Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 8 de abril de 2011

João Jardim lança o filme "Amor?" em Salvador


Pré-estreia do filme em Salvador tem presença do diretor João Jardim e da atriz Silvia Lourenço
O filme "Amor?", novo longa-metragem de João Jardim (Foto 2: Divulgação) - codiretor de "Lixo Extraordinário", indicado ao Oscar de Melhor Documentário 2011 - terá pré-estreia em Salvador na sexta-feira, 15, às 21h, na Sala de Arte - Cinema do Museu, com a presença do cineasta e da atriz Silvia Lourenço. Espécie de híbrido entre documentário e ficção, "Amor?" é um filme, como bem define o diretor, "sobre eu você e todos nós". O filme estreia no circuito local no dia 22 de abril.

O tema, e foco, de "Amor?" são as relações amorosas que são pautadas pela violência, seja qual forma em que ela se apresenta. Entremeado por cenas poéticas de um mergulho no mar, um banho despretensioso, corpos que se procuram e se tocam, o filme traz relatos verdadeiros e surpreendentes quem já viveu relacionamentos em que a violência era parte de um cotidiano muitas vezes doentio e outras vezes foi a pedra de toque para o despertar de uma nova fase.

No entanto, devido à delicadeza do tema, em vez de revelar as identidades de seus entrevistados, "Amor?" traz atores e atrizes interpretando estes depoimentos. "São relatos muito sinceros de pessoas que viveram situações que envolvem ciúmes, culpa, paixão e poder. Até pensei em mostrar os verdadeiros personagens na tela, mas, além da privacidade de cada um, havia a privacidade do parceiro de quem falavam", conta Jardim. "Além disso, havia também questões legais. Poderíamos ou não expor estas pessoas à esta situação? Então, optei por convidar atores. Por isso, "Amor?" não é um documentário. Nem ficção. É impossível de classificá-lo".

Para viver estas pessoas, o diretor convidou um time tarimbado que ensaiou exaustivamente antes de gravar os trechos de depoimentos selecionados. A lista inclui nomes como Lilia Cabral, Eduardo Moscovis, Letícia Colin, Claudio Jaborandy, Silvia Lourenço, Fabiula Nascimento, Mariana Lima, Ângelo Antônio e Julia Lemmertz. Ao contrário do processo tradicional de pesquisa de personagem, os atores não pesquisaram sobre seus personagens. "Queria que suas atuações fossem o mais livre e despojadas de artifícios possíveis. Queria que os atores incorporassem a história como deles", explica o diretor.

Para o processo de pesquisa e seleção dos entrevistados, Jardim contou com o trabalho de Renée Castelo Branco. A fase de pesquisas, realizada em centros, organizações e delegacias, consumiu um ano de trabalho. Foram gravadas 50 entrevistas. Destas, oito foram selecionadas para serem interpretadas pelos atores.

"O mais irritante no amor é que se trata do tipo de crime que exige um cúmplice" (Charles Baudelaire).

FICHA TÉCNICA

"Amor?", direção: João Jardim

Sinopse: "Amor?" é uma mistura poética de documentário com ficção, um filme sobre relações amorosas que envolvem alguma forma de violência. Atrizes e atores interpretam o depoimento sincero de pessoas que viveram situações que envolvem ciúmes, culpa, paixão e poder. "Amor?" é uma produção da Copacabana Filmes e da Fogo Azul Filmes, em co-produção com a Labocine e o canal GNT, da Globosat - foi filmado em super 16mm e finalizado em 35mm. O filme tem o patrocínio do Instituto Avon, e chega ao circuito nacional em 15 de abril, depois de arrebatar o troféu de Melhor Filme, conferido pelo Júri Popular no Festival de Brasília em novembro passado.

Elenco em ordem de aparição: Lilia Cabral, Eduardo Moscovis, Letícia Colin, Claudio Jaborandy, Silvia Lourenço, Fabiula Nascimento, Mariana Lima, Ângelo Antônio e Julia Lemmertz. Direção, roteiro e produção: João Jardim. Coordenação de produção: Carla Camurati e Bianca Costa. Fotografia: Heloísa Passos. Pesquisa e colaboração roteiro: Renée Castelo Branco. Trilha sonora: Lenine. Montagem: Flávia Gonçalves e João Jardim. Som: Heron Alencar, Waldir Xavier, Tom Paul. Distribuição: Copacabana Filmes. "Amor?", ficção, cor, 35mm, 100 minutos, Rio de Janeiro, 2010, não recomendável para menores de 14 anos.

Mais informações e fotos em alta resolução no site http://www.amorofilme.com.br/

(Com informações da assessoria de imprensa local (Salvador): Davi Nogueira, de Selma Santos Produções e Eventos)

Nenhum comentário: