parte da decoração da casa. Miam bem pouco, só quando querem alguma coisa. Sempre preguiçosamente espalhados em algum canto do sofá.
O trabalho com eles fica por conta das escovações que precisam ser diárias diminuindo assim a quantidade de pelos que certamente serão encontrados pela casa. É preciso controlar de perto sua alimentação, são glutões e tendem a ficar obesos. São descendentes dos Angorás, uma corruptela de Ankará, capital da Turquia, que chegaram a Europa junto do explorador italiano Pietro della Valle, em meados do século XVI. Mas foi na Inglaterra que depois de diversos cruzamentos entre os exemplares mais peludos chegou-se ao persa de hoje. Seu focinho bem achatado pode causar alguns problemas de ordem respiratória. Já os Angorás possuem menos pelo, a concentração deles é no rabo, o focinho mais projetado e estão longe da preguiça costumeira do Persa. Miam moderadamente. São elegantes e ágeis. Dispensam as escovações diárias e a higienização pode ser feita com talco uma vez por semana.
A propósito, gatos tomam banho, morno é verdade e se acostumados desde bem novinhos. O ideal é que seja feito uma vez por mês, fora do inverno, nesta estação, talco e escovação em qualquer raça.
Os siameses estão no grupo dos pelados e tem uma variedade de cores enorme. São sem sobra de dúvidas os mais ágeis e bagunceiros natos. Possuem a cara triangular e as extremidades (patas, orelhas e rabo) coloridas. É uma das mais conhecidas raças com pedigree, e sua popularidade é do tamanho de sua esperteza. Miam como que para conversar e “falam” mais que muita gente.
Gatos exigem menos dos seus donos. Não são necessários passeios e parecem já terem nascido sabendo fazer suas necessidades na caixa de areia. Facilitando assim a vida de quem quer ter um bichinho e tem um dia corrido. Mas não se iludam a atenção é cobrada de forma bem clara. Podem destruir o que quiserem com suas garras afiadas. Até seu lindo pijama de seda azul, pode acreditar, enquanto montava o Centro de Estética do qual sou proprietária, em Maricá, meu preguiçoso Persa preto, Mi, precisou acostumar-se por mais ou menos 20 dias com a minha rara presença. Não o via quando chegava porque em sinal de protesto se escondia, como só os gatos sabem fazer. Como estava frio por aqui e as noites são bem úmidas, aproveitei para dormir com algum estilo. Tudo bem, dia seguinte a lida com os bichos da casa, água, comida e alguma brincadeira, rotina da manhã cumprida... Trabalho. Ao chegar à casa a noite meu lindo pijama tinha virado uma cortina de retalhos sobre a qual Mi dormia com a maior cara de contente. É cada um reclama como sabe mensagem entendida, ele agora trabalha comigo. Na próxima semana falarei sobre os gatos especiais, o maior, o mais pelado...
(*) O gato que ilustra o artigo atende pelo nome de Napoleão

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Editado por Giulio Sanmartini às 7/23/2007 08:54:00 AM | 0 Comentários |

Ainda Sobre o Acidente do Airbus da TAM
Por Giulio Sanmartini

Lembro uma vez que houve o desabamento com vítimas, de um edifício no Rio de Janeiro. Imediatamente partiu para o local uma unidade móvel de uma empresa televisa, afim de transmitir ao vivo o que acontecera e estava para acontecer. Era a única no local e o repórter estava desfrutando desse fato para espetacularizar as informações que lançava. Todavia essas era escassas e ninguém sabia nada para poder chegar qualquer conclusão que fosse.
Na beira da caçada vendo todo o movimento estava um senhor de meia idade com um aspecto bem humilde, o repórter em falta de algo melhor resolveu pedir sua opinião, dizia ter visto tudo desde o começo e so tinha conseguido se salvar pois estava no bar em frente tomado um cafezinho.
- O senhor mora aqui perto? – perguntou o repórter.
- Moro no prédio que caiu.
A resposta era meio descabida haja vista que o tal prédio era de classe média alta incompatível com o entrevistado, mas antes que o repórter falasse, ele explicou.
- Sou o porteiro desde que o prédio foi inaugurado, trabalhei na construção como ajudante de pedreiro.
- Então o senhor sabe tudo sobre esse prédio? – insistiu i repórter.
- Sei sim e sabia que um dia ia cair, eu até falei com o engenheiro que se fosse feito daquele jeito um dia o prédio ia cair, o engenheiro não quis me ouvir e olha aí no que deu.
Nesse ponto o repórter excitadíssimo, quase aos gritos anunciava aos ouvintes que esta era a opinião de quem sabia das coisas, o prédio tinha ruído porque fora mal construído, como acabara de informa seu José (esse era o nome do porteiro).
Com relação ao acidente com o Airbus da TAM, alguns repórteres estão usando as informações de muitos “Seus José”, para dar o rumo que mais lhes esteja interessando no momento, independente da validade. Decididamente isso não é jornalismo.
Existem até agora seis certezas sobre o fato (Veja n° 2018).
• O piloto do Airbus não cometeu imperícia, ao menos até o momento em que a aeronave tocou a pista do Aeroporto de Congonhas na tentativa de pousar. Tanto a velocidade de aproximação do solo quanto o ponto em que ele tocou a pista estavam corretos.
• É pouco provável que a velocidade anormal com que o Airbus seguiu depois de tocar o solo se deva a uma tentativa do piloto de arremeter (voltar a decolar). É mais provável que a alta velocidade fosse resultado de uma aquaplanagem ou de uma falha no sistema de freios.
• O desvio para a esquerda que o avião fez no fim da pista não foi uma tentativa de dar um cavalo-de-pau para frear a aeronave. A trajetória reconstituída pela reportagem permite concluir que não houve uma manobra brusca desse tipo, e sim um desvio gradual do eixo central da pista.
• Quaisquer que tenham sido as causas do acidente, é certo que o Airbus foi prejudicado pela ausência de uma área de escape na pista de Congonhas.
• O sistema de frenagem da aeronave não estava operando com 100% da sua capacidade, já que a companhia admite que o reverso da turbina direita estava desativado. Esse recurso, no entanto, não teria sido suficiente para parar o avião.
• O fato de a pista principal de Congonhas não ter grooving (sistema de ranhuras na pista que permite o escoamento da água em caso de chuva) pode ter influído de maneira decisiva no acidente.
Até que não cheguem as informações da caixa preta e as conclusões técnicas das perícias oficiais, tudo quer for afirmado é opinativo e deve ser avaliado com reservas. As informações novas devem ser vistas sobre esse ângulo, caso contrário corre-se o risco de dar notícias enganosas ou pior ainda, cometer injustiças.


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Editado por Giulio Sanmartini às 7/23/2007 04:50:00 AM | 0 Comentários |

A Vaia Vista de Uma Forma Diferente
Carlos Chagas, valendo-se de fina cultura e irnonia. faz um deliciosa analogia entre Diógenes de Sinope, Alexandre Magno e a vaia levada no Maracanã pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

DIÓGENES E LULA

Depois de vencer os gregos em Queronéia e antes de lançar-se à conquista da Ásia, Alexandre, o Grande, quis conhecer Diógenes, o homem mais sábio de Atenas, ex-banqueiro que morava num barril. Postando-se diante dele, o rei macedônio disse-lhe para pedir o que quisesse: tesouros, palácios e honrarias. Resposta do filósofo: "Majestade, não me tireis o que não me podeis dar."
A referência era para a luz do sol, pois Alexandre ficou entre ela e o grego que se aquecia. Guardadas as proporções, foi o que aconteceu com Lula diante da multidão, no Maracanã. Já irritada e massacrada, como expressão da classe média, a turma compareceu ao estádio para assistir a uma festa.
Era a luz do sol que todos desejavam. Quando o presidente começou a aparecer nos telões e, depois, tendo seu nome anunciado, 75 mil pessoas protestaram por lhes estar sendo retirado aquilo que não poderiam receber de Lula, ou seja, a alegria. Simples referências ao chefe do governo, e mais, à sua imagem, faziam os espectadores lembrar-se de agruras e dificuldades enfrentadas há muito.
Ignora-se o sucesso ou o malogro da expedição de Lula ao Império Persa, algo parecido com o sucesso final de sua administração. Mas, assim como Alexandre naqueles idos, o presidente retirou-se da presença de Diógenes, entristecido e sem ter conseguido deixar presente algum.
(*) ilustração: Diógenes por Gaetano Gandola (1790)


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Editado por Giulio Sanmartini às 7/23/2007 12:52:00 AM | 0 Comentários |

A Vaia da Elite...
...QUE FOI RESPONSÁVEL PELO





TERÇOL PROCTOLÓGICO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA


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Editado por Giulio Sanmartini às 7/23/2007 12:12:00 AM | 0 Comentários |

Ninguém Quer
Por Giulio Samartini

Como não podia deixar de ser o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, fez a pior escolha no pior momento para saber quem irá para o ministério da Defesa:
O vice-presidente José Alencar, que já passou pelo cargo sem dizer ao que viera, deixou bem claro que não tem preparo físico para voltar ao posto, mesmo que temporariamente.
O chanceler Celso Amorim nem quis pensar em trocar as nababescas mordomias do Palácio dos Arcos pela aridez da área militar. O que é uma sorte, pois trata-se de profissional fraco que deixa sua pasta ser comandada pelas sinistras figuras de seu secretário geral Samuel Pinheiro Guimarães edo assessor presidencial Marco Aurélio Garcia.
Ao ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim, a possibilidade o agradou, mas para o bem do Brasil foi vetada por sua mulher.
Jobim tem uma carreira cheia de máculas. Como deputado Constituinte, passado algum tempo, contou gabando-se, que inserira alguns artigos na Constituição sem que estes tenham sido votados em plenário. Além da imoralidade do fato, ele simplesmente tornou a Carta Magna inválida.
Depois como ministro do Supremo Tribuna Federal, isto é o representante do terceiro poder de uma república democrática, para obter um aumento abusivo no seu salário e de seus pares, que na época passaria de R$ 17,3 mil para R$ 21,5 mil (25%) valeu-se de todos os tipos de recursos, que foram de chicanas usadas por advogados de porta de xadrez, até juntar-se com duas “eminentes figuras”: o ladrão Severino Cavalcanti, então presidente da Câmara dos Deputados e do não menos ladrão Renan Calheiros, presidente do Senado.
A conclusão é simples, entende-se bem porque o ausente e desqualificado Waldir Pires continua no cargo: Ninguém que ser ministro da Defesa, é mico!




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Editado por Giulio Sanmartini às 7/23/2007 12:06:00 AM | 1 Comentários |

A Maionese Desandou de Vez
"Duas horas depois de ter saído de Miami, ontem, à 0h30 (horário de Brasília), com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, o comandante do vôo 995 da American Airlines informou aos seus 245 passageiros que iria fazer meia-volta e reconduzir a aeronave ao seu ponto de partida. A decisão foi tomada depois que o piloto americano tentou fazer contato com os controladores do espaço aéreo brasileiro, mas não obteve nenhuma resposta. “Ele disse aos passageiros que, em 30 anos de profissão, nunca tinha visto algo assim”.
O fato que levou a mais essa confusão no tráfego aéreo brasileiro foi simplesmente o seguinte: Por volta das 23 horas de sexta, numa inspeção de rotina, nos geradores do Cindacta-4, fato qure não comprometia o controle de tráfego. Porém, durante um procedimento de manutenção, houve um curto-circuito que prejudicou a alimentação das baterias do sistema, desse forma, o centro de controle aéreo de Manaus (Cindacta-4), que responde por 90% do tráfego entre Brasil, Estados Unidos e América Central, ficou às escuras durante três horas. O resultado prático foi devastador, obrigou aviões vindos do exterior a aterrissarem em outros países e provocou atrasos em 44,7% dos 1.282 vôos internos programados até as 18h30. Outros 11,2% foram cancelados.
Esse é o pias onde o ministro da Fazendo comemora o caos aéreo alegando que é um sinal de crescimento econômico, a ministra do Turismo mando os usuários doas aeroporto relaxarem gozarem e como se não bastasse indiretamente, mechando nesse caldo fétido tem que se aturar o cafajeste e abjeto assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.
E o presidente Luiz Inácio Lula da Silva onde está a estas todas? Bem, essee não faz nem diz nada, convalescente que está da seríssima retirada de um terçol... (G.S.)

Leia a matéria em O Estado de São Paulo










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